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Estratégias para que o seu provedor de internet continue crescendo

O mercado de provedores de internet é um dos que mais cresce no Brasil. Para que seu provedor continue crescendo e se destacando no mercado, separamos algumas dicas estratégicas para você aplicar no seu negócio, vem conferir! ?

provedor de internet
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Com a alta demanda de inclusão digital em cidades pequenas e regiões onde as grandes operadoras não atuam, a expansão do setor de provedores regionais é cada vez mais eminente.

De acordo com os dados da Abrint, a expectativa de crescimento para provedores de internet locais é de 20% a 30% em 2020, alcançando cada vez mais uma fatia significativa do mercado.

Para ajudar você a manter o crescimento saudável do seu provedor de internet e se destacar em meio à concorrência do mercado, separamos algumas estratégias essenciais a serem aplicadas no seu negócio.

Estruture a gestão financeira

Uma boa gestão financeira é o segredo para o sucesso de qualquer negócio. Manter as finanças alinhadas, especificar custos fixos e variáveis e acompanhar diariamente os resultados financeiros são alguns dos pontos principais para gerir corretamente sua empresa.

Você pode contar com planilhas para organizar os dados, criar pastas no Drive para separar os documentos, programar avisos na agenda para não esquecer de pagar nenhuma conta e contar com sistemas de gestão para automatizar relatórios e extratos.

Outra questão que deve ser considerada é a inadimplência. A má gestão dos clientes inadimplentes pode levar um negócio à falência, portanto é necessário um acompanhamento periódico e estratégico para diminuir esse índice no seu provedor de internet. 

Ofereça boas condições de pagamento

É importante ter em mente que um provedor de internet atende pessoas de várias realidades diferentes. Por isso, é legal oferecer formas de pagamento acessíveis para todos, como boleto, cartão de crédito, transferência bancária e afins. 

Quanto mais formas de pagamento você ofertar, mais chances de conquistar novos clientes.

Tenha uma equipe focada no cliente

Um atendimento humanizado é a base para uma relação sólida e duradoura com seus clientes, em todas as etapas do relacionamento com ele. 

Independente do tamanho da sua equipe, manter o time à disposição para entender a necessidade do cliente e oferecer a melhor solução, tirar dúvidas, ajudar no que for necessário e oferecer um atendimento próximo e empático faz toda a diferença na aquisição e retenção dos clientes.

Leia também: Entenda a força dos provedores de internet regionais no ecossistema tecnológico do Brasil

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Invista em tecnologia e infraestrutura

Ficar de olho nos lançamentos no mercado e no que a concorrência tem oferecido como diferencial em questões tecnológicas é indispensável para ter uma estrutura forte de telecomunicações.

Em termos de investimento, podemos entender como é importante a gestão financeira que mencionamos acima, visando entender qual o capital disponível para investir e qual o retorno esperado por este investimento.

Pensar em melhorar a distribuição de sinal, trabalhar com fibra ótica, oferecer novos serviços como streaming ou similares são maneiras eficientes de investir em tecnologia e mostrar o diferencial competitivo do seu provedor de internet.

Também é necessário avaliar a viabilidade técnica do serviço ofertado pelo seu ISP, fazendo com que ele se torne cada vez mais escalável. Ao planejar expandir seu negócio, é preciso garantir que existe a capacidade de infraestrutura para tal expansão.

Alinhe estratégias de marketing e vendas

A área de marketing precisa andar de mãos dadas com a equipe de vendas, planejando ações e campanhas destinadas à conversão e retenção de clientes.

Ao desenhar uma estratégia de negócio, é preciso analisar alguns pontos bem importantes, como forma de execução, prazo, métricas, público-alvo e objetivo central da ação.

Estruturando dessa forma, temos dois cenários: a equipe de marketing focada em gerar leads e a equipe comercial orientada a converter leads em clientes ativos. 

Para isso, também é essencial definir a gestão financeira, para entender os gargalos para oferecer descontos e condições mais atrativas, e possibilidades de investimento em marketing digital ou tradicional.

Conte com uma solução financeira

Para centralizar as finanças do seu provedor de internet, ter acesso a relatórios e extratos diários e oferecer as melhores condições de pagamento para seus clientes, você pode contar com uma solução digital para automatizar os processos da sua empresa. 

A Juno é uma solução financeira que possibilita o acompanhamento de clientes inadimplentes, emissão de cobranças por boleto bancário e cartão de crédito de forma descomplicada, acesso a relatórios para observar a saúde financeira do seu provedor de internet e muito mais.

Curtiu nossas dicas? Tem alguma estratégia certeira que utiliza para expandir seu provedor de internet? Conta pra gente nos comentários! ?