Meu negócio

Como fazer o planejamento anual do seu escritório de contabilidade

O planejamento estratégico anual pode fazer toda a diferença para um escritório de contabilidade ganhar destaque no mercado. Confira nossas dicas!

Planejamento anual do seu escritório de contabilidade imagem descritiva
Tempo de leitura: 3 minutos

O planejamento anual é peça-chave para o desenvolvimento saudável de negócios de todos os tipos e tamanhos. É nesse momento em que os tomadores de decisão conseguem determinar as melhores estratégias para garantir maior competitividade no mercado. Esse delineamento de ações e possibilidades a curto e longo prazo possibilitam uma visão ampla do negócio.

Para que tudo isso saia do papel, é importante fazer uma análise geral dos pontos fortes e fracos da empresa e entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Para os escritórios de contabilidade, essa estratégia é fundamental para garantir um lugar ao sol em um mercado em que a concorrência é acirrada. 

Saiba como funciona o planejamento anual direcionado para o setor contábil.

Planejamento anual do seu escritório de contabilidade imagem descritiva

Como funciona o planejamento estratégico para um escritório contábil?

Entre muitas outras atividades importantes, os escritórios de contabilidade são responsáveis pela abertura de todas as empresas do Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem mais de 69 mil escritórios contábeis em atividade no país todo. Isso torna o cenário desse mercado muito competitivo e o planejamento anual estratégico uma ferramenta essencial para se destacar.

Além de uma análise sistemática dos pontos fracos e fortes do seu escritório contábil, o planejamento estratégico deve considerar oportunidade e ameaças presentes no mercado em ele está inserido. Esse estudo de mercado possibilita a definição de metas, mudanças necessárias e estratégias que serão traçadas.

Outro ponto que pode fazer toda diferença é analisar a concorrência, o que o mercado chama de benchmarking. Essa tática é importante para entender como o mercado se comporta e funciona muito bem para definir novas estratégias.

Separamos algumas dicas de como fazer o planejamento anual do seu escritório de contabilidade:

Avalie o ano anterior

Antes de começar de fato, é fundamental colocar na balança tudo que aconteceu no ano anterior em seu escritório. Essa estratégia permite mensurar o que foi positivo e o que foi negativo, além de deixar claro as mudanças que serão necessárias para o ano seguinte. Uma dica de ouro é reunir sua equipe para que realizem juntos essa avaliação. As sugestões e comentários podem trazer pontos de vista importantes para a melhoria do escritório como um todo.

Trace um planejamento orçamentário 

Um dos pontos fundamentais de um planejamento anual é a observação do orçamento, quanto se tem disponível e quanto se pode investir para que o escritório mantenha seu ritmo de crescimento. 

A divisão de recursos deve seguir mais ou menos essa linha:

  • Folha de pagamento anual;
  • Investimento em ampliação de estrutura;
  • Compra de equipamentos;
  • Investimento em capacitação dos colaboradores.

Defina metas realistas

A partir da análise das finanças e das ações do ano anterior feita, chega o momento de estabelecer quais serão as metas para o ano seguinte. É um ano inteiro para planejar e o importante é que todas as metas traçadas sejam possíveis de alcançar. É sempre interessante sonhar alto, é claro, mas também é fundamental fazer isso com os dois pés no chão, pensando em objetivos possíveis dentro do contexto em que o escritório está inserido.

Treine a sua equipe

Organizar um calendário com treinamentos para sua equipe é uma excelente estratégia para aumentar a produtividade e expertise dos colaboradores. Investir em treinamentos contribui para a satisfação dos clientes,  além de aumentar consideravelmente a qualificação da sua equipe.

Mantenha o seu escritório atualizado

Por conta de constantes mudanças na legislação, os escritórios contábeis precisam estar constantemente atualizados para garantir integridade dos serviços prestados. Por isso, é fundamental que toda a sua equipe esteja sempre alinhada com as mudanças no momento em que elas acontecem.

Faça uma boa gestão da carteira de clientes

Uma parte que não pode ficar de fora do planejamento estratégico de um escritório contábil é o controle do índice de inadimplência. Com certeza, ao fazer a avaliação do ano anterior, um dos pontos negativos será o de clientes inadimplentes. 

No planejamento é importante considerar soluções de gestão da carteira de clientes, que façam esse controle de forma automática e reduzam esse índice de forma considerável, garantindo uma saúde financeira maior para o seu escritório. 

Leia também: 5 ferramentas para gerenciar rotinas contábeis

Gostou das nossas dicas de planejamento anual para seu escritório de contabilidade? Deixe um comentário 😉