Tecnologia

Como funciona uma conta digital whitelabel?

Pensar em soluções cada vez mais completas para seus clientes é algo que deixou de ser um diferencial de mercado. E nesse cenário entram as contas digitais whitelabel, dois conceito tecnológicos que podem fazer muita diferença para o seu negócio. Saiba mais!

Tempo de leitura: 6 minutos

Pensar em soluções que agreguem valor para os produtos e serviços que os clientes dos seu negócio oferecem é um outro patamar de estratégia. Dentro desse cenário, já existia o conceito de whitelabel, muito utilizado por empresas que integram seus sistemas para oferecer soluções dos mais variados tipos, mas sem perder sua própria identidade.

Com a chegada das contas digitais no mercado financeiro, juntar essas duas tecnologias era apenas uma questão de tempo e necessidade de mercado. E essa demanda já se tornou emergente como potencial competitivo entre as empresas. 

No artigo especial que preparamos, você fica sabendo o que são contas digitais, suas vantagens e como isso pode funcionar em uma solução whitelabel. Confira!

O que é uma conta digital?

O que diferencia as contas digitais das tradicionais é que todas as suas operações e movimentações acontecem de forma online, sem que precise existir o intermédio de uma agência bancária ou caixa eletrônico. 

Leia também: O que é uma conta digital?

Isso significa que todo o contato do cliente com a conta é feito por meio da internet, desde a abertura, transferências e pagamentos, até mesmo utilizar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e fechar a conta, tudo isso por meio de um site ou app.

As contas digitais se tornaram alternativas muito menos burocráticas para os usuários, oferecendo a possibilidade de abrir e operar uma conta de qualquer lugar, a partir de um dispositivo móvel como um smartphone ou um tablet, por exemplo.

Outro fator que garante popularidade a este tipo de conta é que, em sua maioria, elas disponibilizam tarifas mais baixas do que as oferecidas por contas tradicionais, justamente por operar em sistemas totalmente online.

Leia também: Qual a diferença de uma conta bancária tradicional e conta digital

Esse cenário promissor fez os bancos tradicionais adaptarem as habituais contas correntes à versões digitais. Isso significa que, atualmente, quase todas as instituições financeiras do país oferecem contas neste formato. 

Mas vale lembrar que para uma conta ser considerada realmente digital no mercado financeiro é necessário que todos os seus processos aconteçam online.

Duas características que são comuns a uma grande parcela das contas digitais são os aplicativos e também o fato de não existir taxa para abri-las ou mesmo mensalidade. Ainda que esse seja o caso para a maioria dessas contas, não é uma regra de funcionamento. As contas digitais podem funcionar por meio de sites e oferecer tarifas mais competitivas as seus clientes.

Como funciona uma conta digital?

No dia a dia dos usuários, uma conta digital tem um funcionamento semelhante ao de uma conta convencional, também chamada de conta corrente. Em contas digitais, é possível realizar operações como:

  • Guardar e movimentar dinheiro;
  • Pagar contas;
  • Realizar e receber transferências bancárias;
  • Depositar dinheiro;
  • Realizar saques;
  • Acompanhar o extrato financeiro.

A maioria das instituições de pagamento que possuem conta digital, oferece um cartão, que pode ser pré-pago, de débito ou crédito, com o objetivo de que os clientes movimentem o saldo de suas contas. 

Leia também: Como usar o seu cartão pré-pago da Juno?

Tipos de conta digital

Na prática, a forma como pessoas e empresas movimentam dinheiro é muito diferente, pois existem necessidades distintas nas rotinas financeiras em cada caso. Saiba como uma conta digital funciona nesses dois cenários:

Conta Digital para pessoa física

A maior parte das instituições financeiras oferece contas digitais pensadas especialmente para que pessoas físicas movimentem seu dinheiro de forma descomplicada e pouco burocrática. 

Essas contas vão disponibilizar todos os recursos necessários para realizar operações financeiras e algumas ainda vão além na oferta de serviços, com produtos diferenciados e tarifas mais competitivas do que o habitual.

Conta digital para pessoa jurídica

Contas digitais criadas criadas para negócios, por sua vez, são estruturadas para facilitar a rotina financeira de empreendedores dos mais variados tipos de empresa. Justamente por isso, essa conta vai disponibilizar um limite maior para a emissão de TEDs e boletos, por exemplo.

Quais são suas vantagens?

As contas digitais são muito práticas e descomplicam a rotina financeira dos usuários. Conheça suas principais vantagens:

Menos burocracia

Até alguns anos atrás, pensar em realizar qualquer operação financeira significava precisar se deslocar até uma agência bancária ou ainda um caixa eletrônico, como opção mais rápida e limitada para algumas movimentações específicas da conta. 

Desde a criação das contas digitais, esse cenário mudou e ganhou uma dinâmica completamente diferente. Hoje, os usuários dessas contas não precisam mais do espaço físico de uma agência, o que significa que não precisam mais perder alguns minutos ou até mesmo horas em grandes filas. 

A partir da conta digital todas as movimentações se tornaram menos burocráticas, o que aproximou a população de serviços financeiros.

Economia

Por contarem com uma operação toda online, as contas digitais oferecem tarifas mais baixas do que as tradicionalmente disponíveis no mercado financeiro. Muitos serviços oferecidos por esse tipo de conta não acarretam custo algum para os usuários, dependendo da instituição financeira. 

Fácil acesso

Por serem criadas para o meio digital, essas contas possuem interfaces, tanto no formato de plataforma quanto em aplicativos, muito intuitivas e fáceis de usar. Além disso, a maioria das instituições disponibiliza uma central de ajuda direto no app, que visa auxiliar os clientes em eventuais dúvidas que possam surgir.

Segurança 

Desde 2018, vigora a Resolução nº 4658, publicada pelo Conselho Monetário Nacional, que regulamenta e fiscaliza a operação digital dos bancos. Instituições de Pagamento autorizadas pelo Banco Central, como a Juno, também são regulamentadas e fiscalizadas para garantir a segurança de todas as transações realizadas.  

Leia também: Entenda porque a tecnologia da Juno é segura

Para se adequar às novas regras, foi necessário que as instituições financeiras elaborassem uma rígida política de Segurança da Informação e segurança cibernética, que cumprem diversos requisitos relacionados ao armazenamento de dados. 

Leia também: O que é a LGPD e como ela afeta a sua empresa?

Controle financeiro

Os aplicativos desenvolvidos para contas digitais, em sua maioria, disponibilizam relatórios e extratos, pelos quais o usuário pode acompanhar suas finanças de qualquer lugar, sem precisar sair de casa, pois a mobilidade é uma das grandes vantagens de não depender de agências bancárias.

As contas digitais surgiram para descomplicar a rotina financeira dos usuários e oferecer produtos cada vez mais adequados às necessidades de um público que busca agilidade e praticidade.

O que é uma solução whitelabel?

As chamadas soluções whitelabel são uma forma de oferecer aos clientes do seu negócio um serviço cada vez mais completo. 

O nome de origem inglesa surgiu na indústria fonográfica. São músicas de artistas que não têm contrato com nenhuma gravadora e podem ser distribuídas para que outras pessoas usem as canções como base para remixes, divulgando o trabalho, mas sem divulgar quem está por trás da produção.

Na tradução literal para o português, o conceito de “etiqueta branca” passa justamente essa ideia de um produto sem marca, que você pode adquirir e vender com seu próprio nome.

O que é whitelabel para negócios?

No universo empresarial, o conceito de whitelabel tem ganhado cada vez mais força, pois traz a ideia de oferecer serviços cada vez mais completos sob um só nome – quando na verdade, por trás, têm a colaboração de empresas diferentes.

Isso significa que você poupa esforços e mão de obra, mas ainda assim consegue fortalecer sua marca e oferecer vários recursos inteligentes aos seus funcionários.

Usar um produto whitelabel nada mais é do que terceirizar uma parte do desenvolvimento de tecnologia, o que pode agregar valor para o seu produto final de forma significativa. 

A solução whitelabel da Juno

Desde setembro de 2020, a Conta Juno passou a ser uma conta digital, com código bancário 383 e agência 0001! Mas o que isso significa na prática? 

Leia também: Como funciona a conta digital na Juno

Para os clientes Juno, ao acessar a conta, tanto pela plataforma quanto pelo app, a conta digital já está habilitada, sem que eles precisem ativar ou fazer nenhum processo. 

Para quem ainda não tem cadastro com a gente, o processo também é automático: ao criar sua nova Conta Juno ela já vai ser digital e oferece muitas vantagens para você e o seu negócio. 

Veja tudo que sua Conta Digital Juno oferece:

Centralização de recebíveis

  • Receber TEDS;
  • Preço por TED abaixo do padrão dos bancos tradicionais;
  • Extensão do horário para transferências: ao transferir até às 19h, o dinheiro; cai na mesma hora.

Desburocratização dos serviços bancários

  • Comunicação com qualquer instituição da rede financeira nacional;
  • Comprovantes automáticos.

Pix

A partir do dia 16 de novembro, você já poder utilizar o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central direto na sua conta digital da Juno! A gente tá animado por aqui e você? 😀 

Solução whitelabel

A Juno trabalha por trás das cortinas para que o seu sistema entregue a melhor solução financeira do mercado para o seu cliente. Nossa integração é whitelabel: o seu cliente não sai da sua plataforma em nenhum momento e nem vê a marca da Juno: apenas a sua.

Quer saber o que mais a Juno pode fazer pelo seu negócio?

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟