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Como usar o Whatsapp Business na sua empresa?

Uma estratégia fundamental para vender mais e otimizar o processo de fidelização e retenção de clientes e é manter uma comunicação mais próxima com o público-alvo. O WhatsApp Business desempenha um papel determinante na comunicação com os clientes. Saiba mais!

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Tempo de leitura: 5 minutos

Aumentar a conversão de vendas faz parte da estratégia de todo tipo de negócio, independente do seu tamanho, tempo de mercado ou até mesmo área de atuação. Ainda que a empresa tem mais objetivos e metas traçados, vender mais costuma ser um sinônimo de aumento no faturamento – o que por sua vez, está diretamente relacionado à saúde financeira e desenvolvimento do negócio.

As empresas têm buscado cada vez mais formas de vender mais e são inúmeras as estratégias mais assertivas para alcançar esse objetivo. O importante é fazer com que o processo de vendas seja ainda mais descomplicado, garantindo que a venda seja fechada por meio de um atendimento próximo ao cliente e personalizado.

Dentro dessa lógica, muitos negócios já haviam percebido a capacidade do WhatsApp, o aplicativo para mensagens instantâneas, para gerar mais vendas, seja como uma nova forma de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), uma solução para estruturar um relacionamento mais estreito com o consumidor ou até mesmo para fechar negócios efetivamente. 

Ainda que o já muito popular aplicativo para mensagens fosse muito funcional e cumprisse, até certo ponto, algumas das funções no processo de vendas, não era o meio ideal para esse objetivo. Mas esse cenário mudou com a criação do WhatsApp Business, uma versão do app desenvolvida especificamente para negócios. 

Neste post contamos mais sobre como utilizar esse aplicativo para aumentar a conversão de vendas do seu negócio e estreitar o relacionamento com seus clientes. Vem com a gente!

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O que é o WhatsApp Business?

Até dezembro de 2019, o WhatsApp concentrava aproximadamente 120 milhões de usuários ativos no Brasil, ocupando o 4º lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros de acordo com o estudo Digital 2019, realizado pela We Are Social. O mesmo levantamento indicou que 89% dos internautas do país usam o aplicativo todos os dias.

Esse potencial todo chamou a atenção de diversos tipos de negócios, que passaram a enxergar no aplicativo uma grande possibilidade comercial. Muitas empresas já utilizavam a versão tradicional do WhatsApp para fechar negócios, mesmo que o aplicativo, até então, não contasse com os recursos ideias para isso. No entanto, em janeiro de 2018, o cenário mudou completamente com a chegada do WhatsApp Business – WhatsApp para empresas, traduzido do inglês. 

Disponível para iOS e Android, a versão do aplicativo desenvolvida para alavancar negócios, facilita a interação entre empresa e cliente, com muitas funcionalidades que o WhatsApp tradicional não oferece, como a possibilidade de criação de um perfil comercial, ferramentas de automação e classificação de mensagens, por exemplo. 

Segundo o próprio site do WhatsApp Business, o aplicativo foi desenvolvido para alavancar pequenos e médios negócios, que precisavam de uma comunicação mais direta e personalizada com seu público-alvo. No entanto, o app tem funcionado muito bem no processo de vendas de empresas de grande porte também. 

Além da possibilidade de enviar mensagens de texto e de voz, imagens, vídeos e até mesmo arquivos em PDF, como na versão tradicional do app, o WhatsApp Business permite maior interação de seus usuários com seus respectivos clientes.

Como funciona o app?

Atualmente, o WhatsApp Business é uma importante ferramenta de prospecção, atendimento, engajamento e vendas para clientes. O aplicativo oferece uma série de funcionalidades específicas para garantir a otimização na gestão dos negócios: 

Perfil comercial

Ao mudar o tipo de conta, de um perfil pessoal para comercial, o usuário consegue exibir informações fundamentais para o negócio, como endereço, e-mail e site da sua empresa, por exemplo.

Estatísticas

A versão para negócios do WhatsApp fornece um conjunto de estatísticas e análises sobre o alcance e engajamento na comunicação entre empreendedor e cliente. A partir delas, o usuário consegue visualizar quantas de suas mensagens foram entregues e visualizadas, por exemplo. 

Automação de mensagens

É por meio desse recurso que o usuário pode criar mensagens automáticas, o que torna a comunicação com os clientes mais rápida e eficiente, especialmente para mensagens de saudação ou para períodos fora do horário de atendimento padrão do negócio. Dessa forma, o usuário otimiza tempo e o cliente não fica sem resposta. 

Etiquetas

As etiquetas possibilitam que categorizar conversas e grupos, tornando o app mais organizado, o que melhora sua usabilidade.

Como ativar o perfil de negócios no WhatsApp Business

São apenas alguns passos para organizar tudo e começar a vender mais pelo WhatsApp:

1– Baixe o aplicativo WhatsApp Business (disponível para Android e iOS);

2 – Complete o cadastro inicial;

3 – Adicione informações sobre sua empresa em Configurações > Configurações da empresa. Inclua dados relevantes do seu negócio como horário de funcionamento, descrição e localização;

4 – Programe mensagens de saudação, respostas rápidas e respostas automatizadas de ausência;

5 – Também é possível usar etiquetas do app para categorizar os clientes e organizar melhor as conversas.

Leia também: Como enviar cobranças e vender pelo WhatsApp

Envie cobranças pelo WhatsApp Business com o Link de Pagamento da Juno

Se a venda for fechada por uma conversa no WhatsApp, não perca clientes pedindo que ele vá até o seu site ou loja virtual para então fazer o pagamento pelo serviço. Muita gente acaba esquecendo ou desistindo da compra justamente nessa hora.

A solução é enviar a cobrança diretamente para o WhatsApp do cliente. Com um link de pagamento que redireciona ele para o carrinho (checkout) na mesma hora. Isso agiliza muito a venda porque impede que ele se perca no seu site ou desista por achar que vai demorar muito para completar a compra. 

Com o Link de Pagamento da Juno, é possível emitir  cobranças por boleto ou cartão de crédito, além de personalizar a experiência de compra do cliente com a sua marca.

Nesse link você define as principais informações da cobrança, envia para o seu cliente e ele mesmo escolhe alguns detalhes e finaliza o pagamento, tanto no celular como no computador.

Para gerar esse link, acesse sua Conta Juno, clique na aba Link de Pagamento e então clique em Criar Link de Pagamento.

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Configure alguns detalhes da cobrança: o que está vendendo, se seu cliente vai poder pagar por boleto ou cartão de crédito, qual o valor da cobrança, se aceita pagamento parcelado. Você pode escolher qual o prazo para pagamento e, se quiser, pode dar um código para o produto vendido.

Além disso, você pode escolher a quantidade de itens no carrinho, determinar se o preenchimento do endereço deve ser obrigatório e incluir o valor do frete.

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É só confirmar e o seu link de pagamento vai ser gerado na hora! Compartilhe ele onde quiser: no WhatsApp, Facebook, Instagram ou em qualquer outro lugar.

Quando o cliente abrir o link, ele já vai direto para o carrinho (checkout) e é só completar as informações de pagamento! Isso faz com que ele tenha uma experiência rápida de compra e ainda personalizada com a sua marca.

Quando um pagamento for feito, a gente avisa para que você possa entregar seu o produto.

Gerencie todos os links que já criou sempre que quiser direto na aba de Link de Pagamento e também na aba de Cobranças.

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Agora é só aproveitar e fazer muitas vendas!

Leia também: Conheça o Link de Pagamento da Juno

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