Meu negócio

Controle de Ponto Online: como funciona?

Uma das funções mais importantes no setor de Recursos Humanos é o controle de ponto. Você sabia que existem softwares que podem otimizar esse processo? Conheça o controle de ponto online e saiba como escolher a melhor opção para a sua empresa!

Por Pontomais
controle de ponto
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem já trabalhou em uma empresa com mais de 10 funcionários está familiarizado com o controle de ponto. Pode ser um caderno que fica na recepção para que os funcionários assinem ou um relógio que marca os horários de chegada e saída num papel. Mas você sabia que essa função também pode ser feita por um aplicativo no seu smartphone?

A evolução da tecnologia chegou no setor de RH. Com os softwares de gestão de jornada, é possível bater o ponto por smartphone, tablet ou mesmo no computador. O sistema gera praticidade e autonomia para as equipes, além de otimizar a rotina da empresa como um todo.

Esse tipo de serviço também facilita bastante as atividades do setor administrativo. Ao invés de realizar o fechamento de ponto manualmente, é possível contar com relatórios e com auditorias para fazer tudo em apenas alguns cliques. Quando o RH tem mais tempo, seu foco pode ser no que realmente importa: a gestão de pessoas

Como funciona o controle de ponto online na prática?

Primeiro, você precisa encontrar uma empresa que trabalhe dentro das leis da CLT e do Ministério do Emprego. O serviço deve estar de acordo com a Lei do Ponto Eletrônico, bem como obedecer às diversas outras regras estabelecidas pela legislação vigente para o controle de ponto.

Uma das maiores vantagens do controle de ponto online é a gestão fácil da jornada dos colaboradores. Em geral, os softwares oferecem a opção de visualizar as ocorrências de ponto, o controle de horas extras e o absenteísmo em tempo real. 

Ou seja, todas as informações sobre a jornada de trabalho pode ser verificada de forma rápida e prática, sem a necessidade de esperar pelo fechamento de ponto mensal.

Além disso, o software de gestão de jornada costuma ser bem mais em conta do que sistemas que utilizam papel ou relógio biométrico. Não precisa instalar nada! Nem comprar papel, nem contar com gastos extra de manutenção do equipamento. Basta que cada colaborador acesse o aplicativo em seu smartphone ou computador. 

A empresa também pode disponibilizar um tablet para os funcionários realizarem a marcação de ponto – o que substitui o caderno ou o relógio que ficavam na recepção da companhia. 

Outro ponto a favor dos softwares é a descentralização de atividades. Com essa ferramenta, gestores e RH podem fazer o tratamento de ponto simultaneamente: enquanto o gestor acompanha as marcações de ponto, horas extras e faltantes e as faltas dos funcionários diariamente, o RH recebe um relatório ao final do mês com todas as informações já alinhadas.

controle de ponto

Essa ferramenta também auxilia as empresas que têm diferentes tipos de jornada entre seus colaboradores. O software de controle de ponto facilita a criação de turnos flexíveis e escalas de trabalho 12×36, 5×1, entre outras. Além disso, possibilita que colaboradores que operam em home office façam o registro de jornada de maneira remota onde estiverem.

A gestão de jornada online também ajuda a evitar fraudes na marcação de ponto. Alguns sistemas oferecem funções como registro via reconhecimento facial ou QR code. Esses processos de identificação individual garantem que os colaboradores possam registrar somente o seu ponto. Além disso, o registro de ponto online evita rasuras de cartão ponto, situação que é passível de multa no Ministério do Trabalho. 

Alguns softwares de controle de ponto também facilitam a integração com relógios biométricos e sistemas de folha de pagamento. Assim, é possível adaptar as ferramentas que a empresa já utiliza para tratamento de ponto e aprimorar ainda mais as atividades do setor de Recursos Humanos. 

Na Juno, usamos o sistema de ponto online da Pontomais. A plataforma oferece 14 dias de teste grátis para empresas que desejam conhecer mais a experiência de realizar a gestão de jornada por meio do software. 

O maior desafio dos RH hoje é diminuir o tempo com atividades operacionais e em troca investir mais no colaborador.  A Pontomais otimiza o trabalho do Departamento Pessoal  da Juno com gestão de ponto, sobrando mais tempo para desenvolver outras atividades do dia a dia.  O mais legal é que a plataforma é intuitiva e fácil de configurar. Não conseguimos mais imaginar a Juno trabalhando com um sistema antigo de gestão de ponto, que não tenha todas as funcionalidades que temos na Pontomais.

Dica de ouro: o que o RH pode fazer com um tempo a mais na rotina?

Uma das maiores vantagens de usar sistemas de gestão de jornada online é a otimização do tempo do setor de RH. Porém, o que os Recursos Humanos podem fazer para aproveitar as horas que sobram da melhor maneira possível?

Veja algumas ideias:

Aprimoramento de processos seletivos

Com o ganho de tempo, o RH consegue realizar processos seletivos mais dinâmicos e focados em conhecer o perfil dos candidatos de maneira mais assertiva. Desse modo, é possível contratar somente pessoas que realmente tem fit com a empresa, o que evita a alta rotatividade de colaboradores.

Ações de endomarketing constantes

O endomarketing é uma ferramenta potente para engajamento dos funcionários dentro de uma empresa. Com mais horas para focar nas pessoas da companhia, o RH consegue elaborar um cronograma de atividades e celebrações que contemplem todas as equipes da melhor maneira.

Participação nas estratégias da empresa

Quando os colaboradores se tornam o centro das atenções de uma empresa, é necessário que o RH participe das decisões mais táticas da companhia. Desse modo, é possível estudar o impacto das metas planejadas e entender quais ações internas são necessárias para que cada decisão seja implementada sem maiores desafios.

Melhoria no engajamento dos colaboradores

Empresas que cuidam bem de seus funcionários têm maior probabilidade de encontrar um bom engajamento entre times. Por isso, o tempo do RH bem aplicado às pessoas melhora consideravelmente o engajamento e, consequentemente, a produtividade da sua equipe.

Estão prontos para escolher um software de controle de ponto? Aproveite as dicas e otimize o tempo do seu RH!

Leia também: O guia do Imposto de Renda