MEI Meu negócio Pessoa Física PMEs

Dicas para definir a data de vencimento do boleto

Dicas que vão te ajudar a manter o seu fluxo de caixa mais organizado. Confira!

Por Time Juno
dicas para definir a data de vencimento do boleto
Tempo de leitura: 2 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉
Que data você pretende escolher como vencimento do boleto que precisa ser emitido para seus clientes? Antes de inserir qualquer dia, não deixe de conferir as nossas dicas a seguir. Olha só:

Padronize a data de vencimento do boleto

Para garantir que as suas finanças fiquem organizadas e que você tenha realmente noção de quanto dinheiro está entrando na sua conta, procure padronizar a data de vencimento dos seus boletos. Isso vai fazer com que você economize tempo. Não fique se perguntando “qual é mesmo o vencimento daquele boleto que eu emiti?”.

Além de deixar o seu fluxo de caixa mais organizado, você pode economizar uma graninha ao ter esse cuidado.

Aqui na Juno, você paga uma pequena taxa ao fazer a transferência dos valores para a sua conta. Recebendo os pagamentos em um mesmo dia, você garante que essa taxa só precise ser efetuada uma vez!

Como definir uma data de vencimento ideal para o seu boleto

A melhor data de pagamento varia de empresa para empresa. Na hora de escolher o seu vencimento, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Gastos da sua empresa: você precisa fazer um pagamento mensal para determinado fornecedor? Caso a resposta seja sim, garanta que os seus recebimentos feitos por boleto sejam pagos antes desse gasto;
  • Salário dos clientes: a maior parte das pessoas recebe o salário até o quinto dia útil de cada mês. Procure deixar a data de vencimento dos seus boletos para depois desse período. Dessa maneira, a chance dos seus clientes pagarem a cobrança em dia aumenta consideravelmente.

Mantenha a rotina

Você vai emitir um boleto mensalmente? Então procure manter a mesma data em todas as faturas. Dessa maneira, você facilita a vida do consumidor, que pode organizar a sua rotina para realizar esses pagamentos em dia.

Quer saber como emitir cobranças recorrentes de um jeito fácil e rápido? Olha só como você faz isso de forma descomplicada com a Juno:

Garanta que o cliente saiba a data de vencimento do boleto

Antes de emitir o boleto, avise para o consumidor qual será a data de vencimento (principalmente se é para um pagamento pontual, feito apenas uma vez).

Para que você não precise ficar gastando o seu tempo com isso, procure usar ferramentas que enviem lembretes automáticos para o comprador, como a Juno, por exemplo.

Preste atenção nos finais de semana e feriados

Se o consumidor recebe uma cobrança da sua empresa todos os meses, é provável que em algum momento a data de vencimento caia no final de semana ou em algum feriado. Para manter a rotina, você não poderá mudar esse fato. O cliente deverá, então, pagar o boleto no próximo dia útil, sem nenhum acréscimo de juros e multa.

Leia também: Os benefícios de gerar boletos com a Juno ao invés de um banco

Agora, se o seu boleto for pontual (referente a um único produto ou serviço), procure deixar a data de vencimento para um dia útil. Dessa maneira você garante que o cliente não vai esquecer de fazer o pagamento.

Pronto para começar a emitir os seus boletos? Então conheça a Juno