Pix ultrapassa R$ 4 trilhões em transações um ano após seu lançamento; veja mais dados

Foto de Andressa Xavier Pellanda
Por Andressa Xavier Pellanda
4 min de leitura
16/11/2021

No dia 16 de novembro de 2020, o Banco Central do Brasil liberou o Pix para a população em geral. Hoje, um ano após o lançamento do meio instantâneo de pagamentos, os dados do Pix no Brasil são surpreendentes! Segundo estatísticas do Banco Central do Brasil, com informações de novembro de 2020 até outubro de […]

No dia 16 de novembro de 2020, o Banco Central do Brasil liberou o Pix para a população em geral. Hoje, um ano após o lançamento do meio instantâneo de pagamentos, os dados do Pix no Brasil são surpreendentes!

Segundo estatísticas do Banco Central do Brasil, com informações de novembro de 2020 até outubro de 2021, o valor transacionado via Pix ultrapassou a marca de R$ 4 trilhões, crescendo mês a mês. Nesse mesmo período, foram realizadas 7 bilhões de transações com o meio instantâneo de pagamentos.

Desde o lançamento, o Pix já atingiu a marca de 348 milhões de chaves criadas para mais de 112 milhões de usuários. Isso corresponde a uma média de 3 chaves Pix por pessoa.

Falando em chaves, os tipos mais comuns utilizados entre os brasileiros são:

  • Chave aleatória: 121 milhões;
  • CPF: 93 milhões;
  • Celular: 76 milhões;
  • E-mail: 50 milhões.

Dados coletados via Estatísticas do Pix, liberadas pelo Banco Central do Brasil. A coleta dos dados ocorreu no dia 16 de novembro de 2021 e estão sujeitas a alterações retroativas, pois dependem da prestação de informação pelos participantes.

O que é o Pix?

dados do pix um ano apos seu lançamento mostram que existem 348 milhões de chaves criadas
Foto: Juno

O Pix é o método de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central para facilitar a forma como o brasileiro envia e recebe dinheiro. A qualquer hora do dia, os recursos são transferidos de uma conta para outra, em poucos segundos.

Sem necessidade de contato físico, o Pix foi uma peça fundamental no período da pandemia da COVID-19, já que permitiu que pagamentos e transferências fossem feitos sem contato físico, com toda a ação realizada diretamente pelos celulares.

O Pix pode ser utilizado para: 

  • Fazer transferências de dinheiro entre pessoas;
  • Realizar o pagamento em estabelecimentos comerciais, tanto em lojas físicas quanto no comércio eletrônico;
  • Efetuar o pagamento a prestadores de serviços;
  • Realizar o pagamento entre empresas, como para fornecedores, por exemplo;
  • Realizar o recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais;
  • Fazer o pagamento de cobranças;
  • Efetuar o pagamento de faturas de serviços públicos, como água, luz e telefone.

Para quem vende, o Pix também é muito vantajoso

Quem é dono de um negócio também pode se beneficiar com o Pix. Isso porque o sistema de pagamentos instantâneos permite que você emita cobranças, com juros e multas, utilizando o Pix.

Nesses casos, basta criar um Pix Cobrança no Boleto, como pode ser feito aqui pela Juno, usando o Link de Pagamento, por exemplo, e enviar a cobrança para seu cliente. Essa pessoa precisa apenas escanear um QR Code Dinâmico, efetuar o pagamento e pronto, a compensação acontece em até 10 segundos. Ou seja: o dinheiro entra mais rápido na sua conta.

Características do Pix

  • Rápido: as transações via Pix são concluídas em até 10 segundos;
  • Disponibilidade: o Pix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados e finais de semana;
  • Fácil: a experiência do usuário é bastante positiva e tudo é feito literalmente na palma da sua mão;
  • Seguro: o Pix possui mecanismos e medidas para garantir a segurança das transações;
  • Barato: para usuário Pessoa Física, o Pix é gratuito para transferir e receber dinheiro. Para outros casos, o custo é bastante reduzido.

Descomplique as finanças do seu negócio com a Juno

Os dados do Pix no Brasil mostram que p meio de pagamento veio para ficar. Mas o seu negócio já está preparado para atuar com o Pix?

Com a Juno, você tem a conta PJ mais completa do mercado para gerenciar seu dinheiro e vender por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

Ainda não é Juno? Abra sua Conta Juno em até 6 minutos e comece a mudar a história do seu negócio com a gente!