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Como utilizar lembretes de pagamento para reduzir a inadimplência do seu negócio?

Lidar com a inadimplência é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas brasileiras nos últimos anos. Conheça suas principais causa, como calcular e reduzir esse índice no seu negócio com a Juno!

Inadimplência imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

A inadimplência é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas brasileiras. De acordo com um levantamento feito pelo Serasa Experian, mais de 6,1 milhões de negócios ficaram com contas em atraso, em dezembro de 2019. Esse número representou um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

É esperado que existam alguns casos de inadimplência nos negócios, inclusive isso precisa estar previsto no planejamento financeiro anual de uma empresa. No entanto, quando o índice de clientes devedores fica muito acima da média, a saúde financeira do negócio pode sofrer sérias consequências, sendo muitas vezes a causa de empresas fecharem suas portas em definitivo.

Entender as principais causas da inadimplência e como calculá-la são boa estratégias para reduzir esse índice. Mas existem outras formas de manter as contas do seu negócio longe do vermelho. Vem com a gente!

O que é inadimplência?

Na prática, a inadimplência é o descumprimento de uma obrigação financeira, ou seja, a falta de um pagamento até a data de vencimento prevista em contrato. 

Um exemplo comum desse cenário é o não pagamento da mensalidade de uma escola ou academia, ou ainda da parcela de uma compra compra realizada no cartão de crédito. 

A inadimplência também acontece com frequência entre pessoas jurídicas, como mencionamos no começo deste artigo. Muitas empresas acabam se tornando inadimplentes por problemas no planejamento financeiro ou até mesmo pela quantidade de clientes e fornecedores devedores em sua carteira, o que acaba gerando um ciclo de dívidas. 

Vale lembrar que é possível se tornar inadimplente com outras instituições além das financeiras, como condomínios, empresas diversas e o governo federal, por exemplo.


Principais causas da inadimplência no Brasil

Em 2018, o Serasa publicou um levantamento com as principais razões que tornam o s brasileiros inadimplentes. Entender a causa do problema é uma das formas para começar a traçar estratégias assertivas no combate ao índice de inadimplência na empresas. Confira: 

  • Desemprego;
  • Diminuição da renda média familiar;
  • Compras para terceiros;
  • Falta de educação financeira;
  • Problema de controle nos gastos;
  • Atraso no pagamento de salários;
  • Problemas de saúde.

Quando um cliente é considerado inadimplente?

O Banco Central considera um pagador inadimplente já a partir da data de vencimento da mensalidade em que o pagamento não foi efetuado. Mas a forma de cobrar clientes devedores fica a critério de cada empresa. 

Apesar disso, é importante entender que não se deve realizar as cobranças de forma abusiva. Isso fere os direitos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei nº: 8.078/1990. Além de ir contra o que está previsto por lei, isso reduz consideravelmente as chances de se chegar a um acordo. O ideal é sempre estar aberto ao diálogo com o devedor.

Se depois da negociação, ainda assim o pagamento da dívida não for realizado, é também faz parte da legislação a aplicação de multa e juros por inadimplência.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a multa máxima por atraso de pagamento é de 2%. Por exemplo: se o valor do seu boleto é de R$200 e tem como data de vencimento o dia 05/07, o consumidor vai pagar uma multa de R$4 se deixar para pagar a fatura do dia 06/07 em diante.

Já o juro máximo permitido por lei é de 1% ao mês. Portanto, se o seu consumidor pagar a fatura com alguns dias de atraso, ele pagará R$4 da multa, mais R$1 do juro referente ao mês.

Como calcular o índice de inadimplência do seu negócio

O primeiro passo para combater a inadimplência no seu negócio é entender o real tamanho do problema e para isso é necessário calcular o índice de inadimplência por meio de uma fórmula. Mas antes é preciso levar em consideração o critério definido pela sua empresa. 

A fórmula é a seguinte: 

Valor total de cobranças não pagas (que se incluem no critério de inadimplência determinado) / valor total de pagamentos cobrados = índice de inadimplência 

O percentual obtido por essa conta é o chamado índice de inadimplência, que pode ser considerado normal, dentro da média ou alto: 

  • Índice de inadimplência baixo: abaixo de 2%
  • Índice de inadimplência dentro da média: entre 2% e 3%
  • Índice de inadimplência alto: acima de 3%

Com o número em mãos, está na hora de combater a inadimplência. Confira nossas dicas para deixar essa média entre 2% e 3%.

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Conte com a Juno para reduzir a inadimplência do seu negócio

O esquecimento ou confusão com a data de vencimento das cobranças é um dos principais fatores para a inadimplência e também o mais fácil de resolver. Quando você emite cobranças com a Juno, é possível o envio de lembretes automáticos de vencimento para seus clientes.

A Juno encaminha os avisos:

  • Na data da emissão;
  • 3 dias antes da data de vencimento;
  • No dia do vencimento;

Caso você opte por receber após o vencimento, no momento da emissão enviamos uma notificação no último dia do prazo estabelecido para pagamento.

Confira de que outras formas é possível reduzir o índice de inadimplência do seu negócio com a Juno:

Gestão de clientes e cobranças

Na plataforma, o gestor pode cadastrar todos os seus clientes de forma organizada, na aba Clientes, e se desejar, dividi-los em grupos para facilitar. Dessa forma, é possível visualizar todos os adimplentes e inadimplentes do negócio. 

Na aba de Cobranças é possível emitir cobranças via boleto ou cartão de crédito, sem precisar sair da Conta Juno. O gestor consegue acompanhar as cobranças que foram pagas por quais clientes e aquelas que ainda estão em aberto.

Link de pagamento 

Para facilitar ainda mais a vida dos clientes e garantir o pagamento da cobrança, com a Juno é possível criar um link de pagamento com a cobrança, que pode ser copiado e enviado pelo WhatsApp, por exemplo.

Leia também: Conheça o Link de Pagamento da Juno

Mantenha as contas do seu negócio em dia com a gestão descomplicada da Juno! 

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