Meu negócio

5 ferramentas para gerenciar rotinas contábeis

Os escritórios contábeis têm desempenhado um papel importante na tomada de decisão de muitas empresas! Conheça as principais ferramentas que podem ajudar na gestão das rotinas de contabilidade.

Rotinas contábeis imagem descritiva
Tempo de leitura: 3 minutos

Muito além do cenário dos escritórios de contabilidade, a área contábil tem sido vista cada vez mais como estratégica para empresas de todos os tipos e tamanhos. Empresários que antes recorriam a figura do contador apenas para resolver pendências burocráticas, agora entendem todo o potencial que os serviços contábeis podem oferecer. 

Essa passada de bastão é possível a partir do momento em que os escritórios de contabilidade ficam por dentro das inovações tecnológicas e modernizam constantemente seus sistemas e ferramentas. Dessa forma, os contadores ficam preparados para ajudar em papel importante nas empresas: o da tomada de decisões.

Hoje, o número de escritórios contábeis passa de 69 mil e o de contadores e técnicos em contabilidade é de aproximadamente 520 mil, de acordo com dados levantados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E é justamente por ser um mercado tão competitivo, que é fundamental sair na frente e aproveitar o máximo que as tecnologias podem oferecer para gerenciar rotinas contábeis.


O dia a dia contábil

A lista de tarefas de um escritório contábil não é pequena, mas podemos citar as principais atividades: 

  • Abertura de empresas; 
  • Cálculo de impostos; 
  • Fechamentos de mês; 
  • Composição de balancetes; 
  • Análises periódicas; 
  • Demonstração de resultados; 
  • Consultoria contábil; 
  • Apuração e controle de lucro real e presumido; 
  • Emissão de livros obrigatórios;
  • Declarações (Simples, Imunes, Isentas, etc.).

As rotinas contábeis não param por aqui e a tecnologia pode ser uma grande aliada para manter a gestão do escritório da melhor forma e ter tempo disponível para exercer a visão estratégica que o mercado exige. Conheça as ferramentas que podem ajudar no dia a dia contábil.

Rotinas contábeis imagem descritiva

Principais ferramentas para gerenciar rotinas contábeis

Nem só de pessoas vive um escritório de contabilidade, não é mesmo? Por isso é essencial investir em ferramentas especializadas que ajudam na gestão e automatizam processos. Separamos algumas das principais ferramentas para gerenciar as rotinas do seu escritório de contabilidade:

Softwares de escrituração contábil

A escrituração contábil vai muito além dos registros que fazem parte da estrutura patrimonial de uma empresa. Nesse sentido, esses dados têm uma característica gerencial e possibilitam ao empreendimento recursos para se posicionar melhor no mercado em que está inserido, por exemplo.

Pensando nisso, é importante facilitar essa rotina, com a criação customizável de tarefas, que possam ser definidas de acordo com a necessidade de cada empresa. 

Você pode contar com softwares de de contabilidade, que tenham sistemas que apresentem boas funcionalidades, como a importação de lançamentos contábeis por meio de planilhas e a integração online com o financeiro da sua empresa.

Sistema de gestão de documentos 

A maior parte das atividades de uma empresa funciona por meio de documentos e sua gestão é muito relevante dentro das rotinas contábeis.

O ideal é buscar soluções que permitam tanto o armazenamento quanto o gerenciamento de arquivos XML de documentos eletrônicos.  Assim, o gestor pode consultar, gerar e baixar diferentes arquivos de forma fácil, garantindo agilidade aos processos.

Gestão de fluxo e tempo de trabalho 

Como citamos acima, escritórios contábeis contam com uma rotina frenética e nenhum processo pode ser deixado de lado para que tudo funcione da melhor forma possível. Essa dica vale ouro, pois ela é focada para manter a produtividade da sua equipe alta! 

Independentemente da metodologia que seu escritório decida usar, é possível contar com recursos para aperfeiçoar as ações. Isso diz respeito desde aplicativos para smartphone que servem para controlar melhor as tarefas do dia a dia, até recursos mais complexos, como softwares capazes de integrar online o trabalho da equipe.

Armazenamento na nuvem

O conceito de cloud computing já faz parte da vida da maior parte das pessoas conectadas. A sua tradução, armazenamento na nuvem, é a forma mais comum e prática de salvar documentos sem ocupar espaço no seu computador, além permitir o compartilhamento entre usuários. Um bom exemplo é o Google Drive! 

No universo contábil a prática de armazenamento na nuvem pode tornar os processos muito mais fáceis, além de garantir um backup de documentos online e acessível em qualquer lugar, sem precisar contar com a localidade do escritório. 

Solução de pagamentos e cobranças

Um dos processos que com certeza não pode travar no seu escritório de contabilidade é o de emissão de cobranças e pagamentos, certo? Você pode manter todas as rotinas em dia, a produtividade da sua equipe pode estar em perfeita sintonia, mas o setor de finanças é negócio sério. 

Por isso é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças completa, fácil de usar e sem burocracia, que faça o trabalho por você. Com a Juno é assim: você emite cobranças e recebe pagamentos sem preocupação. 

Leia também: Como pagar suas contas na plataforma da Juno

Além disso, você pode fazer uma gestão de clientes e cobranças na plataforma, evitando inadimplência. Nossos relatórios permitem que você tenha uma visão holística da saúde financeira do seu escritório, com dados valiosos. 

Gostou das nossas dicas de ferramentas? Conte com a Juno para gestão financeira do seu escritório de contabilidade! 🙂