Tecnologia

Como gerar o seu QR Code Pix na Juno?

O Pix já é uma realidade no mercado de pagamentos do Brasil e na sua sua primeira semana de operação tem se mostrado um verdadeiro sucesso. Já sabe como gerar o seu QR Code Pix no seu App Juno? A gente mostra nesse passo a passo completo!

Pix imagem descritiva
Tempo de leitura: 5 minutos

Desde que foi anunciado em fevereiro de 2020, o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, foi responsável por criar muita expectativa no mercado de pagamentos brasileiro. E claro, com a promessa de operações bancárias disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana e do ano, mesmo em finais de semana e feriados, essa espera toda é muito bem justificada.

E não era apenas na disponibilidade que a novidade do Bacen passou a causar tanta comoção. As compensações no Pix acontecem em até 10 segundos! Fora isso, é um sistema seguro tanto para você quanto para o seu negócio, possibilitando transferências, pagamento de contas e emissão de cobranças, tudo de forma instantânea.

No último dia 16 de novembro, o Pix se tornou uma realidade no Brasil e já no seu primeiro dia de operação mostrou a que veio: mais de um milhão de transações pelo novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Com um cenário mais do que promissor pela frente, você já sabe como emitir suas cobranças do Pix pela sua Conta Juno? Prepara seu smartphone e vem com a gente porque é bem fácil!

Pix imagem descritiva

Chaves Pix

Com transações bancárias muito mais baratas e realizadas de forma muito  mais rápida, o Pix veio para facilitar a vida tanto do consumidor final quanto de negócios. Na prática, todo mundo que possui uma conta corrente vai poder utilizar o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central a partir de novembro. 

No novo sistema de pagamentos do Banco Central, as Chaves Pix são a nova forma de identificar endereços bancários.Por meio dessas chaves, o Bacen reconhece sua conta no banco e valida suas transações bancárias.

Leia também: Tudo sobre as Chaves Pix

Mas o que são essas chaves e como isso funciona? São dados como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, que ficam vinculados aos seus dados bancários. Tudo isso fica registrado no DICT (Diretório de Contas Transacionais).

Como funciona: 

1. O usuário acessa o aplicativo da instituição onde tem conta e clica na opção de pagamento instantâneo;

2. Defina se será pagamento ou recebimento;

3. Ao definir pagamento, seleciona o tipo de chave para identificar o recebedor;

4. A seleção da chave retorna os dados do recebedor. O usuário insere valor e senha* e confirma o pagamento;

5. As informações da transação são confirmadas tanto para o pagador como para o recebedor;

Leia também: Como criar sua Chave Pix na Juno

As transações via Pix acontecem por meio de QR Codes Estáticos e Dinâmicos:

QR Code estático 

Esse tipo de QR Code pode ser utilizado em mais de uma transação, isso significa que pode estar impresso no PDV (Ponto de Venda), ser utilizado para dividir o valor de uma pizza entre amigos. Em outras palavras, ele é o tipo de código ideal para compartilhar, com segurança, dados bancários para realizar transferências. 

QR Code dinâmico 

O QR Code dinâmico, por sua vez, desempenha a função de uma cobrança mais formal, de um modo geral associada a um boleto. É o tipo de código que vai ser muito utilizado para realizar pagamentos ou cobranças em e-commerces, por exemplo. 

Leia também: Pix: QR Code Estático X QR Code Dinâmico

O Pix também oferece a possibilidade de inserir informações manuais para direcionar um pagamento, utilizando as mesmas chaves registradas no DICT – e-mail, CPF/CNPJ ou telefone – para determinar o destinatário de uma transação.

Outra opção é a Chave Aleatória, que é o endereço virtual de pagamento, e é uma forma de manter a privacidade do cliente no uso do QR Code estático. Ele funciona a partir de um número hexadecimal com 32 caracteres, e é gerado de forma aleatória e exclusiva pelo DICT.

Tudo pelo seu smartphone

Toda a operação do novo sistema acontece direto pelo seu smartphone, de onde você estiver, inclusive a criação e gerenciamento das Chaves Pix!

E você já tem acesso a um menu especial dedicado ao Pix do Banco Central no App Juno. Ainda não baixou nosso aplicativo? Ele é gratuito, sem mensalidade e está disponível nas versões Android e iOS!

Preparamos um vídeo para explicar como cadastrar a sua primeira Chave Pix com a Juno, é só dar o play para conferir:

Por que criar uma Chave Pix?

É necessária a criação de pelo menos uma Chave Pix para gerar cobranças pelo novo sistema de pagamentos do Banco Central via QR Codes dinâmicos ou estáticos.

Se você criou uma chave e outra instituição de pagamentos ou banco e quer usar o Pix pela Juno, pode ficar tranquilo. Você só precisa pedir a portabilidade da sua Chave Pix! Essa forma muito simples de migrar suas chaves de umas instituição financeira para outra

O pedido de portabilidade das chaves pode ser feito direto pelo seu app e a solicitação costuma acontecer em no máximo até 7 dias, e sua chave já vai estar vinculada à sua Conta Juno e você já vai poder utilizar o Pix para emitir cobranças!

Pix imagem descritiva

Como gerar QR Codes Pix pelo seu App Juno?

Depois de cadastrar pelo menos uma Chave Pix, você já pode começar a emitir cobranças pelo novo sistema do Bacen. É muito simples, vem com a gente nesse passo a passo:

1. No menu principal do seu App Juno, acesse Pix e selecione o ícone de cor laranja na parte inferior. Ali você vai visualizar três ícones e para essa operação, escolha Gerar QR Code.

Vale lembrar que nesse mesmo menu, à medida que você for emitindo cobranças e fazendo transferências pelo Pix, suas operações vão aparecer listadas ali! 😉 

2. Chegou a hora de definir o valor que você quer receber. Depois de inserir o valor, selecione o check azul e pronto! Seu QR Code vai estar criado e você já pode incluir uma descrição do que está sendo cobrado se assim desejar. 

Pix imagem descritiva

3. Agora é com você! Na parte inferior da tela, existem algumas opções para você poder compartilhar o seu QR Code com essa cobrança.

Você pode gerar um pdf do código, que pode tanto ser enviado por e-mail, quanto ser impresso ou até mesmo enviado para seus contatos por e-mail, por exemplo. Você também pode salvar o QR Code na galeria de fotos do seu smartphone e enviá-lo para seus clientes.

Outra possibilidade que funciona muito bem é a opção de copiar e colar o código diretamente para os seus clientes diretamente pelo WhatsApp, por exemplo. Um outro jeito ainda mais fácil é mostrar o código direto na tela do seu smartphone para que o consumidor possa efetuar o pagamento. Simples assim!

Acompanhe suas transações pelo Pix pelo extrato disponível no seu App Juno. Pronto para revolucionar o seu negócio com o novo sistema de pagamentos instantâneos do Bacen? Acesse sua Conta Juno pelo seu aplicativo e comece agora mesmo. 

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟