E-commerce

Como usar o split de pagamentos na sua plataforma

O split de pagamentos é uma solução pensada especialmente para marketplaces. Com ele, é possível dividir o valor de uma venda entre todos os lojistas envolvidos. Saiba como usar o split de pagamentos no seu negócio!

split de pagamentos imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar das dificuldades que diversos setores da economia têm enfrentado, esse é um dos momentos mais promissores para o comércio eletrônico do Brasil nos últimos 20 anos. De acordo com a 43ª edição do relatório Webshoppers, feito pela Ebit | Nielsen, o e-commerce brasileiro chegou à marca de R$87 Bi em vendas em 2020.

Dentro desse cenário mais do que promissor, os marketplaces também ganharam destaque em 2020. Segundo dados divulgados pelo mesmo estudo, o comércio eletrônico fechou o ano com 13 milhões de novos consumidores. 

Esse crescimento que surpreendeu até mesmo os especialistas da área econômica se deve, em grande parte, por uma mudança no comportamento do consumidor provocada pela pandemia do coronavírus. Desde março do ano passado, a OMS tem recomendado o distanciamento social como uma das formas de conter o vírus e isso mudou a maneira de consumir, aumentando o número de compras online. 

Com esse novo perfil de consumidor online, os marketplaces oferecem uma excelente experiência de compra, pois funcionam como verdadeiros shoppings virtuais, em que existe uma grande oferta de produtos de diferentes lojistas. 

O crescimento no segmento também foi observado na quantidade de pedidos realizados online: foram 106,6 milhões, o que representa um aumento de 56% em relação a 2019. 

A melhor estratégia para gerenciar os pagamentos entre diferentes lojistas dentro de um mesmo marketplace fica por conta do split de pagamentos. Neste artigo, você fica sabendo as vantagens dessa solução e de que forma implantá-la no seu negócio. Vem com a gente!

split de pagamentos imagem descritiva

O que é um split de pagamentos, afinal?

Quando pensamos em toda a facilidade que o marketplace oferece para o processo de vendas, uma questão comum é sobre como funciona o pagamento online, considerando que neste cenário são vários lojistas vendendo seus produtos em um mesmo ambiente virtual. É justamente aí que entra o conceito de split de pagamentos, uma funcionalidade exclusiva de marketplaces. 

O split possibilita a divisão de valores na plataforma, de maneira automática, na hora da autorização da compra entre as partes envolvidas na transação. 

O consumidor não percebe esse processo todo, e efetua o pagamento único da compra, como faria normalmente em qualquer loja virtual, mesmo que em seu carrinho existam produtos de lojistas diferentes. É nesse sentido que o split funciona: o valor vai ser dividido e cada loja vai receber a fatia exata referente aos seus produtos, já com a taxa do marketplace incluída.

Quais são as vantagens de um split de pagamentos?

A solução do split de pagamentos traz muito mais otimização para um dos processos mais importantes de uma venda, que é o de fechar o pagamento e converter a venda de fato. Conheça os principais benefícios do split:

Aumento da taxa de conversão

O split de pagamento facilita muito o processo de compra para o consumidor, tornando o checkout mais simples e até mesmo mais intuitivo, pois o cliente consegue finalizar a compra com um ou poucos cliques, o que faz com que os e-commerces aumentem sua taxa de conversão de vendas. 

Automação nos lançamentos

O lojista não precisa se preocupar com cada compra realizada para garantir que o pagamento seja efetuado para seu e-commerce: o lançamento dos pedidos e a divisão dos valores entre cada lojista é feita de forma automática. Além de agilizar o processo, isso minimiza as chances de erro e otimiza o trabalho da equipe.

Controle dos pedidos

A solução possibilita a identificação do status dos pedidos: pagamentos recebidos, processados, cancelados e em andamento. Dessa forma, o lojista tem controle de como anda o seu e-commerce e consegue fazer análises importantes para o negócio, como fluxo de caixa, por exemplo.

Como viabilizar o split de pagamentos no seu marketplace?

Facilitar o processo de pagamento de um marketplace é essencial para manter a conversão de vendas do seu negócio e já apontamos por aqui que é por meio do split de pagamentos que isso acontece da melhor forma possível. 

Aqui na Juno, você tem duas opções para implementar essa solução fundamental no seu negócio: 

O Multisplit Juno é o nosso sistema inteligente de split de pagamentos, e oferece uma série de vantagens exclusivas para o seu marketplace, confira:

  • Decida entre quantas pessoas dividir o valor total da venda;
  • Determine como acontece a divisão do valor recebido;
  • Escolha quem paga as taxas pela emissão da cobrança;
  • Tenha a liberdade de modificar o split de uma cobrança que ainda não foi paga.

Saiba mais sobre essa funcionalidade que vai aumentar a conversão de vendas da sua loja virtual aqui.

A outra possibilidade é por meio do plugin Juno Split, que foi desenvolvido especialmente para disponibilizar a funcionalidade de split de pagamento da Juno aos plugins Dokan, WC Vendors e Product Vendors, otimizando o processo de recebimento de vendas e tornado o gerenciamento financeiro das lojas online muito mais descomplicado. 

Para facilitar ainda mais a rotina financeira do seu negócio, o Juno Split funciona tanto para cobranças realizadas no cartão de crédito quanto no boleto bancário. 

Saiba todas as vantagens de vender com o Juno Split: 

  • Emita cobranças via cartão de crédito e boleto bancário através da Juno, tudo de forma integrada com o seu e-commerce;
  • O seu cliente faz o pagamento no seu checkout;
  • O valor entra em nossa conta operacional;
  • Os valores são transferidos para a conta bancária da sua escolha.

O plugin Juno Split está disponível para download aqui. 

Confira o passo a passo completo para instalar o Juno para WooCommerce nesse vídeo que preparamos para você:

Quer integrar com a Juno?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟