Materiais gratuitos

Dicas para economizar no escritório

Para aproveitar melhor os recursos naturais e ainda economizar no escritório, é fundamental ter atitudes ecológicas. Mas isso não significa apenas encher o seu espaço de trabalho com plantas e reaproveitar materiais: a sustentabilidade deve ser uma prática constante na empresa, que colabora para o desenvolvimento dos funcionários, estimula boas práticas e ajuda a marca […]

Por lais
Dicas_para_economizar_no_escritorio_–_semana_do_meio_ambiente
Tempo de leitura: 3 minutos

Para aproveitar melhor os recursos naturais e ainda economizar no escritório, é fundamental ter atitudes ecológicas.
Mas isso não significa apenas encher o seu espaço de trabalho com plantas e reaproveitar materiais: a sustentabilidade deve ser uma prática constante na empresa, que colabora para o desenvolvimento dos funcionários, estimula boas práticas e ajuda a marca a se posicionar a favor do meio ambiente.
Um dos primeiros passos para incluir isso na sua empresa é deixar o escritório mais sustentável, reduzindo desperdícios até nas menores situações. 

Como tornar o escritório mais sustentável

Evite o desperdício de papel

Anotar cada tarefa ou lembrete em um post-it pode ser prático e deixar a mesa mais colorida, mas também colabora para que você gaste papel sem necessidade. Prefira grandes blocos de anotação ou agenda, que permitem que você utilize todo o espaço de uma folha. Você também pode optar pelos papéis recicláveis ou por folhas de rascunho, para reduzir a quantidade de papel no escritório.

Imprima apenas quando necessário

Outra atitude que ajuda a reduzir o desperdício de papel é evitar as impressões desnecessárias. Boa parte da comunicação no escritório, muitas vezes, pode ser realizada online ou pessoalmente, sem a necessidade de imprimir todas as planilhas, peças, projetos ou textos. Uma boa solução é imprimir apenas documentos oficiais. Os materiais que serão entregues a clientes e folhas que precisam de uma versão física para que o trabalho continue.

Preste atenção nos brindes que distribui

Se a sua empresa produz brindes para os clientes, vale repensar o tipo de material que você está entregando. Além de refletir a identidade da empresa, os brindes devem ser úteis, para não serem descartados. Descubra o que seu público faz com o que você entrega e calcule os valores de cadernetas, blocos de anotações ou chaveiros. Estes materiais podem ser um gasto desnecessário se o cliente não tiver interesse. Na maioria dos casos, você pode substituir esse brinde por opções mais práticas, que as pessoas vão realmente usar.

Reavalie a necessidade dos cartões de visita

Comece a se perguntar se os cartões de visita (que são sempre impressos e entregues em grande quantidade) são realmente necessários. Pode ser que o tipo de produto ou serviço que você oferece combine mais com um cartão de visita digital. Se os seus cartões estiverem parados na gaveta, reavalie esse gasto.

Coloque um sistema de luz automático

Alguns sistemas fazem com que as luzes se apaguem sozinhas ou quando não há nenhuma pessoa presente no espaço. Esse tipo de investimento é válido a longo prazo, já que ajuda você a reduzir os gastos com energia elétrica, evitando assim, que as lâmpadas fiquem acesas sem necessidade e acaba com as chances de alguém deixar a luz do escritório ligada depois do expediente.

Instale torneiras automáticas nos banheiros

As torneiras automáticas liberam a quantidade necessária para a higiene e evitam que a água fique correndo enquanto as pessoas ensaboam as mãos ou escovam os dentes. Instalar esse tipo de torneira nos banheiros do escritório também ajuda a evitar os riscos de vazamentos, que podem encarecer (e muito!) a conta de água.

Coloque lâmpadas econômicas

Existem tipos de lâmpadas próprias para escritórios, que não consomem tanta energia e ajudam a equilibrar a iluminação – afinal, pouca luz pode causar cansaço e muita luz acaba ofuscando a tela dos computadores. Procure por essas versões e instale-as de forma dinâmica na recepção, nas mesas de trabalho e salas de reunião. Dessa forma, você consegue controlar qual é a iluminação mais adequada para cada ambiente e criar um sistema para acioná-las.

Reduza o uso de utensílios plásticos

Copos, pratos e talheres de plástico acabam sendo descartados – o que aumenta o gasto da empresa e, também, a quantidade desse material no ambiente. Uma solução para esse problema é incentivar o uso de talheres de metal, além de copos e canecas pessoais. Além de reutilizáveis e sustentáveis, estes materiais deixam o ambiente de trabalho mais divertido! 😉

Escolha métodos de entrega alternativos

O gasto com carros próprios ou motoboys para realizar entregas acaba ocupando uma grande parte do orçamento. Para reduzir esse investimento (e, ainda, colaborar com a redução de gases dos veículos e com o trânsito) prefira entregas com bikers ou a pé, quando o cliente ou fornecedor estiver próximo da empresa.

Mande os boletos bancários por e-mail

Precisa realizar cobranças e enviar boletos para os clientes? Prefira o envio por e-mail, que é mais seguro e garante o recebimento do documento. Assim, você evita impressões em excesso, reduzindo o gasto de papel. O sistema da JUNO é automático e você não precisa nem se preocupar com o envio: o cliente recebe as cobranças mês a mês, de forma digital e muito mais prática.
Quer mais dicas de como diminuir os gastos na sua empresa? Então acesse este artigo.