Materiais gratuitos

Estou preparado para abrir um escritório contábil?

Preparado para abrir um escritório contábil? Confira a checklist e tudo o que você precisa para isso.

Estou_preparado_para_abrir_um_escritorio_contabil
Tempo de leitura: 3 minutos

Está com a ideia de abrir um escritório contábil ou trabalhar como autônomo? Qual a melhor decisão de carreira?

Você está preparado para abrir um escritório contábil? Primeiro passo: Verificar se você e sua equipe possuem todas as qualidade técnicas necessárias para operar no mercado, caso contrário pode ser que valha a pena gastar um tempo a mais com especializações ou trabalhando para outra empresa.
Lembrando que mesmo que você tenha todas as qualidade técnicas, investir em melhorias é sempre crucial para manter a competitividade no mercado. A especialização dos seus serviços é o que vai te permitir aumentar seu ticket médio por cliente.

Começar como contador autônomo pode ser um bom degrau para depois investir no seu escritório próprio.

Como a atividade de contador não está mais incluída nas atividades MEI, uma alternativa é tirar um RPA para os seus serviços. Confira mais detalhes nesse nosso texto: Sou autônomo. O que o RPA pode fazer por mim?

Comece seu escritório de contabilidade com poucos custos. O mínimo necessário.

Escritório lindo, com ar condicionado, decoração nova, os sistemas mais moderno do mercado, mas quase nenhum cliente. Endividar o caixa do seu negócio já no começo pode te afastar do sucesso. É uma cilada, Bino!


Comece com o mínimo necessário para fazer um bom trabalho e comece a escalar seus investimentos de acordo com a quantidade de novos clientes que te contratam.
Um escritório físico é um investimento bem alto no começo, mas hoje é muito fácil trabalhar em alternativas como home office ou coworking. O atendimento aos clientes podem ser feitos na empresa dele ou até mesmo em cafés, porque não? Não e nem um pouco anti profissional. O que vai determinar o profissionalismo é como você lida com os processos diários do seu escritório e da sua comunicação com os clientes.

Um contador não pode esquecer da burocracia!

Nessa um contador não pode falhar, né? Não vale dizer “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.”
Hora de decidir se seu trabalho será autônomo ou se vai abrir uma empresa e executar os processos legais para começar a trabalhar. Vamos educar pelo exemplo, não é mesmo?

Rotinas internas de um escritório de contabilidade

Escritórios de contabilidade lidam com muita documentação e informações importantes de seus clientes, por isso procure desenvolver boas práticas já de começo, para evitar dores de cabeça na organização.
Para ajudar nessas rotinas na hora de abrir um escritório contábil, podem ser adotados sistemas de gestão ERP financeiros e o armazenamento de dados em nuvem. Que está bem alinhado com as tendências do mercado contábil.

Marketing e vendas para serviços contábeis

O início de qualquer negócio exige um esforço maior na parte de marketing e vendas para conseguir novos clientes. Afinal ninguém te conhece ainda né? Como vão saber que podem confiar o negócio deles a você?
Preste atenção em algumas coisas:

  • Construir autoridade e confiança
  • Overdeliver (Entregue mais do que o esperado). Principalmente para os primeiros clientes, para que eles sejam seus defensores e te indiquem para mais empresas.
  • Cuidado para não se desvalorizar muito na procura pelos primeiros clientes. Se for cobrar um pouco menos deixe claro que é porque você está começando, não deixe o cliente achar que é reflexo de um serviço ruim ou que vai ficar assim pra sempre.

Como cobrar seus clientes?

Não deixe que as cobranças se tornem uma parte ruim do seu relacionamento com seus clientes. Utilize a plataforma de cobranças do Boleto Fácil!
Permita que seus clientes possam escolher entre pagar por boleto ou cartão de crédito, e automatize suas cobranças recorrentes! Conheça nossas soluções clicando aqui!

Dica final: Receita do sucesso!

Bem que a gente queria ter uma receita mágica do sucesso para abrir um escritório contábil, mas uma que com certeza vai ter ajudar a chegar lá é essa:
Conhecimento técnico de qualidade + Processos para atrair e adquirir clientes todos os dias + Tecnologia para automatizar processos e facilitar a vida do seu escritório.
Assim sua escalada será bem mais fácil!
E agora? Preparado?!
Continue acompanhando nosso Blog que logo tem mais conteúdo para o mercado de contabilidade 😉