Meu negócio

Como cumprir metas de ano novo no seu negócio

Cumprir metas é imprencidível para o sucesso do seu planejamento para o ano que vem! Saiba como planejar seus objetivos e fazer sua empresa crescer!

Como_cumprir_metas_de_ano_novo_no_seu_negocio
Tempo de leitura: 4 minutos
Quem nunca? Cumprir metas como começar a dieta, voltar para a academia, organizar suas finanças… Essas são algumas das coisas que entra na lista das pessoas em Janeiro e ainda estão lá em Dezembro! Isso também acontece com metas empresariais, sabia?

Alguns motivos pelo qual pessoas e empresas não atingem seus objetivos são a imprecisão, e no caso das empresas, falta de comunicação e motivação. Isso leva a falta de comprometimento com as metas.
Aprenda a definir metas bem estruturadas, colocá-las em ação e como engajar seu time ao redor do mesmo objetivo. Segue as dicas!

Escrevendo metas (SMART)

Especialistas dizem que um bom guia para escrever suas metas da maneira correta é usando a palavra em Inglês SMART.
Como assim?
Explicamos… É só uma palavrinha para lembrar 5 pontos importantes que toda meta deveria incluir:

  1. S de Specific (Específicas): Precisa ficar claro para toda a equipe onde vocês querem chegar, para isso as metas precisam ser específicas. “Melhorar o atendimento ao cliente” não é muito específico, isso pode incluir simplesmente dar mais desconto ou ter mais horas de atendimento online. O que exatamente sua empresa quer atingir, como vai chegar lá? E porque é importante?
  2. M de Measurable (Mensuráveis): Como saber se o objetivo está perto de ser atingido se não tem como medir? Atendimento ao cliente, por exemplo, pode ser medido por notas de satisfação ou número de clientes que entram em programas de fidelidade.
  3. A de Attainable (Atingíveis): Baseado no histórico e números da sua empresa, suas novas metas são atingíveis? Aqui não vale mirar no infinito e além porque as pessoas ficam perdidas em relação ao que elas precisam alcançar. Números muito fora do histórico da empresa, a não ser que seu orçamento esteja muito bom, acabam desmotivando os funcionários antes mesmo de começar.
  4. R de Realistic (Realistas): Já reparou naquelas metas impostas pela gerência na qual os funcionários viram o olho? Pode não ser falta de vontade para executar, mas sim distanciamento dos gerentes da realidade dos processos da empresa.
  5. T de Time bound (Atreladas ao tempo): Defina prazos! Para que a meta não entre naquela lista de limbo das tarefas chamada “Coisas a fazer quando tivermos tempo”. Sabe o que estamos falando né?

Preparamos uma planilha para acompanhamento de metas! Ela vai te ajudar a organizar e monitorar os objetivos, além de prever mudanças no curso de ação e dividir tarefas com  seu time. Clique aqui para baixar!

Para cumprir metas grandes, separe em passos menores

Agora com as metas bem específicas, é hora de fazer uma engenharia reversa!
Partir do ponto final e fazer os passos para trás. Listar o que precisa ser executado para chegar naquele objetivo na data definida. Assim sua empresa terá uma idéia melhor dos recursos e tempo necessário.
Fora que isso tem um poder de visualização incrível para dar tranquilidade à equipe do que precisa ser feito e engajar as pessoas por essa visão em comum!
Dica: As metas da empresa também podem ser divididas em curto (6 meses a um ano), médio (2 a 5 anos) e longo prazo (10 anos).

Acompanhando seus números

Números podem ser assustadores, mas se a meta foi bem definida, possível de alcançar e separada em etapas menores, eles se tornam a bússola de que os esforços estão no caminho certo.
Além de que riscar tarefas da lista e ter pequenos sucessos dá para as pessoas aquele sentimento de motivação e realização sobre seu trabalho.
Na virada de ano, ela vem aí! Leia também: Como calcular a inflação

Mude hábitos na sua organização

Vou contar uma curiosidade pra vocês… Aqui na JUNO, tem três livros que os colaboradores são incentivados a ler. Eles nos ajudam a criar uma cultura empresarial onde todo mundo esteja na mesma vibe.
Um deles é “O poder do hábito” de Charles Duhigg. Ele conta como até mesmo hábitos pequenos e inconscientes podem moldar nossa vida, sociedade e até organizações inteiras.
Fica a dica de leitura se quiserem entender melhor esse poder! 😉
Trabalhe para identificar rotinas e hábitos internos que tem como objetivo alcançar as metas.
Leia também: Como fazer a sua empresa crescer financeiramente? 

Reconhecimento pelas metas alcançadas

Quem não gosta de reconhecimento pelo que conquistou? Algo que valide o trabalho bem feito e sem criar competições internas.
Um clima bom na empresa ajuda muito na hora das pessoas trabalharem por um objetivo em comum. Caso contrário as pessoas vão para aquela zona de conforto onde cada um protege o seu, o que não vai ser nenhum pouco legal para a empresa evoluir, não é mesmo?
Demonstre abertamente as conquistas das pessoas da sua equipe para que todos possam ficam sabendo do desenvolvimento de cada um.

Vamos fazer um acordo? Se nossas dicas te ajudarem nesse novo ano, volta aqui para nos contar no final de 2019 combinado?!