Meu negócio

Estratégias de crescimento saudável para sua empresa de segurança

As empresas de segurança têm ganhado cada vez mais destaque no mercado nacional. Saiba como fazer uma boa estratégia de crescimento!

Empresas de segurança saiba como manter a saúde financeira
Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado empresas de segurança no Brasil tem se mostrado cada vez mais expansivo e, consequentemente, competitivo. Dados da Fenavist (Federação Nacional de Segurança e Transporte de Valores) mostram que, em 2018, existem mais de 700 mil trabalhadores formalizados apenas no segmento de segurança privada e vigilância

O número expressivo é apenas para dar um gostinho do potencial que esse mercado oferece. Isso identifica o setor como um dos principais empregadores do Brasil atualmente. A expectativa do mercado de segurança para 2020, de acordo com a Fenavist, é ter uma expansão de  pelo menos 10% em termos de faturamento. 

O percentual pode parecer pouco expressivo quando pensamos na quantidade de funcionários formalizados em segurança privada, mas não se engane: o mercado de segurança é dividido em vários segmentos.

Conheça os tipos de empresas de segurança

Segurança pública

Embora a segurança pública seja um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos, ela movimenta e muito o mercado de segurança no Brasil. Em 2019, o segmento representou 1,34% do PIB (Produto Interno Bruto.

Segurança privada

O conceito de segurança privada diz respeito aos tipos de segurança, tanto armada quanto desarmada, que têm como objetivo principal garantir a integridade física de pessoas e patrimônios. Suas ramificações são:

  • Segurança pessoal;
  • Segurança e vigilância patrimonial; 
  • Segurança para eventos. 

Segurança digital

Empresas de segurança digital, em sua maioria, oferecem sistemas de vigilância eletrônica, como câmeras, alarmes e tecnologias que fazer parte da segurança privada. Esse segmento apresentou um crescimento de 10% no ano de 2019 em relação ao ano anterior.

Cibersegurança

É o modelo de segurança que utiliza um conjunto de tecnologias que visam proteger usuários online. Esse segmento do mercado de segurança apresenta constante crescimento e adaptações de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

Agora que já citamos os tipo de empresas de segurança, vamos contar algumas estratégias para manter um crescimento financeiro saudável para negócios desse segmento. 

Leia também: É seguro usar a plataforma da Juno?

Empresas de segurança

Estratégias para manter a saúde financeira da sua empresa de segurança

Gestão de clientes e cobranças


Mantenha sua carteira de clientes e cobranças sempre atualizada. Dessa forma fica mais fácil visualizar quem está inadimplente.

Formas de pagamento


Ofereça mais de uma opção de pagamento para os seus clientes, como boleto bancário, cartão de crédito, carnê, entre outras. Assim, você facilita a vida do seu cliente e aumenta as chances de receber. Outra solução que pode facilitar os pagamentos, é disponibilizar um link de pagamento, que você pode enviar via WhatsApp, e-mail ou qualquer outra rede social. Simples assim 😉 

Relatórios e extratos

Aposte em ferramentas e plataformas que disponibilizem relatórios e extratos completos da situação financeira do seu negócio. Isso ajuda e muito na hora de entender como anda o seu fluxo de caixa. 

Para um mercado em constante expansão e tão competitivo como o da segurança, é fundamental que garantir que a saúde financeira do seu negócio esteja sempre em dia.