Como emitir cobranças recorrentes com a Juno?

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
6 min de leitura
05/08/2020

Cobranças recorrentes são vantajosas tanto para quem efetua vendas quanto para o lado do consumidor. Esse modelo de pagamentos muito utilizado em mensalidades e sistemas de assinatura tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Saiba como emitir cobranças recorrentes para o seu negócio!

Muito utilizada planos de assinaturas, mensalidades e contratos periódicos, a economia da recorrência, vem ganhando força no mercado nos últimos anos. 

O economista norte-americano Jeremy Rifkin, nos anos 2000, fez uma previsão em que a sociedade mudaria a sua forma de consumo para um sistema em que as pessoas não mais pagariam para serem donas das coisas que consomem, mas sim terem acesso a elas. 

Essa é a lógica desse tipo de economia, que tem os pagamentos recorrentes como uma de suas principais vantagens, e é voltada para a experiência e o relacionamento a longo prazo. 

Para o consumidor, é muito mais prático não precisar entrar em contato mês a mês com o vendedor para receber a cobrança de um serviço de mensal ou sem previsão de cancelamento. Para quem vende, as vantagens são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência também tem a capacidade de aumentar o potencial financeiro e de lucro da empresa.

Leia também: Pagamento recorrente: como cobrar com recorrência

A economia da recorrência é uma ótima estratégia para fidelizar e reter clientes no seu negócio. Para isso, é preciso entender como funcionam os pagamentos recorrentes, quais suas vantagens e de que forma você pode aplicar essa modalidade na sua empresa. Vem com a gente!

Cobranças recorrentes imagem descritiva

O que é cobrança recorrente?

Nesse tipo de cobrança, o pagamento é feito de forma contínua, em serviços que permitem uma assinatura ou mensalidade. Durante o período que o serviço durar,  o cliente vai continuar a pagar pelo tempo combinado em contrato. Os pagamentos podem ser quinzenais, mensais, semestrais e até mesmo anuais.

No dia a dia, o usuário já está acostumado com cobranças recorrentes, mesmo que não esteja familiarizado com o termo. Empresas com planos de assinatura como Netflix e Spotify, por exemplo, funcionam com esse tipo de pagamento, em que o cliente concorda em pagar por um serviço por um determinado valor e período de tempo. Tudo isso fica acordado nos termos do uso na hora de assinar o plano.

Outros exemplos em que a cobrança recorrente é muito utilizada são:

  • Clubes de assinatura;
  • Condomínios;
  • Academias;
  • Estacionamentos;
  • Cursos;
  • Feiras e eventos anuais; 
  • Planos de assinatura em empresas.

Pagamento parcelado x pagamento recorrente

O parcelamento de um pagamento é o processo de dividir o valor de um único produto ou serviço em mais de uma vez. Os pagamentos acontecem em parcelas e vão continuar sendo descontados mesmo depois do cliente já ter recebido o item comprado. Outra característica desse tipo de pagamento é que ele pode incluir juros dependendo da quantidade de parcelas escolhida pelo consumidor.

Já o pagamento recorrente envolve um serviço recorrente, de um modo geral associado a um plano de assinatura. Nesse tipo de pagamento, a mensalidade vai ser cobrada enquanto o contrato de determinado serviço durar.

Vantagens do pagamento recorrente

Os pagamentos recorrentes oferecem muitas vantagens, conheça:

  • Otimização: em vendas recorrentes é possível programar a cobrança, sem que seja necessário emitir manualmente cobranças individuais;
  • Maior controle de entradas e saídas do caixa: com a faixa de valores padronizada, o gestor do negócio consegue fazer a gestão de cobranças criadas, além de acompanhar pagamentos recebidos;
  • Previsão de valores a receber: a automatizar as cobranças do seu negócio, é possível visualizar quantas cobranças estão programadas para determinado período e então garantir uma previsão de recebimento.

A cobrança recorrente proporciona comodidade tanto para quem cobra quanto para quem efetua o pagamento. No entanto, a gestão desse tipo de cobrança precisa ser feita de forma eficiente para garantir que a empresa obtenha melhores resultados.

Emita cobranças recorrentes com a Juno

A Juno possibilita a emissão de cobranças recorrentes no boleto bancário e no cartão de crédito (via API), sem que você precise lidar com a burocracia de bancos.

Conheça todas as vantagens de emitir cobranças recorrentes no cartão de crédito via API da Juno:

  • Cobre mensalmente de forma automática;
  • Reduza a inadimplência com cobranças programadas, sempre com mesma data e valor;
  • Melhor previsão do quanto o seu negócio vai lucrar; 
  • Facilite a gestão do seu fluxo de caixa;
  • Aumente a fidelização de clientes e reduza a taxa de churn!

Essa funcionalidade está disponível para clientes que já integraram com a nossa API 2.0. Você encontra a Juno para Devs, a documentação completa da API da Juno aqui

Leia também: Fidelize seus clientes com as cobranças recorrentes no cartão de crédito

Como emitir cobranças recorrentes com a Juno

Para gerar uma cobrança recorrente na sua Conta Juno, basta seguir alguns passos muito simples:

1. No seu painel ou pelo App Juno, selecione a opção de Cobranças e escolha o cliente que deseja cobrar. Depois é só clicar em Confirmar

2. Insira o valor da cobrança e selecione Avançar

3. Escolha a opção Cobranças Recorrentes e então clique mais uma vez em Avançar

4. Agora é a hora de descrever o que você está cobrando. Basta inserir um nome para a sua cobrança, como por exemplo “Curso de inglês”. Nessa mesma etapa, você deve selecionar a periodicidade do envio das cobranças, que pode ser:

  • Mensal;
  • Semanal;
  • Personalizado: nessa opção você pode escolher que a cobrança se repita quantas vezes você quiser em semanas, meses ou anos. 

Depois de selecionar a periodicidade que faz mais sentido para a sua cobrança, basta clicar em Avançar

5. Defina a data de vencimento da cobrança e selecione se você aceitará ou não o pagamento após o vencimento. 

Se você selecionar Sim nesta opção, será necessário determinar o prazo máximo de recebimento após a data, se será cobrada multa e o valor percentual e também definir se serão cobrados juros e, se sim, qual o valor. 

Depois de decidir todos esses fatores, siga em frente clicando em Avançar

6. Determine a quantidade de dias antes do vencimento você gostaria que a cobrança você enviada e também se existe uma data de término para a cobrança. Clique em Avançar

7. Escolha se terá desconto para pagamentos antecipados e, se sim, qual será o valor do desconto e em até quantos dias ele ficará válido.

8. Confira os dados da sua cobrança recorrente e, se estiver tudo ok, é só clicar em Confirmar. Pronto, sua cobrança recorrente foi emitida! 

Pronto! Sua cobrança recorrente está criada. Agora você já pode focar em outras partes do seu negócio sem se preocupar com essa tarefa 😉  

Quer emitir cobranças recorrentes com a Juno?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil


Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?

Veja também: