Materiais gratuitos

Como fazer controle de estoque? – Planilha grátis!

Controle de estoque é importante para a saúde financeira da sua empresa. Veja algumas dicas de gestão e baixe grátis a planilha de controle de estoque.

Como_Fazer_Controle_estoque
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você trabalha com venda de produtos, já deve ter sentido a necessidade de organizar suas mercadorias para evitar a bagunça na sala e nas planilhas financeiras – aí entra o controle de estoque. 

Com ele você organiza e monitora os produtos armazenados, o que ajuda a entender como está o fluxo de caixa da sua empresa e a traçar a estratégia dos próximos passos, com oportunidades que você pode identificar para aumentar as vendas da sua loja virtual ou física.

O controle de estoque é fundamental (e não só para os peixes grandes) – ele é importante também para a gestão de pequenas empresas. É um dos parâmetros de saúde da empresa e fornece ideias para alavancar o crescimento do negócio.

Quais são as vantagens do controle de estoque?

As vantagens de controlar o estoque vão muito além da organização: esse processo evita o acúmulo ou a falta de produtos, garantindo que você tenha sempre a mercadoria que precisa para vender e diminuindo os itens parados. E produto parado é dinheiro parado! Como consequência, outra vantagem é maior controle financeiro da sua empresa.  

O controle de estoque permite também entender o comportamento dos seus clientes e identificar oportunidades – saber quais são os produtos mais vendidos para ter sempre à mão e quais produtos estão parados há mais tempo para oferecer promoções. Entender o comportamento de compra é fundamental para criar estratégias de relacionamento com os seus clientes e ampliar mercado. Mãos à obra?

Como fazer o controle de estoque?

O controle de estoque pode ser feito em caderno, planilha ou sistema de gestão. Para empresas que possuem grande quantidade de mercadorias e um catálogo variado, o sistema de gestão otimiza tempo, além de dar acesso a funcionários para fazer o controle. Se você ainda não chegou nesse porte, veja como começar a controlar o estoque: 

1. Faça um inventário

Comece pelo que você já tem e faça um inventário dos seus produtos. Você precisa ver a quantidade de cada item e também colocar o custo de cada um deles. Lembre-se que o inventário é um registro vivo, então tem que alimentar ele a cada entrada e saída de produtos. Para te ajudar com isso, estabeleça um padrão das informações do seu inventário e de cada item. 

2. Equilibre o estoque

A quantidade de produtos deve equilibrada, sem faltas ou excessos. Isso não significa ter a mesma quantidade de cada item, mas ter a quantidade certa de cada item de acordo com sua demanda de venda. Depois de um tempo de controle de estoque você vai entender qual produto tem maior saída e precisa ter em maior quantidade para manter o seu estoque equilibrado. 

3. Conheça os custos do estoque

Saber quanto custa cada aspecto de controle de estoque permite que você identifique oportunidades de otimização do seu orçamento. Além de espaço de armazenamento, aqui também a margem de perdas e danos, os funcionários responsáveis pela gestão e os sistemas que você usa.

4. Crie fluxos

Defina os fluxos de entrada e saída de mercadorias. Estabeleça as etapas com o objetivo específico e quem será o responsável por cada uma delas. Isso vai otimizar seu tempo no decorrer do crescimento do seu negócio.

5. Evite produtos parados

Como produto parado é dinheiro parado, itens sem giro merecem uma estratégia para sair do estoque. Aqui vale fazer promoções, sorteios e oferecer descontos neles. Além de fazer com que eles saiam do seu estoque, você também pode engajar o seu público – afinal, quem não adora uma boa promoção ou nunca comprou mais um item aproveitando a compra com desconto?  

Leia também: Como calcular preço promocional sem perder o lucro.

6. Otimize a saída de produtos

A separação, preparo para envio e postagem do produto é o que chamamos de picking. Um problema nessa etapa pode gerar despesas. A postagem de produto errado, por exemplo, custa uma nova mercadoria e novo envio. Para evitar prejuízos e otimizar a saída de produtos, crie um lugar adequado para essa etapa, com todos os materiais necessários e organize da melhor forma para otimizar os momentos finais do produto na sua loja.

Veja também:
Como organizar as finanças da sua empresa

Como criar uma loja virtual?

Planilha de controle de estoque – download grátis

Para ajudar na gestão do seu estoque, uma planilha pode ser uma ótima ferramenta. Ela precisa ter todas as movimentações – entradas e saídas  – por cada código de produto, registradas diariamente. Assim, ao final do mês você tem um balanço do estoque, sabe como está o seu fluxo de caixa e tem informações para tomadas de ação. 

Download da planilha de controle de estoque

Muitos itens de determinado produto? Vale fazer uma promoção. Poucas unidades do produto que mais vendeu? Vale pedir mais mercadoria para o fornecedor.

Para crescer o seu negócio, faça o controle de estoque e conte com a Juno. Com a gente, além de cobrar seus clientes no boleto ou no cartão de crédito, você pode acompanhar o relatório de cobranças e separar o pedido na data próxima do vencimento do pagamento. Quando receber a confirmação do pagamento, é só enviar o pedido!

Conheça a Juno.