Materiais gratuitos

5 Desafios para se diferenciar no mercado contábil

5 Desafios que todo contador precisa vencer para se diferenciar no mercado contábil! Você está preparado? O mercado contábil evoluiu muito com a tecnologia e fica cada dia mais competitivo. Para se destacar nesse cenário o contador precisa estar atento aos desafios. E aí? Seu escritório de contabilidade está pronto para isso? Confira nossas dicas! […]

5_desafios_para_se_diferenciar_no_mercado_contabil
Tempo de leitura: 4 minutos

5 Desafios que todo contador precisa vencer para se diferenciar no mercado contábil! Você está preparado?

O mercado contábil evoluiu muito com a tecnologia e fica cada dia mais competitivo. Para se destacar nesse cenário o contador precisa estar atento aos desafios.
E aí? Seu escritório de contabilidade está pronto para isso? Confira nossas dicas!

Desafio 1: Como atrair mais clientes para a minha empresa de contabilidade

Saber como aumentar sua carteira de clientes ou mesmo começar uma se você estiver ainda iniciando sua carreira. No mercado contábil isso pode tirar o sono de muitos profissionais.
A estratégia de atirar para todos os lados pode não funcionar se seu objetivo é ter uma carteira com mais qualidade e competitividade, para isso procure nichar seu mercado. Seja pelo público alvo ou na atividade contábil em que seu escritório é especialista.
É possível segmentar seus clientes por localização geográfica, porte da empresa, setor ou mesmo por estágio em que eles se encontram.
Assim é possível cobrar mais pelos seus serviços, devido a sua especialização.
Invista também no seu marketing digital! Muitas pessoas fazem pesquisas prévias online sobre as empresas e profissionais do mercado contábil, para só depois decidir na contratação.

Desafio 2: Mudar a imagem de que contador é aquela pessoa que a empresa só lembra na data de fazer os impostos anuais.

Aquela imagem do “guarda livros” que muitas empresas ainda têm sobre os contadores (True Story), acaba prejudicando na hora de cobrar mais pelo seu serviço, de cobrar as documentações e informações dos clientes, e para demonstrar o valor dos resultados da contabilidade.
Alguns clientes precisam ser educados para entender essa importância da contabilidade e se alinhar com os seus processos.

Muito da sobrevivência da sua carreira de contador também está ligada a conseguir mudar essa imagem. Mostrando para os clientes a importância da contabilidade na tomada de decisões estratégicas nas empresas. Já que muito das obrigações acessórias e processos repetitivos da rotina contábil estão se tornando cada vez mais automatizados.

Desafio 3: Atualizar seu escritório com as tendências de Tecnologia para o mercado contábil

A transformação tecnológica trouxe oportunidades e novas formas de atuação para os profissionais contábeis.
A Contabilidade Online por exemplo é reconhecido como um modelo onde uma grande parte do trabalho fica com o próprio cliente, o que a faz ser mais econômica para ser adotada por pequenas empresas e profissionais autônomos. A desvantagem é que como as informações no sistemas são imputadas pelos clientes, a margem de erro pode ser maior e mais difícil de identificar.
Já a Contabilidade Digital, que ainda tem muito espaço para crescer no Brasil, é um modelo que possui ferramentas que auxiliam na comunicação e importação de dados dos clientes, mas que traz mais espaço para que o contador agregue valor ao serviço.

Popularização de sistemas contábeis e sistema de gestão contábil:

Um software contábil básico é focado em ajudar a automatizar as apurações contábeis, ajudando o contador a ter mais agilidade nas contas. Já o sistema de gestão contábil é mais amplo e ajuda a melhorar as rotinas contábeis de um escritório.
Vantagens em ter o auxílio da tecnologia nas suas rotinas:

  • Diminuir a ocorrência de informações erradas e incompletas
  • Cobranças automáticas para seus clientes de mandarem informações
  • Melhora na gestão interna do escritório de contabilidade

Desafio 4 : Lidar com informações erradas e incompletas

Contabilidade em nuvem vem para auxiliar no controle de dados e documentos! Além de economizar muito em papel, aumentar a produtividade do seu escritório e auxiliar no resgate rápido de dados.
Alguns clientes precisam ser educados para fazer essa transição também. Sabemos que tem pessoas que ficam desconfiadas e inseguras quando não conseguem pegar seus documentos com as mãos, mas aos poucos essa mudança vai espalhando para todas as empresas. Especialmente depois da implementação do eSocial que vem para impulsionar a mudança digital na área contábil.

Desafio 5: Se comunicar com seus clientes. 

Não importa se seu escritório foca no atendimento pessoal ou online, a maneira com que você lida com seus clientes é o que mais vai te fazer se diferenciar no mercado contábil atual.
Os clientes precisam saber das suas responsabilidades para envio de informações. Se o cliente não entende o que você está tentando explicar tente simplificar ao máximo as informações, prepare sua equipe para conseguir conversar bem com eles.
Eduque seus clientes para cumprimentos de prazos, sobre a importância das atividades contábeis. Alguns sistemas de gestão contábil auxiliam nessa comunicação enviando automaticamente lembretes para seus clientes sobre os documentos devidos.
Já não é fácil cobrar a documentação burocrática de clientes um pouco desorganizados, não é? e na hora de cobrar os pagamentos mensais então? Meldels!
Mas não se desespere! tem um jeito de automatizar suas cobranças recorrentes e receber por boleto ou cartão de crédito dos seus clientes. Conheça mais da plataforma da JUNO Deixe as cobranças com a gente para que você possa focar na sua especialidade contábil 😉
Foco no cliente, não nos processos contábeis! Pois esses segundos já estão ficando muito automatizados. O que vai fidelizar seu cliente é o atendimento e o valor de seu serviço contábil para ajuda-lo a tomar melhores decisões em suas empresas.
Bora colocar as dicas em prática!?