Tecnologia

Entenda porque a tecnologia da Juno é segura

Em junho de 2020, a Juno passou a ser uma empresa certificada em PCI DSS, uma das certificações de segurança mais importantes do mundo. Saiba o que isso significa e entenda porque a tecnologia da Juno é segura!

Segurança imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Segurança da Informação é assunto sério aqui na Juno! Desde de maio de 2020, passamos a ser uma empresa certificada em PCI DSS, uma das principais certificações de segurança do mundo. 

Também conhecido como PCI Compliance, o PCI DSS é uma certificação é necessária para empresas que processam, armazenam e transmitem dados de cartões pela internet, e é exigida justamente para garantir a segurança desses dados. 

Esse marco na história da Juno levou aproximadamente um ano para ser conquistado, e foi possível a partir de uma série de treinamentos e também do respeito das normas e políticas por parte da nossa equipe, com foco em Segurança da Informação. “Nossa área tem um viés mais cultural, não somente tecnológico, ou seja, na Juno nós somos focados no treinamento das pessoas, temos os controles tecnológicos necessários, mas apostamos na conscientização.”, explica Adriano Pereira, Coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura Cloud da Juno.

Para que a empresa receba a PCI Compliance e possa atuar com pagamentos online, é necessário cumprir algumas condições básicas de segurança. Acertificação enumera doze requisitos, que estão distribuídos dentro de seis grandes objetivos: 

  • Manter uma rede segura para o processamento das transações; 
  • Proteger as informações dos titulares de cartão; 
  • Proteger o sistema contra hackers; 
  • Controlar o acesso por meio de fortes medidas de proteção e monitorar e testar as redes frequentemente; 
  • Implementar uma política de segurança. 

Leia também: 4 razões para se pensar em PCI Compliance

A constante atualização das políticas de segurança e a prática de treinamentos dos colaboradores são os principais fatores para manter a certificação ativa. “A partir do momento em que recebemos nosso certificado, ele é válido por um ano, ou seja, temos de estar sempre atualizando nossos controles para garantir a nossa segurança e também a segurança dos dados dos nossos clientes”, explica Adriano.

Contar com a tão almejada segurança em meios de pagamento online vai muito além de um sistema antifraude ou ferramenta de validação de cadastros. “Essa certificação comprova todo o comprometimento da Juno com a Segurança das Informações financeiras dos nossos clientes, certifica que nossos controles de Segurança da Informação são maduros e aptos a garantir o sigilo e o correto tratamento dos dados de nossos clientes”, conclui o Coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura Cloud da Juno.

Segurança imagem descritiva

Saiba como a Juno garante a segurança das transações

Meu dinheiro está seguro? Essa é uma pergunta muito importante e aqui na Juno nosso compromisso é garantir que todas as transações sejam seguras. Por isso, contamos com uma equipe de Risco e Compliance. Esse time trabalha para que tanto os nossos clientes, quanto os clientes dos nossos clientes possam realizar transações bancárias de forma segura.

Como garantimos a segurança da nossa plataforma de cobranças?

Para ser seguro, tudo começa no momento do cadastro e da emissão das primeiras cobranças. Os documentos que solicitamos ao final do seu cadastro  são importantes entendermos o melhor perfil do seu negócio. Na Juno, é possível emitir cobranças com CPF ou CNPJ e isso altera um pouco a relação dos documentos que pedimos no momento do cadastro, confira:

  • CPF: documento pessoal com foto frente e verso, e selfie segurando esse documento com o lado da foto virado para frente;
  • CNPJ: documento pessoal de um dos sócios da empresa com foto frente e verso, e selfie segurando esse documento;
  • Associação: doc frente e verso e selfie de um dos colegas seguintes: presidente, vice presidente ou diretor financeiro.

No caso de cadastro com CNPJ, além do documento frente e verso e selfie, também é preciso enviar o documento da empresa devidamente assinado e reconhecido:

  • MEI: Certificado MEI (pode ser na versão eletrônica);
  • ME: Requerimento de Empresário;
  • EIRELI: Contrato Social de Empresa Única;
  • LTDA: Contrato Social;
  • ASSOCIAÇÃO: Estatuto Social e Ata de Eleição atualizada.

Por que os documentos adicionais podem ser pedidos depois?

É possível que a nossa equipe peça documentos complementares no decorrer das transações na sua sua Conta Juno para conferir se um pagamento é seguro. 

Preferimos pedir os documentos e informações apenas quando necessário, para não atrapalhar a usabilidade. Isso é possível por conta da nossa etapa de cadastro ser muito completa, o que permite que a nossa equipe de Risco e Compliance já conheça muito bem o perfil de negócio dos nossos clientes.

Em alguns casos, no entanto, precisamos entender um pouco mais a respeito do negócio, para garantir a real segurança da transação.

Mesmo após o cadastro, nossa equipe continua de olho, avaliando todas as transações em nossa plataforma, verificando se elas estão sendo realizadas de forma correta, auxiliando você da melhor maneira possível.

Caso aconteça uma verificação com você, entenda que o nosso contato é para a sua segurança. Ao confirmar que é a sua empresa emitindo cobranças, evitamos que um terceiro esteja usando a plataforma sem o seu consentimento, por exemplo.

Habilite o Token Juno e deixe a sua conta ainda mais segura

O Token Juno é um dispositivo de segurança criado para evitar que outras pessoas façam movimentações na sua conta sem a sua autorização. Saiba como habilitá-lo nesse passo a passo completo

Leia também: Como garantir a segurança dos dados financeiros dos seus clientes

Hábitos que ajudam a manter a segurança

1 – Mantenha seu cadastro sempre atualizado

Mudou de endereço, telefone ou e-mail? Lembre-se de atualizar seus dados na sua Conta Juno para que a gente tenha sempre um contato direto com você. Ao enviar os documentos, verifique se estão nítidos e coloridos. 😉

2 – Preencha as informações corretamente

Na hora de emitir um boleto, procure preencher todos os dados que a nossa plataforma sugere. Coloque os nomes completos, telefones (dos seus clientes), CPFs e CNPJs válidos, e-mail do cliente e descrição do serviço ou produto referente à cobrança. Dessa maneira, não haverá problemas com a sua transação..

3- Anexe documentos que comprovem a veracidade da fatura

Outra maneira de garantir a segurança é anexar a NF do produto ou contrato de serviço no boleto. Com a ajuda desse documento oficial, conseguimos comprovar que está tudo certo com a sua cobrança!

Se mesmo com esses cuidados a nossa equipe ainda entrar em contato, lembre-se que fazemos isso pela segurança. Como lidamos com dinheiro, precisamos seguir algumas normas estabelecidas para proteger tanto você quanto seus clientes.

No total, já fomos responsáveis pela emissão de mais de um milhão de faturas e verificamos mais de três mil transações por mês. Todas elas na mais perfeita segurança.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟