E-commerce

Conheça os meios de pagamento mais usados no e-commerce

Converter vendas é objetivo principal de qualquer negócio e no universo do e-commerce isso não poderia ser diferente. A escolha dos meios de pagamento é uma importante estratégia de conversão de vendas, mas você sabe quais são as principais formas de pagamento em lojas virtuais? Confira!

Meios de pagamento imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

A estrutura de um e-commerce é inteiramente pensada para a conversão de vendas. Afinal, vender mais é o principal objetivo de qualquer negócio, independente do seu segmento ou tempo de mercado, e um dos fatores imprescindíveis para garantir esse processo é a escolha dos meios de pagamento de uma loja virtual.  

Os meios de pagamento desempenham um papel fundamental para um e-commerce, pois podem determinar estratégias de atração e fidelização de clientes, por exemplo.

O consumidor online tem um perfil muito diferente do tradicional, sendo pautado principalmente pela experiência da compra e, ao mesmo tempo, com a expectativa de um atendimento dinâmico e ágil. Nesse sentido, pensar em variedade de meios de pagamento, com a garantia de segurança nas transações, é a melhor estratégia para conquistar esse tipo de cliente. 

Mas como definir os tipos certos de meios de pagamento para a sua loja virtual? Separamos as principais dicas sobre como tomar essa decisão de forma assertiva para o seu negócio. Confira!

Meios de pagamento imagem descritiva

Meios de pagamento preferidos pelo consumidor no e-commerce

Os meios de pagamento escolhidos para a sua loja virtual vão ter um impacto direto nas suas vendas. Por esse motivo, essa escolha precisa ser feita de forma estratégica, com o objetivo de proporcionar praticidade e satisfação para o consumidor.

Pensando na conversão de vendas, é fundamental que o seu e-commerce ofereça o maior número possível de opções de pagamento. Dessa forma, as chances de abandono de carrinho diminuem consideravelmente. Os principais meios de pagamento para lojas virtuais são:

Cartão de crédito 

O cartão de crédito é considerado um dos principais meios de pagamento atualmente, especialmente no comércio eletrônico. Suas principais vantagens são a possibilidade de parcelamento da compra e a velocidade de confirmação de pagamento. 

Outro benefício que faz com que o cartão de crédito seja uma das formas preferidas também na hora de vender é a compensação automática do pagamento. Dessa forma, mesmo que o consumidor não efetue o pagamento da fatura, a empresa responsável pela bandeira repassa o valor ao lojista. No entanto, em muitos casos é possível que haja uma espera de até 30 dias para receber os repasses dos valores.

Para o lojista, as vendas no cartão de crédito são muito vantajosas, pois ajudam a evitar a inadimplência.

Dados levantados pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), apontam que o setor de cartões movimentou R$ 461 bilhões no primeiro semestre de 2019, o que representa um volume 18% maior do que o mesmo período em 2018. 

Desse total, R$ 291,6 bilhões foram contabilizados em vendas de cartão de crédito, R$ 163,9 bilhões no débito e R$ 5,4 em cartões pré-pagos. Em termos de quantidade de transações, todas as modalidades de cartão juntas registraram mais de R$15,9 bilhões, um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período em 2018.

O brasileiro não apenas aumentou o gasto geral com cartão de crédito, mas também o número de transações. Em 2018, foram aproximadamente 18,8 bilhões de compras, valor que equivale a aproximadamente 35,8 mil transações por minuto. De acordo com ABECS, se considerar a população economicamente ativa, cada pessoa fez pelo menos 180 transações com cartões.

Boleto bancário

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais seguros do mercado e é uma opção muito popular entre o consumidor brasileiro, principalmente para a parcela da população que é desbancarizada, ou seja, aqueles que não possuem conta em um banco. 

Simples e prática, essa forma de pagamento pode ser efetuada em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, internet banking e até mesmo por meio de um smartphone. Além da versão tradicional impressa, existe ainda o boleto online, que pode ser pago por meio da linha digitável.

Uma das vantagens que o boleto oferece para quem emite é possibilidade de acrescentar juros e multa no caso de vencimento da cobrança. No entanto, existe uma desvantagem nesse meio de pagamento, que é o risco de inadimplência ou desistência da compra.

Um levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), aponta que, no Brasil, são emitidos 3,6 bilhões de boletos todos anos. No mesmo estudo, a Federação Brasileira de Bancos aponta que cerca de 75% dos consumidores online do país preferem pagar suas contas e realizar compras por boleto bancário.

Na Juno, você pode emitir as suas cobranças, à vista ou recorrentes, tanto por boleto quanto por cartão de crédito, com taxas atrativas para o seu negócio. 

Outra boa opção para aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce é apostar em links de pagamento, que podem ser enviados para os seus consumidores diretamente pelas redes sociais, WhatsApp, e-mail ou por onde mais desejar.

Leia também: Conheça o Link de Pagamento da Juno

O papel da intermediadora de pagamentos

Para garantir que todas as transações financeiras do seu e-commerce aconteçam simultaneamente e com toda a segurança necessária, tanto para o cliente quanto para a sua empresa, é fundamental contar com uma intermediadora de pagamentos, como a Juno.  

Contar com um sistema integrado, capaz de realizar as confirmações financeiras rapidamente,  garantir a segurança das transações, fazer a emissão eficiente das cobranças, confirmar os pagamentos, entre muitas outras funções, é fundamental para o seu e-commerce. A Juno é uma plataforma que vai ajudar você a cuidar da saúde financeira da sua loja virtual.

O que levar em consideração na hora de escolher meios de pagamento?

Ainda que existam os meios de pagamento mais utilizados pelo consumidor brasileiro na internet, é importante analisar alguns fatores de forma estratégica para decidir de que maneira implementar isso no seu e-commerce, pois cada negócio tem suas particularidades. Na hora de tomar essa decisão, é importante considerar:

  • Perfil do público; 
  • Taxas praticadas; 
  • Prazos.

Esses três fatores vão ajudar  determinar a melhor a forma de escolher os meios de pagamento que mais conversam com o seu e-commerce e, principalmente, com o seu público-alvo. 

A melhor estratégia para a sua loja virtual é oferecer meios de pagamento que façam sentido para o bolso do seu cliente, contando com ferramentas adequadas, que vão ajudar a converter mais vendas e aumentar o seu fluxo de caixa. 

Ofereça mais meios de pagamento no seu negócio com a Juno

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟