Entenda o papel do Pix nos negócios fitness

Foto de Tecnofit
Por Tecnofit
7 min de leitura
16/12/2020

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, chegou para mudar a velocidade e disponibilidade com que os meios de pagamento acontecem no Brasil. E isso reflete negócios nas mais variadas áreas de atuação, como é o segmento fitness. Saiba mais!

O Pix foi anunciado em fevereiro de 2020, pelo Banco Central. Desde então, muito se tem falado sobre esse novo método de pagamento. No entanto, após o seu lançamento, em novembro de 2020, esse assunto reverberou mais ainda. O motivo é simples: o Pix é extremamente prático e útil para o momento atual do Brasil.

Mas se engana quem pensa que ele irá beneficiar apenas o consumidor final. Negócios, empresas e gestores também serão beneficiados com o Pix. No conteúdo de hoje, iremos falar dos benefícios que o Pix traz para as empresas e, principalmente, como ele pode impulsionar os negócios fitness. Acompanhe!

Pix imagem descritiva

O Pix nos negócios fitness

Mais do que saber o que é Pix, você precisa entender como ele pode ser útil para o seu negócio. De fato, ele traz grandes benefícios para o consumidor final, o maior deles é a facilidade em realizar um pagamento ou transferência. Mas ele também traz uma série de vantagens para negócios, inclusive os fitness.

Muitos gestores olham para os assuntos relacionados a Pix e pensam que isso é algo distante ou que não irá gerar bons frutos para academias, boxes e studios. Mas é aí que eles se enganam, pois o Pix trará muitos benefícios para espaços fitness. Entenda o que muda com o Pix na sua empresa:

Economia

Atualmente, quando uma empresa precisa gerar meios para receber pagamentos, ela paga taxas por isso. Por exemplo:

Boleto bancário – É pago um valor por boleto compensado. Ou seja, sempre que um boleto é pago, a empresa não tem acesso ao valor integral do pagamento, pois uma parte é referente ao valor da compensação.

Cartões de crédito/débito – Empresas que fornecem maquininhas, mesmo que não sejam físicas, cobram taxas por transação. Seja débito ou crédito, sempre há uma taxa envolvida.

O Pix, logo de cara, já elimina esses dois problemas. Supondo que seu espaço fitness tenha alguns serviços ou produtos com valores fixos, como avaliação física, por exemplo. Você pode gerar um QR Code estático e colar em seu ponto de vendas. Sempre que um aluno for pagar por essa avaliação física, ele pode fazer isso pelo QR Code e você paga uma taxa muito menor do que as praticadas por outros meios de pagamento existentes no mercado atualmente.

Ou seja, é economia para o seu negócio fitness! Pode até parecer pouco, mas multiplique as taxas de cartões e o valor por boleto compensado pelo número de alunos que a sua academia, box ou studio possui. Ao final do mês, é uma baita economia!

Agilidade

Além da economia citada acima, o Pix irá trazer agilidade para os negócios! Quando falamos de agilidade, falamos de tempo ganho. E, como você deve saber, tempo é dinheiro.

Continuando com o exemplo de avaliações físicas já citado, com os métodos de pagamentos tradicionais você demoraria para ter acesso ao valor integral da compra.

Imagine que o seu aluno optou por pagar a avaliação física via boleto bancário. Você só teria acesso ao valor no próximo dia útil. Supondo que esse pagamento aconteceu em uma quarta-feira véspera de feriado prolongado, o valor da avaliação física só estaria disponível na conta da empresa na segunda-feira, ou seja, quase 1 semana depois.

Se o pagamento fosse feito através de um cartão de crédito, o valor entraria na conta da empresa mais rápido, no entanto, teriam as taxas já citadas.

Mas caso o aluno optasse por pagar essa avaliação física via transferência bancária, como TED ou DOC, as restrições seriam maiores ainda. Enquanto o TED pode demorar até dois dias úteis para ser compensado, o DOC impõe uma série de limitações referente a valores e horários de disponibilidade.

Novamente, ponto para o Pix!

Segurança

Outra vantagem do Pix é o fator segurança. É uma vantagem para o aluno na hora de realizar o pagamento, pois é muito mais difícil fraudar uma transação via Pix. Essas transações são confirmadas através de reconhecimento de íris ou impressão digital, o que dificulta a ação de pessoas mal intencionadas.

Além disso, esse método de pagamento oferece mais segurança para o negócio em si. Pix é dinheiro! Ou seja, um pagamento via Pix significa dinheiro caindo instantaneamente em sua conta. É melhor ter esse dinheiro em sua conta, de forma digital, do que ter ele em cédula dentro do seu espaço.

Também é bom lembrar que ainda vivemos um momento de pandemia em nosso país, por mais que já seja seguro voltar para academia, é sempre bom evitar o contato próximo. Se o seu aluno pode pagar de forma digital, é melhor que o faça, sem precisar ter contato com colaboradores da sua empresa e sem a troca de dinheiro físico.

Gestores que atuam em empresas com várias unidades também serão beneficiados com esse novo método de pagamento

Menor inadimplência

Um dos maiores pesadelos dos gestores de fitness são os alunos inadimplentes! Muitas vezes, essa inadimplência nem é proposital, mas o Pix vai eliminar essa confusão.

Desculpas como “não tive tempo de ir no banco” ou então “estourou o limite do meu cartão de crédito” serão extintas. Além disso, sabemos que muitas pessoas não gostam de usar cartões, o Pix também resolve esse problema. Com apenas alguns cliques em um smartphone, é possível realizar um pagamento ou transferência.

Ajuda no fluxo de caixa

É muito difícil fazer conta com o dinheiro que não temos, não é? Atualmente, é isso o que acontece! Gestores precisam organizar as finanças da empresa pensando no boleto que vai ser compensado no próximo dia útil, em possíveis estornos que podem acontecer, no dinheiro vivo que está na secretaria, enfim, é uma enorme confusão!

Mas agora, com um método de pagamento instantâneo, será possível fazer todas essas contas com o dinheiro já em sua posse. Com certeza, isso vai facilitar muito.

Obviamente, o Pix não vai resolver 100% desse problema, muitos alunos vão continuar optando por pagamentos via código de barras ou cartões de crédito. No entanto, cabe a você – gestor de uma academia, box ou studio – motivar seus alunos a efetuarem pagamentos via Pix, afinal, é vantagem para os dois lados!

Conclusão

A verdade é que o Pix veio para ficar! Essa tecnologia chegou ao Brasil em um ótimo momento e, com certeza, é questão de tempo até ganhar o coração dos brasileiros. Usar o Pix em seu negócio irá o ajudar, até mesmo, na hora de fazer o marketing da sua academia, pois será uma enorme vantagem competitiva.

É papel de todo dono e gestor de espaço fitness se atualizar e entender como essa tecnologia pode ser benéfica para o seu negócio.

Quando uma empresa facilita a vida de seu cliente, principalmente quando tem dinheiro na jogada, isso se torna uma relação de ganha-ganha. O sistema Tecnofit é o primeiro e único sistema de gestão fitness a permitir que academias, boxes e studios recebam pagamentos via Pix.

Com certeza, ter essa possibilidade será uma enorme vantagem competitiva em relação à concorrência. E aí, você já está usando o Pix em sua empresa? #VamosJuntos!

Pix imagem descritiva

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?