Meu negócio

Dicas para garantir o controle financeiro de pequenos negócios

Manter o controle financeiro do seu negócio é essencial para otimizar a gestão e expandir suas operações, garantindo o crescimento saudável da sua empresa. Separamos algumas dicas de como gerenciar suas finanças e evitar um rombo orçamentário em meio à pandemia, vem conferir!

controle financeiro
Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão financeira é a peça principal para o sucesso de qualquer negócio. Para pequenas empresas, é a melhor forma de ter um crescimento saudável e construir uma organização sólida e rentável.

Considerando o atual cenário de isolamento social e pandemia do coronavírus, ter um controle financeiro é essencial para manter a empresa nos eixos e evitar rombos no orçamento, dívidas ou até mesmo o encerramento da empresa.

Embora possa parecer uma tarefa desafiadora, organizar as finanças e otimizar a gestão são passos necessários para qualquer empreendimento. Com disciplina e alguns conhecimentos de administração básica, é possível estruturar um bom planejamento financeiro e resistir à crise.

Selecionamos algumas das principais dicas para garantir o controle financeiro da sua empresa.

Acompanhe a movimentação financeira 

Mapear todos os valores que entram e saem da empresa é o principal fator da gestão financeira. 

Conforme as atividades vão se expandindo, é comum que o empreendedor perca o controle manual das finanças, o que pode ocasionar uma perda financeira significativa e provocar um desequilíbrio no orçamento.

Para evitar perder o controle das finanças, conte com uma plataforma que agrupe todos os dados financeiros da sua empresa em um só lugar, onde você possa acompanhar relatórios diários sobre o andamento do seu negócio.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Um dos maiores erros que um empresário pode cometer é misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. Estabelecer limites e diferenciar os valores é fundamental para o futuro do seu negócio. 

Para facilitar esse controle, você pode contar com softwares de gestão financeira que controlam os valores que entram e saem da empresa, tal como apresentam relatórios e extratos para um acompanhamento assertivo das finanças empresariais.

Tenha um planejamento orçamentário

Definir os orçamentos por período ajuda a evitar a instabilidade no seu negócio. Saber o momento de investir, de adquirir novos produtos, expandir a equipe ou contratar novas ferramentas é fundamental para manter a saúde financeira da empresa.

Por isso, faça uma análise densa de como estão as finanças na sua organização e decida quais são os focos de investimento, as prioridades e quais custos você pode eliminar para otimizar a gestão.

Esteja atento aos prazos

Conhecer bem os prazos das contas a pagar e a receber é fundamental para manter um bom fluxo de caixa.

Estando ciente dos valores a serem quitados e as datas, por exemplo, você evita pagar juros e multa após o vencimento da cobrança e pode até mesmo ganhar um desconto no pagamento antecipado.

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Fazer a gestão de todos os fornecedores e a periodicidade de contratação cada um é um dos pilares do planejamento financeiro. 

Ao manter um relacionamento positivo com os fornecedores, você pode negociar boas condições de pagamento, conseguir descontos e ter a garantia de uma boa prestação de serviços.

Leia também: Vantagens de ter uma plataforma de cobranças para o seu negócio

controle financeiro

Como a Juno pode ajudar no controle financeiro do seu negócio?

Extratos e relatórios

Através da Conta Juno, você pode acompanhar os extratos e relatórios referente ao seu negócio, como: 

  • O saldo da sua Conta Juno, incluindo valores disponíveis para transferência e valores a liberar;
  • Valores a receber;
  • Todas as valores de entradas e saídas;
  • Faturamento dos últimos 7 dias, 30 dias, do mês atual ou do mês anterior, do ano e o valor total faturado na sua Conta Juno, além do faturamento previsto para seu negócio, calculado com base nas cobranças em aberto multiplicadas pela sua taxa de conversão;
  • Cobranças pagas, taxa de conversão (calculada com base na quantidade de cobranças pagas referente a cobranças emitidas), ticket médio (referente ao valor médio das cobranças que você recebe), valor de cobranças em aberto (valores pendentes de pagamento que ainda não venceram).

Gestão da carteira de clientes

Concentrar todos os dados dos seus clientes em um só lugar é ideal para acompanhar a inadimplência, a recorrência e quais dos seus clientes estão em dia com o seu negócio.

Com a Juno, você cadastra todos os seus clientes e consegue visualizar os dados de pagamento, cobranças recebidas e muito mais, além de organizar os clientes em grupos, facilitando a emissão de cobranças.

Mais formas de pagamento

Em meio à crise, se reinventar é uma forma de se manter competitivo no mercado. Para isso, conte com a Juno para cobrar seus clientes por boleto bancário e cartão de crédito, parcelando valores e antecipando os recebíveis.

Utilizando a Conta Juno para otimizar o controle financeiro do seu negócio, você centraliza todos os dados da sua empresa em um ambiente seguro, podendo acompanhar todas as métricas importantes para o crescimento saudável do seu negócio. 

Gostou das nossas dicas? Abra sua Conta Juno agora mesmo! Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a gente, é só entrar em contato com o nosso time de atendimento, por telefone ou chat. ?