Tecnologia

Como usar o plugin da Juno para OpenCart?

Uma loja online por si só não é o suficiente para gerenciar o negócio e aumentar a conversão de vendas. Para isso existem os plugins, complementos que permitem a personalização a aprimoração do e-commerce. Conheça tudo que o Juno para OpenCart pode fazer pelo seu negócio!

Plugin imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer a gestão de uma loja online vai muito além de apenas criar um site e oferecer produtos de qualidade para os consumidores. Para que esse processo seja seja bem sucedido, é necessário que uma série de estratégias de vendas e marketing sejam colocadas em práticas, além de questões propriamente técnicas, que dizem respeito à ferramentas com capacidade de aumentar o poder de conversão de vendas de um e-commerce. 

Esse é o papel dos chamados plugins, que são complementos capazes de agregar ou até mesmo modificar funcionalidades em um site. Esse tipo de ferramenta oferece diversas funções para que a pessoa responsável por fazer o e-commerce acontecer possa personalizá-lo, deixando com a cara do negócio. 

O plugin Juno para OpenCart está disponível para download aqui. 

Na prática, os plugins são programas instalados em um site que permitem a utilização de recursos que não estão disponíveis de forma nativa por meio do HTML. 

Um exemplo de como isso funciona fora do universo do comércio eletrônico, é o Java, que é muito conhecido pelos usuários. 

Em outras palavras, os plugins são criados para facilitar a adição de novas funcionalidades, dando mais flexibilidade e deixando o sistema mais modular e personalizável. Além disso, o plugin também otimiza o seu trabalho e proporciona melhor experiência do usuário para quem está navegando pelo seu site.

Para e-commerces, os plugins vão ainda além, possibilitando soluções como emissões de cobrança, checkout transparente e muito mais, como é caso do OpenCart. Ele é um sistema para comércio eletrônico com código aberto, desenvolvido em PHP e licenciado nos termos da GNU General Public License, em outras palavras, é uma solução pronta e gratuita para gestão de loja virtual que você pode modificar livremente. 

Neste post contamos mais sobre plugins e apresentamos com mais detalhes o nosso Juno para OpenCart. Vem com a Gente! 

Plugin imagem descritiva

Como funciona um plugin para sites?

Se você possui um e-commerce divulgar produtos ou serviços, por exemplo, os plugins podem ser verdadeiros aliados. Ele é uma peça que vai aumentar os recursos do seu e-commerce, dando mais possibilidades para você construir sua loja virtual do jeito que quiser. 

Usar plugin é a forma mais recomendada de aumentar o potencial do e-commerce como um todo. Em vez de de contratar um programador para editar os códigos originais do seu gerenciador de conteúdo, você pode baixar e ativar um plugin já desenvolvido. 

É só plugar os códigos adicionais nos códigos principais e pronto: você tem uma nova funcionalidade. 

Leia também: Integre seu e-commerce com os plugins da Juno

O que é  e como funciona o OpenCart?

O OpenCart é um sistema criado especialmente para e-commerces, com código aberto, desenvolvido em PHP e licenciado nos termos da GNU General Public License. É uma solução gratuita e que já vem pronta para gestão de lojas online, com a possibilidade de modificar livremente, justamente por ser open source.

Esse plugin permite a gestão de pedidos, múltiplos meios de pagamento e formas de envio, além de possibilitar a expansão de funcionalidades e customização de temas e templates  por meio de extensões. A plataforma também já vem com suporte para URLs amigáveis e SEO (Search Engine Optimization). 

O sistema conta com uma administração simplificada e intuitiva, pois foi desenvolvido justamente com o objetivo de ser leve e rápido. Para isso, o OpenCart tem um sistema de cache de informações desenvolvido para agilizar o carregamento das informações, utilizando a biblioteca JQuery em vários recursos, para carregar informações sem a necessidade de atualizar as páginas.

Vantagens do OpenCart

Conheça todos os benefícios do plugin OpenCart:

  • Open source: o OpenCart é gratuito e mantém todo o seu código aberto e disponível no GitHub;
  • Mais segurança: a plataforma recebe constante atualização, correções e melhorias, tudo de forma gratuita;
  • Responsivo: os temas para o OpenCart são adaptados para dispositivos móveis, como celulares e tablets, por exemplo;
  • Customizável: há diversas extensões e temas para OpenCart, que possibilitam customizar a loja conforme suas necessidades.

Conheça o plugin Juno para OpenCart

Com a versão do plugin da  Juno para o OpenCart, é possível gerar cobranças por boleto bancário e cartão de crédito diretamente a partir da sua loja online e o melhor: tudo de forma transparente. 

O plugin também conta com o recurso juros por parcela, que permite a configuração de juros em cima de um número específico de parcelas.

Não deixe de conhecer as funcionalidades do nosso plugin! Confira algumas delas:

  • Geração cobranças por boleto bancário e cartão de crédito por checkout transparente, direto pelo site;
  • Percentual de juros mensal no cartão do cartão de crédito;
  • Recebimento de notificação de pagamento diretamente em seu e-commerce;
  • Parcelamento de cobranças no boleto, em até 24x, e cartão, em até 12x. O número de parcelas pode ser editado por método de pagamento (Ex: 1x no Boleto e 6x no Cartão);
  • Emissão de cobranças testes e simulação de pagamentos em nossa plataforma de testes.

Como instalar o plugin

Requisitos

Para o uso do Juno para OpenCart, recomendamos que o seu site tenha as seguintes configurações:

  • Versão do PHP: 7.0 a 7.4
  • Versão do Opencart: 3.x até 3.0.3.2  
  • Protocolo SSL/TLS

Importante: a versão do PHP requerido depende diretamente da versão do Opencart instalada. 

Os requisitos podem variar de acordo a versão do seu Opencart. Para conferir com detalhes, acesse a documentação oficial da extensão.

Para utilizar da extensão é necessário que você possua um cadastro completo na Juno. Pela sua Conta Juno, é possível gerar credenciais. 

  • Para criar sua conta em produção, clique aqui
  • Para criação de conta de sandbox, basta acessar esse link.  

Instalação

Recomendamos a realização de um backup no seu sistema antes de instalar o módulo da Juno em produção, combinado?

Importante: O nome das seções podem variar de acordo ao idioma de instalação da sua loja.

1. Na área administrativa do OpenCart, clique no ícone Extensões e então Instalador;

2. Em seguida, clique em  Instalador de extensões e faça o upload do arquivo .zip.;

3. Depois disso, acesse Modificações e clique no ícone em azul para aplicar a alteração. Pronto, o plugin foi instalado!

Após a instalação do plugin, acesse sua Conta Juno para gerar as credenciais necessárias para uso do plugin: Token Privado, Token Público. 

O plugin Juno para OpenCart está disponível para download aqui

Aumente o poder de conversão de vendas do seu e-commerce de uma forma descomplicada ao integrar com o Juno para OpenCart!

Fale com um especialista da Juno e integre sua loja virtual com o Juno para OpenCart!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟