Como usar o Pix dentro da sua Conta Juno?

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
10 min de leitura
08/10/2020

Já em ritmo de contagem regressiva, o Pix do Banco Central está a pouco menos de um mês de entrar oficialmente em operação no país todo, e mudar a forma como as transações bancárias são realizadas. Saiba como o novo sistema de pagamentos instantâneos vai funcionar na sua Conta Juno!

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, está cada vez mais próximo de entrar oficialmente em operação. Já em contagem regressiva, a data está marcada para o dia 16 de novembro de 2020, e a partir daí, a forma de efetuar e receber pagamentos no Brasil vai ganhar uma dinâmica totalmente diferente do que estamos acostumados.

A virada de jogo vem principalmente na velocidade e disponibilidade em que as transações bancárias passam a acontecer a partir do novo sistema. Até então, as transferências entre contas sempre foram feitas por meio de TEDs e DOCs. E os pagamentos de contas são realizados via boleto bancário, cartões, transações físicas ou até mesmo com dinheiro vivo.

Algumas dessas operações bancárias podem levar dias para serem realizadas e ainda acarretar custos para os clientes. Em bancos tradicionais, por exemplo, uma TED pode custar entre R$ 8,00 e R$ 16,00. E é justamente nesses fatores que o Pix veio para fazer toda a diferença. 

Com o Pix, as operações bancárias passam a acontecer em até 10 segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana e do ano, o que inclui finais de semana e feriados.

Além de toda essa velocidade e disponibilidade, o custo para realizar transações pelo novo sistema do Bacen vai ser muito menor do que o que temos hoje no mercado. É realmente uma revolução nos sistemas de pagamento e ela está logo ali! 

O Pix também vem para mudar a forma como os negócios efetuam suas cobranças, tornando o processo ainda mais descomplicado e mais otimizado. Na sua conta digital da Juno, você já vai poder utilizar o novo sistema de pagamentos do Banco Central. Vem com gente conferir como vai funcionar

Conta Digital Juno

Antes de mais nada, já sabe sabe da novidade? Desde setembro de 2020, a Conta Juno passou a ser uma conta digital, com código bancário 383 e agência 0001! 

Para os clientes Juno, ao acessar a conta, tanto pela plataforma quanto pelo app, a conta digital já está habilitada, sem que eles precisem ativar ou fazer nenhum processo. 

Para quem ainda não tem cadastro com a gente, o processo também é automático: ao criar sua nova Conta Juno ela já vai ser digital e oferecer muitas vantagens para você e o seu negócio. 

Leia também: Como funciona a conta digital na Juno

Toda a operação do Pix acontece direto no seu smartphone, de onde você estiver! E você já tem acesso a um menu especial dedicado ao novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central no App Juno. Ainda não baixou nosso app? Ele é gratuito, sem mensalidade e está disponível nas versões Android e iOS!

Leia também: App Juno: saiba tudo que o nosso aplicativo pode fazer pelo seu negócio

Pix imagem descritiva

Calendário Pix

O calendário do Pix tem duas grandes datas oficiais:

  • 05 de outubro: a abertura do cadastramento das Chaves Pix;
  • 16 de novembro: Pix entra em operação.

Isso significa que a partir de agora sua Conta Juno já tem um menu especial do Pix, como mencionamos anteriormente. 

Mas além dessas duas datas, aqui na Juno, o calendário Pix teve dia a mais que marcaram 2020 no processo de tornar possível o novo sistema de pagamentos instantâneos do Bacen.

Linha do tempo do Pix na Juno

Além da Juno fazer parte do time de fintechs com mais de 500 mil contas ativas (que vai passar a operar com o Pix a partir de novembro), também fazemos parte de um outro time bem especial. Junto com outras 24 empresas no país todo, a Juno é autorizada e reconhecida como Instituição de Pagamentos pelo Banco Central!

“Nossa linha do tempo com esse projeto começa oficialmente quando a gente recebeu a nossa autorização do Bacen para virar uma Instituição de Pagamentos em 02 de janeiro de 2020.” conta Gustavo Schmidt, Product Manager responsável pelo projeto Pix dentro da Juno.

“A partir do momento que veio a autorização da Juno como Instituição de Pagamentos e a gente viu que não era só uma possibilidade, mas era uma realidade pra gente em um aspecto muito importante, de que a gente estaria em um pé de igualdade com os bancos, com as mesmas condições de acesso, com as mesmas condições de participação, como Participante Direto do Pix.”. complementa André Carréra, Head do time de Produto da Juno.

Ao longo de 2020, outras datas marcaram o desenvolvimento do Projeto Pix por aqui:

  • Dia 18 de março, foi a data em que a Juno se inscreveu como Participante Direto do Pix;
  • 31 de agosto envio do Projeto Pix para homologação do Banco Central. “Esse era o momento de mostrar para o Bacen como vai ser essa experiência para os nossos usuários.”, comenta Gustavo Schmidt;
  • No dia 02 de outubro, a Juno foi homologada como Participante Direto do Pix;
  • Em 03 de novembro, na semana anterior ao lançamento oficial do Pix para o mercado de pagamentos do Brasil, a Juno começou com a operação restrita do novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Como o Pix funciona?

Com transações bancárias muito mais baratas e realizadas de forma muito  mais rápida, o Pix veio para facilitar a vida tanto do consumidor final quanto de negócios. Na prática, todo mundo que possui uma conta corrente já começou a poder utilizar o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central desde de novembro. 

No novo sistema de pagamentos do Banco Central, as Chaves Pix são a nova forma de identificar endereços bancários. Por meio dessas chaves, o Bacen reconhece sua conta no banco e valida suas transações bancárias. Mas o que são essas chaves e como isso funciona? São dados como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, que ficam vinculados aos seus dados bancários. Tudo isso fica registrado no DICT (Diretório de Contas Transacionais).

Leia também: Tudo sobre as Chaves Pix

As transações via Pix acontecem por meio de QR Codes Estáticos e Dinâmicos:

QR Code estático 

Esse tipo de QR Code pode ser utilizado em mais de uma transação, isso significa que pode estar impresso no PDV (Ponto de Venda), ser utilizado para dividir o valor de uma pizza entre amigos. Em outras palavras, ele é o tipo de código ideal para compartilhar, com segurança, dados bancários para realizar transferências. 

QR Code dinâmico 

O QR Code dinâmico, por sua vez, desempenha a função de uma cobrança mais formal, de um modo geral associada a um boleto. É o tipo de código que vai ser muito utilizado para realizar pagamentos ou cobranças em e-commerces, por exemplo. 

O Pix também oferece a possibilidade de inserir informações manuais para direcionar um pagamento, utilizando as mesmas chaves registradas no DICT – e-mail, CPF/CNPJ ou telefone – para determinar o destinatário de uma transação.

Outra opção é a Chave Aleatória, que é o endereço virtual de pagamento, e é uma forma de manter a privacidade do cliente no uso do QR Code estático. Ele funciona a partir de um número hexadecimal com 32 caracteres, e é gerado de forma aleatória e exclusiva pelo DICT.

Com o Pix, as transações acontecem em questão de segundos para o usuário, que pode se cadastrar como pessoa física, a partir do seu CPF, telefone ou e-mail, da mesma forma que mostramos acima, ou registrar um negócio por meio do seu CNPJ. O Pix é pra todo mundo, mesmo! 

Quer saber como criar sua Chave Pix com a Juno? Dá o play nesse vídeo que preparamos para você! 

Por que criar uma chave?

É necessária a criação de pelo menos uma Chave Pix para gerar cobranças pelo novo sistema de pagamentos do Banco Central via QR Codes dinâmicos ou estáticos.

Se você criou uma chave e outra instituição de pagamentos ou banco e quer usar o Pix pela Juno, pode ficar tranquilo. Você só precisa pedir a portabilidade da sua Chave Pix! Essa forma muito simples de migrar suas chaves de umas instituição financeira para outra

O pedido de portabilidade das chaves pode ser feito direto pelo seu app e a solicitação costuma acontecer em no máximo até 7 dias, e sua chave já vai estar vinculada à sua Conta Juno e você já vai poder utilizar o Pix para emitir cobranças!

A Juno já está com o sistema instantâneo de pagamentos do Bacen disponível no App Juno e também no fluxo de emissão de cobranças da sua Conta Juno pela plataforma, pois você já vai poder emitir boletos com QR Code dinâmico do Pix.

“Isso conversa muito com a nossa perspectiva de trazer também a experiência do Pix linkada com o processo de emissão de cobranças porque o cliente que vai pagar o nosso cliente vai ter o Pix como uma experiência de pagamento, que é melhor, que é imediata, que é barata.”, conta André Carréra.

É só entrar na sua Conta Juno pelo aplicativo ou pela plataforma e aproveitar tudo que essa novidade tem para oferecer para você e seu negócio.

Pix imagem descritiva

Como o Pix funciona na sua Conta Juno

Pelo Pix, a maioria das operações, com a exceção da emissão dos boletos, acontece direto pelo seu smartphone, de onde você estiver.

Ao acessar o seu App Juno, você encontra o menu Pix, um ambiente todo voltado para realizar as operações com o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Nesse menu, você pode: 

  • Criar e gerenciar Chaves Pix;
  • Fazer transferências pelo Pix;
  • Gerar QR Codes estáticos;
  • Pagar QR Codes Pix.

Leia também: Como gerar o seu QR Code Pix na Juno?

“Você vai poder fazer pagamentos usando o Pix. Então você vai poder ler um QR Code, copiar um QR Code e fazer o pagamento. Assim como você usa o app da Juno hoje para fazer o pagamento de contas bancárias, você vai poder usar o seu extrato de recebimentos da Juno para fazer compras em qualquer lugar, seja na web, seja no mundo físico, que a gente vai ver os QR Codes do Pix por aí.”, explica Gustavo Schmidt.

Quer saber tudo sobre os bastidores do Pix na Juno? Assista na íntegra ao painel comandado pelos próprios André Carréra e Gustavo Schmidt na nossa Imersão Pix para Negócios:

Revolucione seu negócio com o Pix na sua Conta Juno!

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?