E-commerce ERPs PMEs

Estratégias de venda para negócios B2B

Ter uma estratégia de venda B2B é fundamental para quem vende para empresas. Confira as dicas que a gente separou para você!

Estrategias-de-venda-para-negocios-B2B
Tempo de leitura: 3 minutos

As estratégias de venda para negócios B2B são completamente diferentes das aplicadas nas vendas para o consumidor final. Além da mudança da tomada de decisão, que envolve muito mais pessoas do que as vendas B2C, é preciso estar atento à linguagem, ao tempo, negociação de preço e como oferecer o produto que seu cliente precisa. 

Para ajudar a tornar suas vendas B2B mais eficazes e traçar uma estratégia inteligente pro seu negócio, confira as dicas que a gente separou para você!

Saiba o valor do seu produto

Definir o valor do seu produto é o primeiro passo para o sucesso da venda. Quando falamos em valor, falamos no quanto o produto agrega para o comprador e quais são os benefícios que ele oferece para seu cliente.

Sabendo qual o valor agregado ao seu produto, você consegue encontrar uma precificação coerente para ele, oferecendo melhores condições de pagamento e valorizando a sua solução.

Tenha um planejamento de vendas

Um planejamento de vendas é essencial em qualquer modelo de negócio, mas quando falamos de estratégias de venda para negócios B2B, ele precisa ser mais desenvolvido e objetivo. Isso porque vender para empresas inclui diagnosticar o que o cliente precisa e pesquisar uma solução que se encaixe na realidade da organização. 

Além disso, é importante ter em mente que o business to business é uma venda racional e o tempo de negociação é maior. Portanto, tome cuidado para não se perder no meio da venda e saber em qual momento acelerar ou pausar a negociação. 

Invista em campanhas de marketing

Entender qual é o público-alvo e pensar em estratégias para conquistá-lo é fundamental para qualquer tipo de empresa. Quando falamos de vendas B2B, esse desafio é ainda maior, já que um cliente comprar em nome da empresa é uma grande responsabilidade. 

Antes de criar conteúdo para atrair clientes, você precisa ter em mente que existem várias pessoas envolvidas em uma compra B2B: quem aponta a necessidade de compra, quem decide a compra, quem efetua a compra e quem vai usufruir do produto comprado. Por isso, pense em conteúdos focados em cada um dos envolvidos na compra.

Para ajudar você com estratégias de marketing B2B, a gente separou algumas dicas, se liga:

estrategias-de-venda-b2b

Implemente um sistema de gestão

Ferramentas de gestão são grandes aliadas do processo de vendas B2B. Um sistema eficiente permite o acompanhamento de todas as etapas da venda, além de controlar a entrada e saída de mercadorias e auxiliar o setor financeiro e fiscal.

Existem vários sistemas de gestão focados no mercado B2B, como o Hubspot, que ajuda você a organizar o seu funil de vendas de forma prática, acelerando as vendas e a produtividade do seu negócio.

Leia também: O que é um sistema de gestão e no que ele pode ajudar sua empresa

Fidelize seu cliente

As relações B2B costumam ser duradouras e, para garantir a fidelidade do seu cliente, invista em um pós-vendas de qualidade. Acompanhe a implementação do seu produto na empresa e esteja a disposição para tirar dúvidas e auxiliar no processo. 

Mantendo uma relação de parceria com o seu cliente e demonstrando proatividade em solucionar os problemas da empresa, você pode criar uma relação com novas empresas e gerar mais demanda para o seu negócio. 

Dica extra: aumente suas vendas oferecendo melhores condições de pagamento com a Juno!

A Juno é uma plataforma completa, onde você pode emitir cobranças por boleto e cartão de crédito, gerar carnês e parcelar suas vendas, além de utilizar o seu saldo da conta Juno para pagar contas direto na plataforma.

Tendo várias opções de pagamento, como boleto e cartão de crédito, você agiliza suas vendas e oferece ao cliente uma negociação com condições de pagamento mais interessantes. Conheça a Juno!