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Como fazer a sua ONG se destacar no terceiro setor?

O Terceiro Setor está em constante crescimento no país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas em 2018, o Brasil conta com mais de 820 mil ONGs.  O objetivo principal de uma ONG é auxiliar uma determinada parcela da população que precisa de ajuda. Portanto, o ideal é […]

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O Terceiro Setor está em constante crescimento no país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas em 2018, o Brasil conta com mais de 820 mil ONGs. 
O objetivo principal de uma ONG é auxiliar uma determinada parcela da população que precisa de ajuda. Portanto, o ideal é que o setor de maneira geral seja unido e sempre trabalhe em conjunto para que todos atinjam bons resultados.
Porém, apesar de ser fundamental manter essa camaradagem e parceria, no dia a dia uma organização do terceiro setor precisa criar estratégias que a destacam das outras instituições. Sobressair-se é importante pelo seguinte: em geral, o doador convencional no país escolhe apenas uma ou duas ONGs para apoiar. Você quer que a sua ONG seja a escolhida? Então precisa agir para atingir esse objetivo!

Destaque a sua ONG no terceiro setor

Missão clara

A primeira coisa que deve ser feita para que a sua instituição receba atenção (e consequentemente o apoio) da sociedade é ter uma missão muito clara. Por que a sua ONG existe? Que falta ela faria para a população se fechasse?
Invista um tempo escrevendo a missão, a visão e os valores da sua empresa do terceiro setor. Para aprender como fazer isso, acesse este artigo. É fundamental que os envolvidos na sua instituição saibam qual é a sua missão. Dessa maneira, todos conseguem se comunicar adequadamente, fortalecendo a sua marca e te destacando entre as outras ONGs.
gestão do terceiro setor

Saiba exatamente qual é o seu público

Quem são as pessoas que podem se interessar pela sua organização não governamental e apoiá-la financeiramente? Esse é, sem dúvida, o ponto que mais merece a sua atenção, caso você queira destacar a sua ONG. Como já falamos, as pessoas em geral escolhem apenas uma ou duas instituições para fazer doações. Portanto, ao se deparar com diversas empresas do terceiro setor, vai acabar escolhendo a que traz uma maior identificação.
Por exemplo: a sua ONG apoia crianças que têm alguma necessidade especial. Esse é um foco que todos sabem que é importante. Porém, a sua mensagem vai tocar muito mais as pessoas que têm algum familiar que enfrenta a mesma dificuldade. Por conviver de perto com quem precisa desse apoio, elas apresentam mais empatia por essa causa e estão mais dispostas a ajudar.
Ao ter em mente exatamente qual é o perfil de público que se interessa pela sua instituição fica mais fácil criar ações e se comunicar de uma maneira mais eficiente. Para criar esse perfil, responda às seguintes perguntas:

1- Quais são as pessoas que podem se interessar por essa causa?
2- Por que elas têm uma relação com a sua causa?
3- Qual é a melhor forma de se comunicar com elas? (e-mail, telefone, pessoalmente, etc)
4- Qual é o poder aquisitivo delas?
5- Quantos anos elas têm?
6- Em que cidades do Brasil elas mais se concentram?

Mostre os seus resultados

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm uma imagem negativa das ONGs no Brasil. Isso acontece porque, de fato, algumas empresas desse setor agem de maneira incorreta, usando as instituições para fins pessoais ou ilícitos.
Portanto, uma maneira de fazer com que a sua ONG se destaque de maneira muito positiva é executando as ações que vocês se propõe a fazer e divulgando esses resultados para a sociedade. Isso pode ser feito de diversas maneiras: eventos, relatórios, vídeos, documentários, blogs, newsletters, redes sociais, reuniões, etc. O importante é que as pessoas saibam que existe gente sendo beneficiada pelos seus esforços (e também pelas doações que são feitas pela sociedade).
Você não tem condições financeiras para produzir materiais diferentes que demonstrem o que a instituição faz e os seus resultados?! A nossa dica é que o seu time entre em contato com agências de publicidade, produtoras e estúdios de comunicação da sua cidade. Muitas dessas empresas costumam pegar trabalhos pro bono. Dessa maneira, é possível criar uma comunicação bacana, que impacta os possíveis doadores e te destaca no terceiro setor.

Identidade visual e canais de comunicação fortes

Esse tópico está muito relacionado com o anterior. Para se destacar, dê atenção extra para a identidade visual e a comunicação como um todo. No segundo setor, muitas pessoas acabam optando por uma empresa em detrimento da outra justamente por causa da comunicação. No terceiro setor também é assim! Logo caprichada, site com uma boa experiência e canais atualizados com frequência mostram profissionalismo. E as pessoas gostam de doar o seu dinheiro para quem é profissional.
Se você não puder contar com o apoio de alguma agência da sua cidade, contrate o serviço de freelancers em sites como WeDoLogos e 99Designs. Esses portais contam com uma série de profissionais dispostos a fazer o seu material por um preço mais acessível do que o normal.

APRENDA COMO ATRAIR DOADORES PARA A SUA ONG.

Campanhas

No Brasil, temos uma série de ONGs que apoiam pessoas em situação de risco. Porém, uma delas se destaca muito mais do que as outras em sua campanha: o TETO. Essa organização tem como objetivo construir casas de emergência para pessoas que, por alguma razão, perderam as suas residências. Para isso, ela precisa do apoio financeiro da população. Uma estratégia utilizada para arrecadar esse fundo é a campanha de Coleta, que serve como exemplo de ação bem sucedida no setor.
Durante três dias do ano, os voluntários do TETO vão às ruas para falar sobre a situação vivida diariamente por 11 milhões de pessoas nas favelas do Brasil. É praticamente impossível sair de casa e não encontrar alguém vestindo o famoso colete azul da organização. A mobilização deles é massiva e conta até com landing page própria.
Mesmo que as doações não aconteçam no momento, essa campanha reverbera. As pessoas começam a falar sobre ela nas redes sociais, com os amigos, no noticiário, etc. O resultado?! O TETO se destaca com sucesso.
Esse exemplo serve para mostrar como as campanhas são importantes para que a sua ONG torne-se conhecida. Para criar algo assim, é preciso ser organizado e contar com voluntários, mas os resultados são muito positivos.
Resumindo, para que a sua ONG se destaque você deve contar com: a realização de ações que trazem um resultado positivo para a sociedade. Dessa maneira, você terá resultados palpáveis, que podem ser comunicados para um público segmentado, que pode se tornar um doador no futuro. Para que as pessoas prestem atenção na sua mensagem, conte com uma boa comunicação, que envolve canais atualizados com frequência e um bom design. Além disso, crie campanhas, que fazem com que a sua missão chegue em mais pessoas, além das que são o seu público-alvo.
Com essas ações, a chance da sua ONG se destacar no terceiro setor é muito maior!
Independente de qual seja a sua ONG, a JUNO é um excelente meio de pagamento para receber doações. Saiba mais.