Meu negócio Tecnologia

Como usar automações na gestão da sua empresa de segurança

Automações para empresas de segurança da informação garantem agilidade e otimização para o negócio. Saiba como implementar esse tipo de sistema na sua empresa!

Empresa de segurança imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

A automação já faz parte da realidade da maior parte dos negócios, independente do porte ou segmento. Esse tipo de solução tecnológica pode ser utilizada desde o gerenciamento de dados de uma equipe,  até mesmo à gestão de processos industriais. 

Nesse cenário, a automação aplicada em empresas do segmento de segurança da informação funciona muito bem, mas por outro lado demanda atenção extra, pois esse processos automatizados nessa área podem ficar um pouco mais vulneráveis a ataques e falhas de segurança, o que pode afetar diretamente os sistemas e autonomia das atividades que utilizam hardwares e softwares para operar.

Por isso, é fundamental entender qual é a melhor forma de utilizar a automação na gestão da sua empresa de segurança e garantir a disponibilidade dos sistemas, sempre com foco em bons resultados para o seu negócio. Mas antes de mais nada, é importante entender o conceito de automação e como essa estratégia pode funcionar no seu negócio.

Leia também: Como fazer a gestão de uma empresa de segurança

O que é a automação de processos?

A automação pode ser entendida como uma estratégia de otimização estrutural do negócio a partir da utilização de ferramentas e soluções tecnológicas que têm como objetivo organizar, simplificar e, principalmente, agilizar os processos internos de uma empresa como um todo.

O principal sentido de implantar sistema de automação em uma empresa é substituir processos manuais ou até mesmo ultrapassados, que já não fazem mais sentido na evolução tecnológica do negócio e tornam as atividades mais lentas e menos eficientes, o que acaba impactando diretamente na geração de resultados. 

E é justamente nesse momento que os gestores buscam soluções como a automação, que contam com um bom potencial para lidar com um grande de dados e informações com velocidade.

A importância da automação para as empresas

A rotina do negócio ganha muito com a implementação da automação, pois torna os processos operacionais e procedimentos administrativos muito mais otimizados. De um modo geral, é possível observar que toda a cadeia produtiva da empresa acaba sendo beneficiada, pois  em termos de lucratividade, a adoção desse formato traz impactos positivos em médio e longo prazo. 

Tarefas como elaboração de relatórios, preenchimento de planilhas, realização de controle financeiro e gestão da informação ficam por conta de sistemas automatizados, que são muito mais precisos na elaboração desse tipo de tarefa e ainda ajudam na redução de custos das empresas. 

Principais benefícios da automação de processos

  • Otimização de tempo
  • Ganho em competitividade 
  • Gestão mais segura e eficaz
  • Redução de custos
  • Facilidade de acesso à informação
  • Padronização de tarefas
  • Aumento na produtividade

Como usar a automação de processos na sua empresa de segurança da informação?

Empresa de segurança imagem descritiva

O primeiro passo para a implementação de uma automação na sua empresa de segurança da informação é fazer um mapeamento, ou seja, entender como os sistemas e processos do seu negócio funcionam atualmente e planejar o que pode ser automatizado.

Depois dessa etapa, é importante criar um cronograma de implantação de automações e planejar uma estratégia. O ideal é começar pelos aspectos mais simples, que vão trazer um retorno financeiro mais rápido para o seu negócio, e depois passar para os processos mais complexos. 

Para garantir o sucesso da operação, é importante monitorar os resultados e para isso será necessário se basear em dados e métricas para embasar a maior parte das suas decisões. Assim, caso o seu sistema de automação mostre falhas, é possível corrigi-las e reestruturar o planejamento com segurança.

Quais sistemas de automação implantar em uma empresa de segurança de dados?

Processos de TI

Muitas vezes chamada de automação de infraestrutura, é o uso de softwares para desenvolver instruções ou processos reproduzíveis capazes de reduzir ou até mesmo substituir a interação humana com sistemas de TI. 

Ambientes de TI modernos e dinâmicos precisam ter a capacidade de escalar em grande  velocidade e a automação de TI é fundamental para tornar isso viável.

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica é uma obrigação empresarial e fazer isso de forma manual demanda tempo e pode sofrer falhas. Por isso contar com um sistema de automação deste tipo de documento, seja a Nota Fiscal de Produto (NF-e), Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) ou a Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e), garante agilidade, segurança e eficiência à sua empresa.

Atendimento ao cliente

Melhorar e otimizar o atendimento ao cliente é prioridade da grande maioria dos gestores das empresas, independente do segmento ou porte. Chatbots e agentes virtuais são ideais para solicitações repetitivas, fáceis e repetitivas e para clientes que desejam o autoatendimento. 

O ideal é o que o atendimento da sua empresa de segurança seja o mais humanizado o possível, mas contar com automação para atendimentos simples pode otimizar o trabalho a sua equipe.

Pagamentos

A parte de pagamentos da empresa é essencial para a saúde financeira do negócio e é uma das áreas que demanda bastante tempo e uma equipe focada, com muitos processos manuais. Contas com plataformas que façam a automação de pagamentos – como a Juno – garante a otimização desse processo financeiro com agilidade e segurança. 

Conte com a Juno para a fazer a gestão dos seus pagamentos e cobranças direto na plataforma. Além disso, você tem acesso a sua sua carteira de clientes, conseguindo visualizar quem está inadimplente. Você também conta com relatórios que mostram o faturamento da sua empresa nos últimos dias, meses, ano e total. Dessa forma é possível acompanhar com tranquilidade a saúde do seu negócio. 

Gostou de saber mais sobre automação para empresas de segurança? Conta pra gente nos comentários 😉