Meu negócio

Como vender parcelado no cartão de crédito?

O cartão de crédito está entre os meios de pagamento preferidos do consumidor brasileiro e parcelar as compras faz parte dos seus hábitos de consumo. Essa forma de pagamento também é muito vantajosa para os lojistas, saiba mais!

Vender parcelado imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Entre os vários meios de pagamento que compõem o mercado financeiro do Brasil, o cartão de crédito continua sendo um dos preferidos do consumidor brasileiro na hora de fazer compras. 

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o número de cartões de crédito cresceu 18% no Brasil em 2019, atingindo um total de 123 milhões de unidades. E não foi apenas na quantidade que esse meio de pagamento apresentou crescimento. O mesmo levantamento do Bacen apontou um aumento nas transações digitais

As operações via internet banking e mobile banking tiveram alta de 4% e de 17%, respectivamente, em relação ao ano anterior, e corresponderam a 76% do total de transações realizadas em 2019.

Quando o assunto é vender por cartão de crédito, oferecer a opção de parcelamento é essencial para os negócios. Um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em conjunto com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), aponta que dos 83 milhões de brasileiros que têm uma compra parcelada, 69% usou o cartão de crédito como forma de pagamento.

Neste artigo você conhece as vantagens de vender parcelado no cartão de crédito e como implementar essa forma de pagamento no seu negócio. Vem conferir! 

Qual a diferença entre pagamento parcelado e recorrente?

O pagamento recorrente significa que o serviço é contínuo, bem como o seu pagamento, que vai ser cobrado regularmente e conforme o que foi acordado na hora da contratação do serviço.

O parcelamento, por sua vez,  acontece quando o pagamento de um valor único é dividido em mais de uma vez. Isso quer dizer que, mesmo que o produto ou serviço já tenha sido entregue, o cliente ainda vai continuar o pagamento até completar o valor total do item – isso inclui possíveis juros. 

Leia também: Pagamentos recorrentes: como fidelizar seus clientes e aumentar sua receita?

Esse tipo de pagamento possibilita que o consumidor adquira um produto ou serviço de valor mais elevado, sem que seja necessário arcar com os custos de uma vez só, o que pode ser um fator decisivo de compra.

Vender parcelado faz parte da gestão de contas a receber de um negócio. O parcelamento permite o impulsionamento das vendas. Mas para isso, é necessário analisar as características do mercado consumidor, as práticas da concorrência, o produto ou serviço a ser vendido, as metas da empresa  e o ganho financeiro.

Vender parcelado imagem descritiva

Quais são as vantagens que a venda parcelada oferece?

O parcelamento, quando utilizado de forma consciente, proporciona ao consumidor muito mais poder aquisitivo para comprar produtos e serviços que levaria mais tempo para conseguir adquirir em compras à vista. Para quem vende, essa forma de pagamento também oferece uma série de vantagens, confira: 

Aumento na conversão de vendas

Ao oferecer uma forma de pagamento que cabe no bolso do seu cliente, você aumenta as chances de fechar uma venda. Por isso, na hora de estruturar o sistema de cobranças do seu negócio, é fundamental entender o mercado que a sua empresa está inserida e também a realidade do seu consumidor. Dessa forma, é possível converter mais vendas de maneira assertiva.

Redução no índice de inadimplência

Vendas parceladas no cartão de crédito evitam que o negócio enfrente prejuízos com clientes inadimplentes, pois em caso de não pagamento da cobrança, as operadoras de cartão assumem a responsabilidade dos custos.

Maior controle das  vendas

Vender por cartão de crédito ajuda no fechamento de fluxo de caixa do negócio, possibilitando a antecipação de recebíveis. Diferente dos tradicionais e arriscados empréstimos, essa operação consiste em receber valores provenientes de vendas parceladas, a prazo, com duplicatas, cheques e carnês, antes mesmo da cobrança ser efetuada.

Essa é uma solução para o eventual problema de falta de capital de giro e é considerada de curto prazo, que serve apenas para cobrir despesas mais emergenciais da empresa, com o objetivo de evitar dívidas maiores para o negócio. Dessa forma, é possível utilizar a antecipação de recebíveis para obter esses valores pagos pelos clientes de uma vez só.

Leia também: O que é antecipação de recebíveis e como ela afeta o seu fluxo de caixa?

Como vender parcelado?

A venda parcelada pode acontecer presencialmente ou então pela internet. Em ambos os casos, você vai precisar de uma intermediadora de pagamentos – como a Juno. O papel da intermediadora (sendo subadquirente ou adquirente) é facilitar a comunicação entre o cliente e a bandeira do cartão

Leia também: Adquirente e subadquirente: o que é e quais são as diferenças?

Assim, você consegue oferecer opções de venda à vista ou parcelada no cartão de crédito ao seu cliente. Na Juno, você pode vender parcelado no cartão de crédito de diferentes formas: 

  • Usando o Link de Pagamento;
  • Integrando o checkout transparente (pela API ou via Plugin);

As suas vendas parceladas no cartão de crédito têm  taxas a partir de 2,99% e prazo de recebimento flexível, sem mensalidade ou custo de integração. 

Todas as vendas parceladas são automaticamente antecipadas na sua Conta Juno, ou seja, você recebe o valor total da venda em 31, 14 ou 2 dias. Conheça nossas taxas especiais para vendas no cartão de crédito aqui

Leia também: O quanto você economiza ao usar a Juno?

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟