Materiais gratuitos

Prestador de serviço: como ser mais produtivo

A desorganização e falta de foco afetam o seu negócio como prestador de serviço de uma forma extremamente negativa. Quando você deixa de prestar atenção em tarefas, reduz o ritmo ou demora para resolver projetos a empresa perde em profissionalismo e qualidade do serviço oferecido. Quer saber como ser mais produtivo e aumentar o desempenho […]

Por lais
Prestador_de_servico_como_ser_mais_produtivo
Tempo de leitura: 4 minutos

A desorganização e falta de foco afetam o seu negócio como prestador de serviço de uma forma extremamente negativa. Quando você deixa de prestar atenção em tarefas, reduz o ritmo ou demora para resolver projetos a empresa perde em profissionalismo e qualidade do serviço oferecido.
Quer saber como ser mais produtivo e aumentar o desempenho e resultados da sua empresa?! Confira as nossas dicas:

Dicas para ser mais produtivo como prestador de serviço

Organize-se

Vale comprar uma agenda, instalar aplicativos de produtividade ou manter uma lista com post-its no calendário sobre a sua mesa. O importante é deixar todas as tarefas do dia a dia bem claras e visíveis. Isso serve para que você não agende compromissos no mesmo horário, não sobrecarregue a sua rotina e não fique sem saber qual projeto precisa entregar primeiro.

Defina prioridades

Atividades urgentes são aquelas que exigem atenção imediata. Enquanto as importantes demandam planejamento, com um prazo bem definido. Analise suas tarefas e divida quais delas são urgentes, o que é importante e o que você pode deixar para resolver mais tarde. Com isso em mente, fica mais fácil colocar uma ordem na sua produção e executar algo até o final. Aí, você não acumula pedidos ou projetos.

Entenda a sua forma de trabalhar

Você é mais produtivo à tarde ou pela manhã? Gosta de trabalhar com fones de ouvido ou no mais completo silêncio? Precisa de algum objeto (como bolinhas anti stress) que o ajuda a reduzir a ansiedade e pensar com clareza? Entenda os sinais do seu corpo e da sua mente antes de iniciar uma atividade e adeque a sua rotina para trabalhar bem descansado, com tranquilidade e foco.

Não adie compromissos

Às vezes parece mais cômodo adiar compromissos porque está chovendo demais para sair do escritório. Ou então porque você quer aproveitar um pouco mais a conversa com os amigos. Porém, a longo prazo, protelar pode resultar em uma agenda bagunçada, horários apertados e um dia atribulado, sem que você consiga se concentrar em tudo o que precisa fazer. Então, nada de deixar as coisas para depois. Seja uma reunião, uma planilha que você deve finalizar ou ações que precisa realizar. Se precisar reagendar alguma coisa, devido a um imprevisto, marque imediatamente a data na agenda.

Crie um ambiente de trabalho estimulante

Limpe sua mesa, deixe materiais de escritório no seu devido lugar e trabalhe com a postura reta. Se você faz home office, escolha um ambiente calmo e sem interrupções, além de sempre sentar corretamente (nada de ficar na cama, de pijama!) e manter um horário rígido. Dessa forma, você melhora a produtividade ao se livrar de distrações, papelada e incômodos que podem tirar sua atenção.

Saiba dizer não

Um dos motivos para a falta de produtividade do prestador de serviço é o acúmulo de tarefas. Se você não quer realizar alguma coisa ou já está com muitos projetos na pauta, aprenda a delegar tarefas ou seja sincero com as pessoas. E isso inclui colegas, chefes e até membros da família: diga que não pode se envolver com aquilo que estão pedindo. Se você não se compromete com novas atividades o tempo todo, fica mais fácil terminar o que já está nas suas mãos com qualidade e dentro do prazo.

Adote uma ferramenta de cobrança recorrente

Com esse tipo de funcionalidade, você não se preocupa em emitir faturas para os mesmos clientes a cada mês. O que claro, ocupa uma boa parte do dia do prestador de serviço e pode até causar problemas caso esqueça de anotar algum pagamento. Com a JUNO, você consegue organizar as cobranças em faturas automaticamente, sem precisar se lembrar de cada boleto que deve ser emitido. 😉

Melhore a alimentação

O que você come influencia a sua atenção, então prefira alimentos integrais, leves e sem grandes quantidades de gordura. Uma alimentação mais saudável não pesa no estômago. Além disso, estimula o funcionamento dos órgãos e evita aquele peso na região abdominal, que sempre aparece acompanhado de cansaço, sonolência e falta de energia. E nada de marcar reuniões no horário do almoço ou comer em frente ao computador. Separe um período do dia para almoçar com calma (de preferência entre 12h e 13h30), em uma mesa apropriada. E nada trabalhar ao mesmo tempo!

Não abra seu e-mail o tempo todo

Atualizar constantemente a caixa de entrada e responder a cada e-mail imediatamente parece eficiente, mas acaba gerando um grande problema. Além do tempo que você gasta ao parar suas atividades para responder e-mails, essa atitude dá aos clientes, fornecedores e colegas a impressão de que você está sempre ativo e pronto para responder. Com isso, as pessoas podem querer respostas imediatas a todo momento. Isso vai fazer elas ligarem para você e exigirem que atenda ou reclamarem quando você não responder em pouco tempo. Deixe esse hábito de lado e foque no que você precisa terminar; depois disso, reserve um período do seu dia para responder aos e-mails e dar atenção às mensagens e telefonemas.

Tenha um tempo para si mesmo

Evite ficar no escritório muito tempo depois do expediente, faça uma atividade prazerosa (como um exercício físico, aulas criativas ou um passeio), reserve um momento do dia para meditar. Com isso, você consegue desligar a mente e se recompor, o que deixa a rotina e a organização das atividades muito melhor no dia seguinte. Dessa maneira, você torna-se um prestador de serviço melhor e mais inspirado.
E, se sentir que nada funcionou, considere tirar férias ou repousar por alguns dias. A falta de atenção e produtividade como prestador de serviço pode indicar noites mal dormidas, cansaço físico e mental, e um bom descanso pode ser o melhor remédio para o corpo voltar a funcionar corretamente e com mais energia.