Meu negócio

Como o contador pode gerar lucro para os seus clientes?

A contabilidade tem sido vista cada vez mais como estratégica para empresas de todos os tipos e tamanhos. Empresários que antes recorriam à figura do contador apenas para resolver pendências burocráticas, agora entendem todo o potencial que os serviços contábeis podem oferecer. Saiba como o contador pode gerar lucro para os seus clientes.

Contador imagem descritiva
Tempo de leitura: 3 minutos

A área contábil pode parecer complicada e burocrática para quem não faz parte do meio. No entanto, não tem como escapar dela: toda empresa, independente do seu porte ou segmento, precisa cumprir as suas obrigações contábeis e fiscais para poder se manter ativa e também em dia com o governo. 

Mas o que a maioria dos empresários não sabe é que não é apenas para essas obrigações que a contabilidade deve estar na mira dos negócios. A área também desempenha um papel muito importante na tomada de decisões das empresas, pois possibilita a avaliação do desempenho financeiro e também projeções para o futuro do negócio.

Isso tudo quer dizer que a figura do contador ganha destaque no meio empresarial, pois os dados e análises que realiza são capazes de trazer lucro para o negócio. Entenda como funciona o papel da contabilidade nas empresas.

Contador imagem descritiva

Qual o papel da contabilidade nas empresas?

Uma das principais tarefas do contador nas empresas acaba sendo a emissão das guias de impostos e até pouco tempo a área da contabilidade se resumia apenas a essa função.

Mas os tempos mudaram e o papel da contabilidade nas empresas mudou e ganhou mais visibilidade estratégica. Atualmente, o contador tem sido visto como um parceiro estratégico do negócio, capaz de reunir as informações sobre os resultados do negócio e ajudar os gestores no planejamento e na tomada de decisões.

As funções da contabilidade no meio empresarial

Gerar demonstrações financeiras

O contador é responsável por gerar as demonstrações financeiras, que são os principais relatórios da contabilidade, revelam um panorama da realidade financeira e patrimonial da empresa e podem ser usados tanto para fins internos quanto externos. São eles:

  • Fluxo de Caixa (DFC)
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

Garantir o cumprimento das obrigações contábeis

Realizar trâmites com órgãos do governo, gerar guias de impostos e folha de pagamento, declarar o imposto de renda para pessoa jurídica também são responsabilidades rotineiras da área contábil, que garantem o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis da empresa.

Gerar relatórios financeiros

Além dos demonstrativos contábeis tradicionais, o contador elabora relatórios financeiros, como de lucratividade e rentabilidade da empresa:

  • Projeção do fluxo de caixa;
  • Análise de indicadores;
  • Cálculo do ponto de equilíbrio;
  • Determinação de custos padrões;
  • Planejamento tributário;
  • Elaboração do orçamento e controle orçamentário.

 A partir desses dados, é possível visualizar o desempenho e a viabilidade do negócio.

Para garantir que seu escritório de contabilidade possa desempenhar o papel estratégico na tomada de decisão das empresas, é fundamental garantir que os processos internos estejam garantidos, não é mesmo? 

Você pode manter todas as rotinas em dia, a produtividade da sua equipe pode estar em perfeita sintonia, mas o setor de finanças é negócio sério. Por isso, é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças fácil de usar e sem burocracia, que faça o trabalho por você. Com a Juno, você emite cobranças e recebe pagamentos sem preocupação. 

Leia também: Como pagar suas contas na plataforma da Juno

Além disso, você pode fazer uma gestão de clientes e cobranças na plataforma, evitando inadimplência. Nossos relatórios permitem que você tenha uma visão completa da saúde financeira do seu escritório, com dados valiosos como o faturamento dos últimos 7 e 30 dias, do mês atual e anterior, deste ano e também o faturamento total. Além disso, você fica sabendo o ticket médio do seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o papel estratégico do contador? Deixa um comentário para gente!