Materiais gratuitos

Como engajar sua comunidade com eventos em coworking

Quer saber como engajar sua comunidade com eventos em coworking? Separamos algumas vantagens para te convencer de vez em investir no seu espaço de eventos!

Tempo de leitura: 4 minutos

Faturamento e engajamento são duas ótimas desculpas para organizar eventos em coworking! 
A ideia de um espaço para organizar eventos e cursos é um grande atrativo. Tanto para os coworkers terem um lugar próprio para organizar eventos para seus clientes, quanto para a própria administração do coworking, que pode atrair novos coworkers e engajar a comunidade interna.

Porque ter um calendário de eventos no seu coworking?

Não vamos enganar ninguém dizendo que organizar eventos é fácil. Exige bastante planejamento, mas as vantagens que seu coworking irá tirar disso vale todo o esforço! Além do mais, com um pouco de planejamento, seus eventos não vão dar taaaanto trabalho assim. Vai que dá boa!
Organizar eventos em seu espaço aumenta as oportunidades de networking e colaboração entre os coworkers. Criando um senso maior de comunidade que consequentemente aumenta a fidelização de clientes e identidade com a sua marca.



Oferecer um espaço e o apoio na organização de eventos para que os próprios coworkers possam fazer workshops, palestras, cursos, etc… É um serviço a mais que ele pode usar para potencializar seu negócio.

Formatos de eventos

  • Só para coworkers: Eventos que fortalecem a comunidade interna, pode ser um café da manhã, um happy hour periódico. Tem como objetivo o espaço para networking, colaboração e espaço para novas ideias e sugestões ao próprio coworking.
  • Para novos clientes: Eventos como o Free Day Pass, um dia livre para que novas pessoas possam testar o espaço. É como uma “aula experimental dos coworkings”.
  • Para público em geral: Podem ser feitos pelos próprios coworkers que desejam utilizar o espaço para promover seu negócio ou em parcerias ao redor de temas que são pertinentes para a sua comunidade. Um dia para falar sobre como fazer a transição de uma carreira para criar seu próprio negócio, ou uma roda de discussão para mães empreendedoras. 
  • Eventos mensais ou anuaisQue tal criar um evento mensal ou anual pelo qual a marca do seu coworking seja reconhecida por um público maior? Talvez patrocinar um final de semana para startups, um festival de músicos locais ou algo que envolva alguma causa social?
  • CursosEsse é algo muito bacana e com tendência de expansão! Seu coworking pode ser um ótimo espaço para cursos com menor duração. Converse com seus coworkers para analisar a oportunidade de explorar cursos relacionados a sua área de atuação.

Vamos começar a preparar seus eventos no coworking?

Lembre que mesmo que as pessoas digam que uma das grandes necessidades que as fazem participar de espaços de coworking seja a de fazer networking, não é todo mundo que nasce sabendo como fazer isso e também não ensinam nas escolas né? Como founder de um coworking, você precisa ser proativo para fazer as pessoas se conectarem.
Para criar seus eventos em coworking, comece com um brainstorming de temas, definia periodicidade e datas.
Se seu sistema de gestão de coworking já tem uma integração com um calendário, fica mais fácil organizar quando os espaços para eventos estarão ocupados.
Ainda não atualizou seu coworking para utilizar um sistema de gestão integrado? Não fique pra trás, vai facilitar muito sua vida! Uma opção é o Cora.Help !Que além de te ajudar em toda a gestão do seu coworking ainda tem uma integração maravilhosa com a JUNO, que te ajuda na hora de cobrar a galera, seja em boleto ou cartão de crédito.

Pense na sua estrutura

A oferta desse serviço no seu espaço de coworking exige uma avaliação prévia do tipo de estrutura será oferecida nesses eventos. Pode ser legal procurar serviços parceiros de coffee break, bar e aluguel de equipamentos áudio visual.
Talvez seja necessário ter alguém dentro do coworking responsável somente pelo gerenciamento de eventos. Sabe aquela pessoa responsável por criar eventos tão legais que ninguém fique criando desculpinhas de última hora para não ir? É algo que exige talento e planejamento!

Divulgação

Uma boa comunicação é chave para o sucesso dos seus eventos! Divulgação interna para animar a galera e externa para que as pessoas saibam que eles existam.
O Facebook já mostra para as pessoas sobre eventos acontecendo perto delas e com interesses relacionados. Esteja sempre atualizado! Também é possível pagar um pouco para impulsionar esses eventos!
Em eventos que as pessoas precisam pagar ingresso para participar, tem como oferecer a opção de pagamento para elas por cartão de crédito ou boleto bancário, como já comentamos ali em cima, usando a plataforma de emissão de cobranças da JUNO 😉 Conheça mais como funciona clicando aqui.

Prospecção de clientes

Os dados coletados na hora das inscrições podem ser usados para prospectar novos clientes. Seja por anúncios nas redes sociais ou email marketing.
Os eventos em coworking são uma oportunidade de novas pessoas conhecerem seu espaço e até tirar dúvidas pessoalmente.
Lembre sempre de acompanhar as listas de inscrições, elas só são úteis se você souber usar.

Calcule os custos e retorno

Hora de saber quanto os eventos irão impactar no seu caixa para entender a viabilidade e lucratividade do serviço. Para eventos em coworking em que são cobrados ingressos ou aluguel é mais fácil calcular o retorno.
Já para eventos internos onde provavelmente não será cobrado ingressos ou aluguel, o retorno é mais intangível. Já que é relacionado a satisfação e fidelidade dos seus clientes. Separe um orçamento anual e mensal para esse tipo de iniciativa.

Leia também: Você sabe quanto seu coworking precisa faturar?

Acompanhe as métricas de novos clientes que foram atraídos pelos eventos.  Quantos viram novos clientes? Quantos voltam para participar de outros eventos?
Enfim… Eventos em coworking pode ser a solução de dois grandes problemas que esses espaços enfrentam, que é criar conexão entre as pessoas e conseguir novos clientes. Faça experimentos de eventos com a sua comunidade para testar o que mais funciona e esteja sempre aberto a sugestões.

Quando seus eventos estiverem bombando não esquece de chamar a gente pra participar!