Como gerar o seu QR Code Pix na Juno?

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
15 min de leitura
14/01/2022

O Pix já é uma realidade no mercado de pagamentos do Brasil desde novembro de 2020. Já sabe como gerar um QR Code Pix na Juno? A gente te mostra nesse passo a passo completo!

Na hora de criar cobranças pelo Pix, o lojista vai gerar um QR Code Pix, que nada mais é do que um código de barras bidimensional que contém as informações do que está sendo cobrado.

Dentro do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, existem dois tipos de QR code, o estático e o dinâmico. O que os diferencia é principalmente a quantidade de transações que cada um possibilita. 

Para quem vai fazer o pagamento por meio desses códigos, é possível fazer a leitura pela câmera de um telefone celular ou tablet ou copiar e colar a versão editável do código QR e efetuar o pagamento pelo app da instituição financeira em que tem conta.

Já sabe como criar um QR Code Pix? Nesse artigo vamos mostrar como gerar esses códigos pela sua conta digital PJ da Juno.

Pix imagem descritiva

Chaves Pix

Antes do Pix fazer parte do ecossistema de pagamentos do Brasil, para fazer transações bancárias o consumidor precisava disponibilizar uma série de dados como agência e número da conta bancária; nome do banco, CPF ou CNPJ; nome completo. 

Tudo isso precisava ser digitado ou informado para o banco, por meio de aplicativos ou até mesmo em fisicamente agências bancárias, para que qualquer operação financeira fosse realizada.

Desde novembro de 2020, quando o Pix entrou em operação, é possível fazer operações bancárias com apenas um dado do usuário. É assim que funcionam as Chaves Pix, que correspondem a cada dado pessoal do usuário do Pix. Na prática, elas são uma forma de apelidar endereços bancários para o Banco Central, que a partir disso valida as transações.

Cada Chave Pix pode ser criada a partir dos seguintes dados:

  • CNPJ/CPF
  • E-mail
  • Telefone

Existe ainda a possibilidade de criar uma chave aleatória, que vai gerar um código de identificação único para ser utilizado de uma transação exclusiva, funcionando mais ou menos como um token de validação de instituições financeiras. A diferença desse tipo de chave é que para gerá-la o usuário não precisa cadastrar nenhum dado pessoal, como é o caso das outras Chaves Pix.

Saiba como criar a sua Chave Pix na Juno AQUI.

QR Codes estáticos e dinâmicos

Para fazer transações financeiras pelo Pix, o usuário pode criar QR Codes estáticos e dinâmicos. Entenda a diferença entre eles:

QR Code estático 

O QR Code estático é, segundo o Banco Central, um código criado para ser compartilhado. Isso significa que ele pode ser usado em múltiplas transações, como por exemplo, impresso perto do caixa de uma lanchonete ou até mesmo para dividir o pagamento de uma compra entre conhecidos. 

QR Code dinâmico 

O QR Code dinâmico tem uma função diferente do estático, possibilitando apenas uma transação financeira por código QR. Por esse motivo, esses código normalmente são atrelados a cobranças mais formais, como em boletos, por exemplo.

O sistema de pagamentos instantâneos também oferece a possibilidade de inserir informações manualmente para direcionar um pagamento, a partir das mesmas chaves registradas no DICT  (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) — e-mail, CPF/CNPJ ou telefone – para identificar o destinatário de uma transação.

Leia também: Pix: QR Code Estático X QR Code Dinâmico

Tudo pelo seu smartphone

Toda a operação do novo sistema acontece direto pelo seu smartphone, de onde você estiver, inclusive a criação e gerenciamento das Chaves Pix!

E você já tem acesso a um menu especial dedicado ao Pix do Banco Central no App Juno. Ainda não baixou nosso aplicativo? Ele é gratuito, sem mensalidade e está disponível nas versões Android e iOS!

Preparamos um vídeo para explicar como cadastrar a suas Chaves Pix com a Juno, é só dar o play para conferir:

Por que criar uma Chave Pix?

É necessária a criação de pelo menos uma Chave Pix para gerar cobranças pelo sistema de pagamentos do Banco Central via QR Codes dinâmicos ou estáticos.

Se você criou uma chave e outra instituição de pagamentos ou banco e quer usar o Pix pela Juno, pode ficar tranquilo. Você só precisa pedir a portabilidade da sua Chave Pix! Essa é forma muito fácil de migrar suas chaves de umas instituição financeira para outra.

Vale lembrar que as Chaves Aleatórias, por serem únicas e intransferíveis, não se enquadram no pedido de portabilidade das Chaves Pix.

O pedido de portabilidade das chaves pode ser feito direto pelo seu app e a solicitação costuma acontecer em no máximo até 7 dias, e sua chave já vai estar vinculada à sua Conta Juno e você já vai poder utilizar o Pix para emitir cobranças!

Imagem é um banner que mostra as taxas do Pix

Como gerar QR Code Pix pelo seu App Juno?

Depois de cadastrar pelo menos uma Chave Pix, você já pode começar a emitir cobranças pelo novo sistema do Bacen. É muito simples gerar QR Code, vem com a gente nesse passo a passo:

1. No menu principal do seu App Juno, acesse Pix e selecione o ícone de cor laranja na parte inferior. Ali você vai visualizar três ícones e para essa operação, escolha Gerar QR Code.

Vale lembrar que nesse mesmo menu, à medida que você for emitindo cobranças e fazendo transferências pelo Pix, suas operações vão aparecer listadas ali! 😉 

Imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix na Juno
Foto: Juno by EBANX

2. Chegou a hora de definir o valor que você quer receber. Depois de inserir o valor, selecione o check azul e pronto! Seu QR Code vai estar criado e você já pode incluir uma descrição do que está sendo cobrado se assim desejar. 

Imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix na Juno
Foto: Juno by EBANX

3. Agora é com você! Na parte inferior da tela, existem algumas opções para você poder compartilhar o seu QR Code Pix com a sua cobrança.

Você pode gerar um PDF do código, que pode tanto ser enviado por e-mail, quanto impresso ou até mesmo enviado para seus contatos por e-mail, por exemplo. Você também pode salvar o QR Code na galeria de fotos do seu smartphone e enviá-lo para seus clientes.

Outra possibilidade que funciona muito bem é a opção de copiar e colar o código para os seus clientes diretamente pelo WhatsApp, por exemplo. Um outro jeito ainda mais fácil é mostrar o código direto na tela do seu smartphone para que o consumidor possa efetuar o pagamento. Simples assim!

Como criar um Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é uma funcionalidade que QR Codes sejam incluídos em boletos bancários. A cobrança desse tipo vai incluir um código de barras tradicional e também um QR Code dinâmico, que vai ser usado exclusivamente para aquela transação.

Na Juno, o Pix Cobrança foi construído de forma muito inteligente, pois se o seu consumidor optar por fazer o pagamento daquele boleto via QR Code Pix, o código de barras é automaticamente cancelado. Confira como gerar um Pix Cobrança no boleto na sua Conta Juno:

  • Abra sua Conta Juno em um computador;
  • Clique em Emitir cobrança;
  • Escolha a opção À vista ou parcelado;
imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • Selecione Pix Cobrança no boleto;
imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • Preencha o valor, data de vencimento e descrição do que está sendo cobrado;
imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • Selecione o cliente que será cobrado e clique em Revisar cobrança;
imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • Revise a sua cobrança e clique em Confirmar e emitir;
Foto: Juno by EBANX
  • E pronto, seu Pix Cobrança no Boleto já está criado!
Foto: Juno by EBANX

Você também pode criar um Pix Cobrança via link de pagamento:

  • Abra sua Conta Juno em um computador;
  • Clique em Meu negócio > Links de pagamento;
imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • Selecione Criar link de pagamento;
  • Selecione Pix Cobrança no boleto;
  • Preencha o valor, data de vencimento e descrição do que está sendo cobrado e clique em Revisar link de pagamento;
Imagem mostra o passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX

  • Se estiver tudo certo com a cobrança, selecione Gerar link de pagamento;
  • O seu link de pagamento com Pix Cobrança já está pronto e você já pode enviá-lo para os seus clientes pelas redes sociais, WhatsApp e por onde mais você quiser!
Imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • Na hora que o seu cliente for fazer o pagamento, ele vai precisar preencher dados nome, CPF ou CNPJ, e-mail e telefone e clicar em Continuar compra;
Imagem mostra passo a passo de como criar um QR Code Pix no boleto
Foto: Juno by EBANX
  • E então ele já vai poder pagar.

Na hora de criar um Pix Cobrança via link de pagamento, você não vai precisar atrelar a cobrança a um cliente específico, o que pode agilizar seu processo de vendas para clientes que você ainda não cadastrou na sua Conta Juno.

Agora que você já sabe como criar QR Codes Pix pela Juno, que tal aproveitar tudo que a nossa conta digital PJ pode oferecer para o seu negócio? Ainda não é Juno? Abra sua Conta Juno em até 6 minutos e comece a revolucionar o seu negócio com a gente!

Veja também: