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Como divulgar uma nova API do seu ERP?

O seu ERP acabou de lançar uma nova API. E agora? Como fazer para que as pessoas fiquem sabendo disso? Antes de começar a compartilhar a novidade para todo mundo, é fundamental desenhar uma estratégia de divulgação.

Por lais
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Tempo de leitura: 5 minutos

Você provavelmente deve ter criado um plano de ação assim que o seu ERP foi lançado. A ideia naquela época era atingir outras empresas que poderiam adotar a sua ferramenta para organizar melhor as suas rotinas. Provavelmente, o tomador de decisão daquele período era algum gestor, que tinha interesse em criar processos e organizar as informações da empresa.

Quando a ideia é lançar uma nova API, a estratégia muda. Sim, pode ser que quem tome a decisão final de implementar essa funcionalidade seja o gestor. Porém, a primeira pessoa que vai entrar em contato com a sua solução e decidir entre você ou um concorrente é um desenvolvedor.
Entender a fundo as características desse desenvolvedor é a chave para o sucesso do lançamento da sua API.

Por isso, a primeira dica para realizar a divulgação é criar uma persona.

Quando falamos de persona, especificamente no lançamento de uma API, queremos obter informações como:
1- Para que empresa ele trabalha?
2- Que linguagem ele prefere?
3- Quais protocolos costuma seguir?
4- Para que função ele usaria a API?
5- Quais informações ele leva em consideração na hora de escolher uma integração?
6- A empresa que ele trabalha está em qual vertical/ nicho?
Além disso, é importante entender a comunicação que funciona com esse público. Em geral, desenvolvedores costumam ser analíticos, e gostam de entender rapidamente os benefícios dessa integração.
Philipp Schöne, Product Manager da Axway, afirma que para realizar um bom lançamento, os criadores de API precisam ir muito além do design e de uma boa documentação. Segundo ele, é fundamental entender as necessidades do consumidor e advogar em nome desses profissionais.
Tendo em mente o perfil e os interesses do dev, comece a desenhar como será a experiência desse profissional ao entrar em contato com a sua ferramenta. A sua grande missão é mostrar que a sua solução vai ajudá-lo e que você é um parceiro para o sucesso desse desenvolvedor dentro da companhia.

Pense nas personas secundárias

Você deve colocar o foco das suas ações no desenvolvedor. Porém, tenha em mente que existem algumas personas secundárias, que também precisam entender para que serve a sua nova API.
Dependendo do valor da sua funcionalidade, quem realmente vai bater o martelo da contratação é o gestor. Entender como o processo de venda da sua plataforma ocorre dentro da empresa é fundamental para direcionar a comunicação. Eventualmente, é interessante criar materiais com uma linguagem mais acessível, que podem auxiliar os leigos a entenderem como a sua API vai facilitar a vida dentro da organização.
Além disso, lembre-se que o consumidor final também deve ser levado em consideração, afinal de contas ele é quem se beneficiará com a solução. O real valor da integração vai existir apenas se o consumidor final usá-la e aprová-la. Portanto, foque no dev, mas tenha os outros stakeholders em mente.

Ações para divulgar a sua nova API

Já sabe exatamente o perfil do desenvolvedor que vai consumir a sua API? Então confira algumas sugestões de ações para divulgá-la no mercado.

Tenha um Software Evangelist na sua empresa

Você tem um excelente desenvolvedor no seu time, que gosta de vestir a camisa da empresa e de compartilhar conhecimento? Então ele pode ser um software evangelist do seu ERP. O trabalho dessa pessoa é basicamente estar em contato constante com outras pessoas da comunidade de softwares. A ideia é que ele participe de eventos, faça publicações nas redes sociais e crie ações para divulgar a sua empresa para a comunidade (neste caso outros devs, designers, etc).
Pode ser que a sua empresa não tenha demandas suficientes para justificar que um programador fique full time nessa função. Neste caso, é interessante contar com um time de pessoas que, além de desenvolver, tope representar a empresa externamente.
Essas pessoas devem ter propriedade para falar a respeito das suas APIs. Elas, juntamente com o time de marketing, podem pensar em ações que dialoguem exatamente com as personas em foco.

Tenha uma boa documentação

Uma coisa que vai fazer com que os desenvolvedores fujam da sua API é falta de documentação. Por isso, crie uma área específica no seu site, focada nos devs, documentando todos os detalhes necessários para a implementação.
Ofereça sandbox areas, para que a pessoa interessada na sua ferramenta possa realizar testes rápidos e se convencer de que a sua API é a ideal.

Publique a API em diretórios específicos

Você já sabe exatamente o perfil de quem se interessaria pela API e tem pessoas para desenvolver ações de awareness. 
Agora, é a hora de divulgá-la em todos os diretórios possíveis! Comece compartilhando nos sites mais amplos, que são constantemente acessados por pessoas da área. Depois disso, pesquise os diretórios que são focados no nicho que pretende atingir.
Ao fazer a publicação, compartilhe o maior número possível de informações a respeito da API do seu ERP. Lembre-se que desenvolvedores gostam de bater o olho e entender quais são as características da sua funcionalidade. O desafio é convencê-los — em meio a uma oferta grande de sistemas que cumprem o mesmo papel que você — a acessar o seu site e realizar testes.
A Nordic APIS criou uma lista com sites interessantes para divulgar a sua Application Programming Interface. Confira clicando aqui.

Crie conteúdos ricos sobre a API

Produza conteúdo rico para o seu site falando sobre a API. Para isso, invista em palavras-chaves e temas que são interessantes para o seu segmento. Se as APIs são uma área de muita relevância para o seu ERP, você pode criar um blog específico para devs, com o objetivo de falar sobre esse assunto. Invista também na criação de newsletter, que pode ser um bom canal para divulgar as novas funcionalidades da sua empresa.
Procure fazer parceria com blogs e sites acessados por desenvolvedores do seu segmento. A sua equipe de comunicação, em parceria com os devs, podem colaborar com esses veículos de comunicação.

Abra a sua empresa para eventos da comunidade

Você sabe de algum evento de nicho que pode servir como canal para divulgar a sua nova API? Então converse com os organizadores e ofereça a sua empresa como sede do evento. Essa é uma excelente maneira de entrar em contato diretamente com devs que podem adotar a sua nova funcionalidade.
Nessas ocasiões, compartilhe de maneira sucinta as novidades relacionadas à sua API. Além de ser um bom canal para divulgar as novidades, sediar eventos aproxima a sua empresa à comunidade de desenvolvedores. Isso é excelente para o posicionamento da sua marca!

Organize e participe de eventos e hackathons

Uma boa maneira de lançar uma nova funcionalidade do seu ERP é em hackathons. Esse é um jeito dinâmico de os desenvolvedores do seu nicho entrarem em contato com a solução.
Nessa ocasião, você pode mostrar a API em primeira mão para pessoas que podem se tornar usuárias no futuro. Esse é um jeito interessante de identificar possíveis melhorias na própria integração e maneiras de simplificar (ou aprofundar!) a documentação, além de garantir feedbacks sinceros de quem entende do assunto.
Além disso, mostrar uma nova funcionalidade de maneira exclusiva para esse time de devs aumenta a chance de eles adotarem a sua API. Quando as pessoas participam da criação de algo, ficam mais propensas a adotar e divulgar a novidade para os conhecidos.
Se preparar um desafio dentro de casa focado especialmente na sua API for difícil, incentive que o seu time participe de hackathons de terceiros. Eles podem ajudar a compartilhar essas funcionalidades nesses eventos, repletos de gente que é exatamente o seu público-alvo.

Entre em contato diretamente com empresas

Você tem uma base de interessados ou clientes antigos que demonstraram interesse na sua plataforma, mas ainda não fechou contrato? Compartilhe a novidade com eles, principalmente se, no passado, eles comentaram que tal funcionalidade era fundamental para adotarem o ERP.
Vale lembrar que essas são apenas algumas ideias de ações que podem te ajudar a divulgar a sua nova API. Para que a ação de marketing seja realmente efetiva é importante entender a fundo quem é a persona que você deseja atingir. Depois disso, mapear quais são as ações mais efetivas.  

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