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Dicas para renegociar dívida com os clientes

A melhor parte de vender ou prestar um serviço é receber o pagamento. Seu cliente ficou inadimplente? Veja como renegociar essa dívida.

Por Time Juno
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Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com um levantamento realizado em 2018 pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o número de brasileiros inadimplentes atingiu o marco de 63,29 milhões com crescimento de 2,78% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números não são animadores, mas existe uma série de estratégias que ajudam o gestor a reduzir os índices de inadimplência do seu negócio. Contar com um sistema bem estruturado de renegociação de dívidas pode melhorar os resultados financeiros de uma empresa.

Separamos algumas dicas que vão ajudar a renegociar uma dívida com seus clientes, além de evitar esse cenário no futuro. Confira!

Como fazer para reduzir a inadimplência

1- Aposte no diálogo

A verdade é que a situação da inadimplência é complicada tanto para quem precisa cobrar quanto para quem está devendo. Por esse motivo, o primeiro passo é ter uma conversa amigável com seu cliente para chegar em uma solução boa para os dois lados.

2- Parcele a dívida

Você certamente quer receber o valor integralmente, mas pagar tudo de uma vez pode ser difícil para um cliente que está tentando deixar a conta no azul. Portanto, converse e veja quanto ele está disposto a pagar por mês.

Tenha certeza de que ele também quer quitar essa dívida. Então, a chance de ele se esforçar para pagar as parcelas dentro do prazo e acabar logo com essa pendência é alta!

3- Renegocie o valor

Essa alternativa não é o melhor dos cenários, mas receber uma parte do valor é melhor do que não receber nada. Em último caso, se você vir que o cliente realmente não tem condições de pagar o valor integral, dê um desconto para o devedor. Aqui, alinhe prazos e seja firme. Vincule esse desconto ao pagamento feito dentro da data combinada.

4- Proteste o boleto

Caso você tenha feito uma cobrança por meio de boleto bancário, você pode fazer um protesto. Explicamos em detalhe como você pode protestar um boleto nesse texto – e aumentar as chances de receber o valor devido.

Como evitar que o seu cliente torne-se inadimplente

1- Formule um contrato

A primeira dica para evitar a inadimplência é formalizar os valores por meio de um contrato. Se você não conta com assistência jurídica na sua empresa, sem problemas! Com uma rápida busca na internet é possível encontrar uma série de modelos de minutas e contratos. Esse documento serve como uma segurança contra possíveis calotes. 

2- Negocie uma data de pagamento que funcione para os dois lados

Receber de todos os clientes no mesmo dia é excelente para manter as suas finanças organizadas. Porém, exigir uma data fixa pode fazer com que o consumidor infelizmente não consiga cumprir o prazo. No início de uma venda ou serviço, converse com o seu cliente para entender se ele está de acordo com a data de pagamento. 

3- Utilize ferramentas que garantam o pagamento na data certa

Depois que vocês decidirem a melhor data de pagamento, utilize ferramentas que facilitem essa cobrança. A Juno, por exemplo, é uma aliada nesse processo. Com ela, você pode adicionar multas e juros para o caso do pagamento ser feito fora do prazo.

A plataforma também permite que o consumidor conte com um pequeno desconto para clientes que efetuam o pagamento antes da data combinada. Isso é um incentivo a mais para que todas as contas sejam quitadas no dia!

Com a Juno, o gestor pode enviar lembretes automáticos que chegam para os clientes via e-mail ou WhatsApp antes da data de vencimento da cobrança, o que ajuda a reduzir o índice de inadimplência da empresa.

Você já teve que passar pela situação de cobrar um cliente inadimplente? Compartilhe nos comentários a estratégia usada para garantir o seu dinheiro. Ela pode servir como exemplo para outras pessoas que querem resolver essa situação da melhor maneira possível. 😉