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Como escolas de dança podem fidelizar alunos e diminuir a inadimplência

Saiba como fidelizar alunos para escolas de dança e diminuir a inadimplência com o uso de cobranças recorrentes com a Juno.

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No mercado competitivo das escolas de dança não é o suficiente saber as técnicas e ter bons professores, sua escola precisa fidelizar os alunos e estar sempre buscando novos interessados para manter o caixa no positivo e com espaço para investimentos no crescimento do seu negócio.  

Separamos algumas dicas simples, mas muito eficientes, para te ajudar nessa tarefa:

Procure o feedback de seus alunos

A rotatividade de alunos em escolas de dança costuma ser alta e, por falta de tempo ou organização, a administração da escola acaba nunca sabendo os reais motivos por trás da mudança ou desistência. 

Saber as razões dos alunos para desistir, ou mesmo para permanecer na sua escola, e entender esses números de comportamento é crucial para tomar decisões de marketing. Só com essas informações que você poderá criar estratégias de fidelização mais assertivas e investir em melhorias nos seus serviços.  

Invista em propaganda para ser conhecido e reconhecido 

Para que sua escola de dança seja conhecida por potenciais novos alunos, você precisa colocar sua mensagem e marca em lugares que chame a atenção deles e, para fidelizar, você precisa ser reconhecido pelos seus alunos como uma escola de dança que entrega mais valor do que foi oferecido de início, fazendo com que eles se tornem embaixadores da sua marca para outras pessoas.

O investimento em marketing digital costuma ser o mais acessível para negócios menores, mas preste atenção a todos os pontos de contato com o seu público alvo. A fachada da escola, que chama atenção dos passantes, panfletos e divulgação pelo bairro são pontos de contato importantes.

Pense também em benefícios que pesam na hora de seu aluno decidir entre uma escola de dança e outra, como opção de estacionamento próprio, vestiário com chuveiro ou localização. Destaque esses benefícios na sua propaganda.

Leia também: Seu site tem tudo que precisa para vender mais?

Ofereça mais métodos de pagamento e programe cobranças recorrentes 

Cada pessoa controla suas finanças pessoais de uma maneira, alguns preferem só usar cartão de crédito, outros preferem débito ou boleto. A falta de opções de pagamento pode ser impedimento para alguns alunos. 

Uma solução é optar por uma intermediadora de pagamentos, como a JUNO, que permite que pequenas empresas consigam emitir cobranças (por boleto e cartão de crédito) sem precisar lidar com bancos, ter carteira de cobrança ou fazer os processamento dos arquivos de remessa e retorno, o que toma muito tempo do departamento financeiro das empresas, isso tudo é automatizado pela plataforma. 

Na plataforma da JUNO, além de gerenciar os pagamentos, é possível programar cobranças recorrentes. 

O formato de recorrência é ótimo para escolas de dança que tem alunos usando seus serviços por meses seguidos, mas pode trazer problemas no gerenciamento financeiro quando acontece algum cancelamento ou mudança de plano. Esse é outro ponto de vantagem em usar a JUNO em vez de um banco para emitir suas cobranças: você não tem taxa de cancelamento, emissão, mensalidade ou manutenção, só paga quando recebe seu dinheiro.

Vem conhecer mais sobre as taxas e serviços da JUNO. 

Considere diferentes produtos mesmo com o mesmo serviço

Assumo que o serviço principal da sua escola de dança sejam as aulas, certo?

Pense em oferecer esse mesmo serviço para seus alunos em diferentes formatos:

  • Mensalidade: programada como cobrança recorrente no cartão de crédito ou boleto.
  • Pacotes: uma quantidade X de aulas que pode ser vendida separadamente. Pode ser interessante para aqueles alunos que querem frequentar mais de uma modalidade de dança sem precisar ficar preso ao mesmo horário, assim ele tem uma escolha mais flexível das aulas.
  • Aula individual: existem aqueles alunos esporádicos que não têm tanta dedicação à dança mas gostam de ter a opção de frequentar esporadicamente, tenha essa opção para oferecer.
  • Aulas por aplicativos de academias e entretenimento: está em alta o uso de aplicativos de atividade física que cobram uma mensalidade e dão acesso a várias academias e escolas, repassando um valor por cada aula para a escola. Considere as taxas de aplicativos, como o Gympass e Keiken, para analisar se é viável na sua escola.
  • Cartão presente: ofereça esse tipo de serviço para que seus alunos possam dar um presente diferente para alguém e quem sabe trazer um novo aluno.

Como diminuir a inadimplência nas escolas de dança

Diminua a inadimplência com os lembretes automáticos!

Outro benefício de usar uma plataforma de intermediadora de pagamentos é que você também pode adicionar juros e multa para cobranças em atraso, oferecer desconto para quem paga adiantado.

A JUNO também envia lembretes de vencimento automático para seus alunos, já que uma das grandes causas da inadimplência é o esquecimento. Ter uma política de pagamento antecipado, para que o aluno pague antes e o uso seja feito no mês subsequente, também te dá tempo para negociar com possíveis atrasados.