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Como evitar que o seu cliente se torne um inadimplente

Infelizmente, lidar com um cliente inadimplente é um problema muito presente no Brasil. Para você ter ideia, cerca de 35 milhões de pessoas (o equivalente a 24,5% da população) têm algum tipo de dívida que precisa ser quitada*. A partir do momento que você se propõe a vender um produto ou prestar um serviço, está […]

Por lais
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Tempo de leitura: 2 minutos

Infelizmente, lidar com um cliente inadimplente é um problema muito presente no Brasil. Para você ter ideia, cerca de 35 milhões de pessoas (o equivalente a 24,5% da população) têm algum tipo de dívida que precisa ser quitada*.
A partir do momento que você se propõe a vender um produto ou prestar um serviço, está sujeito a lidar com possíveis devedores. Porém, com alguns pequenos cuidados, pode diminuir a chance de ficar sem receber.
Confira algumas dicas para evitar esse problema:

Avise que a data de pagamento se aproxima

Muitas das pessoas que deixam de realizar um determinado pagamento não o fazem por mal, mas sim por esquecimento. Para garantir que essa situação não aconteça com você, procure enviar avisos conforme a data de vencimento for se aproximando.
Ao usar a JUNO você não precisa se preocupar com isso. Nossa ferramenta encaminha esses avisos automaticamente (você só deve inserir o e-mail do cliente).

Ofereça meios de pagamento acessíveis

Para que o cliente não tenha desculpas para deixar o pagamento para depois e tornar-se um inadimplente, ofereça meios acessíveis para que ele quite a fatura.
Uma ótima alternativa para isso é o boleto bancário, que pode ser pago pela internet, no banco, com cartões de crédito e débito (mais democrático impossível!).
Leia também: Como lidar com um cliente inadimplente? 

Incentive o pagamento adiantado

Melhor do que receber o pagamento na data é recebê-lo adiantado. Você pode incentivar o seu consumidor a adiantar uma determinada fatura oferecendo descontos para as quitações feitas com antecedência! Dessa maneira, a chance de ele se tornar um inadimplente pode diminuir.

Assine um contrato

Você é prestador de serviços ou tem um negócio que precisa receber pagamentos todos os meses da mesma pessoa? Então a nossa dica é: assine um contrato. Com uma rápida busca na internet você pode encontrar modelos de contratos com cláusulas que te protegem no caso de inadimplência.

Conheça bem o seu cliente

Antes de emitir a sua fatura de pagamento (principalmente quando os valores são mais altos) procure saber mais informações sobre o comprador. Digite o CPF ou CNPJ desse possível cliente em sites do Serasa e SPC e veja se ele têm algum tipo de dívida ou pendência.
* Fonte: Serasa Experian