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Como estruturar seu programa de afiliados?

Programas de afiliados são uma ótima forma de investimento online. Parte do chamado marketing de indicação, essa estratégia funciona por meio de links em sites e blogs que direcionam o público para lojas virtuais. Saiba mais sobre essa modalidade de vendas!

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Tempo de leitura: 4 minutos

O mercado de afiliados tem crescido exponencialmente nos últimos anos, justamente por ser uma forma lucrativa de fazer negócios online, além de ser uma forma de investimento de baixo risco.  

Os chamados programas de afiliados funcionam por meio de links de indicação publicado em sites, blogs e outros meios de comunicação, que direcionam o público a produtos e serviços. Esse processo ajuda a impulsionar vendas, funcionando como um sistema em que o afiliado, que é quem indica os itens, ganha, e o dono do negócio, também, por meio de vendas.

Neste artigo você fica sabendo o que são, como funcionam e quais as principais vantagens dos programas de afiliados. Confira!

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O que é um programa de afiliado?

O programa de afiliados é uma modalidade de vendas dentro do marketing, que pode ser prestada tanto por uma pessoa quanto por uma empresa, ao disponibilizar espaços de divulgação na internet. Mas como esse tipo de programa é capaz de gerar lucro?

De forma simplificada, o mercado de afiliados funciona como uma forma de monetização das vendas por meio de indicação. Em um sistema como esse, todo mundo sai ganhando, pois existe uma parceria entre criadores de conteúdo, blogueiros e editores, por exemplo, junto à marcas. 

A remuneração dos chamados afiliados funciona a partir da criação de links que direcionam o público às recomendações do criadores de conteúdo. Tanto a empresa que oferece os produtos e serviços disponíveis nos links de indicação quanto os indicadores lucram com essa estratégia. Exemplos de programas de afiliados muito bem sucedidos são os disponíveis pela Amazon e a Hotmart, que funciona como uma espécie de marketplace de afiliados. 

Os links são gerados a partir de ferramentas simples e podem ser publicados em redes sociais, blogs, e-mails marketing, newsletters, sites e até mesmo em lojas virtuais. Vale lembrar que a lucratividade desses links de recomendação do programa de afiliados depende da capacidade de convergência entre o conteúdo anunciado e o interesse do público que acessa os canais em ele está publicado. 

Nesse sentido, os links precisam conversar com o conteúdo gerado pelo produtor e não apenas serem inseridos sem contexto. É justamente por isso que o programa de afiliados é considerado uma junção entre marketing e comercial, pois ele exige uma estratégia de comunicação em uma ponta, em que é o produtor de conteúdo que vai contextualizar o link de recomendação dos produtos ou serviços recomendados.

E na outra ponta, a estratégia de vendas para que quando um usuário interessado em comprar o item indicado chegue ao e-commerce, a venda seja concretizada com sucesso.

Como esse tipo de programa funciona?

Parte do chamado marketing de afiliação, os sites afiliados são relativamente novos no mercado, mas já têm conquistado um espaço considerável no mercado, com muitos usuários e empresas parceiras.

O processo funciona da seguinte forma: o dono de um site ou blog, por exemplo, pode disponibilizar espaços para divulgação publicitária de marcas e empresas, o que pode ser realizado no formato de banners ou inserido no próprio conteúdo. 

Do outro lado dessa parceria, o dono da empresa é remunerado de acordo com os resultados alcançados, ou seja, mais alcance o site obtiver, maiores são as chances da empresa parceira receber cliques, e então receber uma remuneração por isso. É importante que essa parceria e todos os seus detalhes estejam determinados em um contrato prévio.

 Existem dois principais agentes em um programa de afiliados:

  • Afiliados: responsável por indicar produtos ou serviços de terminada empresa em seu site, blog, redes sociais ou por e-mail e newsletter, por meio de um link de indicação;
  • Anunciante: dono da empresa que tem seus produtos ou serviços indicados.

Principais vantagens de um programa de afiliados

O mercado de afiliados não tem crescido à toa, esse tipo de programa é muito benéfico tanto para os afiliados quanto para os anunciantes. Conheça suas principais vantagens: 

  • Além de ser um investimento de baixo risco, ele não tem custo algum para ser iniciado;
  • Existe uma grande variedade de produtos que podem ser divulgados por meio dos links de indicação, o que possibilita testes com nichos de mercado até identificar o que se encaixa melhor com o perfil do seu negócio;
  • Há muitas possibilidades de de lucrar, considerando que os produtos possuem margens de preço diferentes. Isso significa que o afiliado precisa apenas escolher a que mais faz sentido para os seus canais de comunicação;
  • Existe a possibilidade de transformar essa prática em um verdadeiro formato de negócio, que cresce de acordo com esse mercado.

Como estruturar meu programa de afiliados?

O Multisplit Juno, o sistema inteligente de split de pagamentos da Juno possibilita que ambas as partes do programa de afiliados recebam os lucros das vendas e dos links de indicação. Conheça as principais vantagens do Multisplit:

  • Decida entre quantas pessoas dividir o valor total da venda;
  • Determine como acontece a divisão do valor recebido;
  • Escolha quem paga as taxas pela emissão da cobrança;

Tenha a liberdade de modificar o split de uma cobrança que ainda não foi paga.

Saiba mais sobre essa funcionalidade que vai aumentar a conversão de vendas do seu negócio aqui.

Leia também: Multisplit Juno: sistema inteligente de split de pagamentos para marketplaces

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