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Como criar planos de assinatura para o seu negócio

Oferecer planos e assinatura para os clientes do seu negócio é uma ótima estratégia para reter e fidelizar o público-alvo da sua empresa. Saiba como criar esse tipo de plano!

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Tempo de leitura: 4 minutos

2020 certamente foi um ano atípico para a economia brasileira. Por conta da pandemia do coronavírus, muitos negócios, principalmente aqueles que tinham sua operação física, precisaram se adaptar para manter suas vendas. 

Esse movimento provocou o crescimento histórico de 68,4% do e-commerce brasileiro, o maior registrado nos últimos 20 anos. Esse movimento também se deve a uma mudança no comportamento do consumidor, que por causa do distanciamento social recomendado pela OMS para evitar a propagação do vírus, passou a consumir muito mais pela internet. 

De acordo com a 43ª edição do Webshoppers, relatório feito anualmente pela Ebit | Nielsen, o e-commerce brasileiro conquistou 13 milhões de novos consumidores, e 83% com potencial de voltar a comprar nas mesmas lojas, o que abre as portas para pagamentos recorrentes.

Isso fez com que o Brasil chegasse à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Desse total, 58% compraram pelo menos 4 vezes em 2020, enquanto 20% finalizaram mais de 10 pedidos durante este período. 

Dentro dessa mudança de comportamento do consumidor, está a tendência cada vez maior em aderir serviços por meio de assinaturas, como é o exemplo de streamings muito conhecidos do público como Netflix e Spotify

Outro hábito de consumo que tem se tornado cada vez mais parte do mercado são os chamados clubes de assinatura. Os consumidores têm assinado serviços como clube do vinho, de chá, de pão, de café e até mesmo de produtos para uso pessoal, como cuidados com a pele e acessórios de moda, entre outros.

Para os e-commerces, adotar o modelo de planos de assinatura é muito vantajoso, pois nesse tipo de estrutura, os pagamentos são recorrentes e variam de acordo com o plano contratado pelo cliente.

Para o consumidor, é muito mais prático não precisar entrar em contato mês a mês com o vendedor para receber a cobrança de um serviço de mensal ou sem previsão de cancelamento. 

As vantagens para o lado do vendedor são a otimização do tempo, maior controle financeiro e praticidade na emissão de cobranças. A recorrência também tem a capacidade de aumentar o potencial financeiro e de lucro da empresa.

Neste artigo você fica sabendo como criar planos de assinatura e potencializar as vendas do seu negócio. Vem com a gente!

Como funciona a estratégia de planos de assinatura?

Antes de mais nada, é fundamental garantir que o seu negócio tem a capacidade logística de oferecer um plano por assinatura, caso este contrato envolva a entrega de produtos, por exemplo. Existem vários motivos que levam o consumidor a assinar esse tipo de serviço, mas o principal deles é receber um produto ou uma seleção de itens no conforto de sua casa e dentro do prazo acordado.

Se o plano de assinatura do seu negócio envolver a utilização de um serviço, é essencial garantir que não haja falhas técnicas, e se elas acontecerem é importante contar com uma boa equipe de CX (Customer Experience) e suporte para ajudar o cliente a resolver o problema.

Outro ponto a ser considerado é verificar se a implementação de um sistema de assinaturas é viável, sem que esse processo prejudique o fluxo de caixa da sua empresa. É importante também conhecer bem o público-alvo do seu negócio para entender suas necessidades de mercado.

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Dicas para criar um plano de assinaturas para o seu negócio

Os planos de assinatura podem ser muito vantajosos para os negócios, quando estruturados de acordo com a missão da empresa. Conheça nossas dicas para implementar esse tipo de plano no seu negócio:

Ofereça mais opções de planos

É importante oferecer mais de uma opção de plano de assinatura para o cliente, para que ele possa escolher aquele que faz mais sentido tanto para o negócio quanto para o orçamento financeiro da empresa. 

No momento da aquisição do plano, muitas vezes o consumidor vai optar por uma versão mais básica por alguns motivos: para conhecer o serviço ou até mesmo por questões financeiras. 

Escolha os produtos estrategicamente

Os planos de assinatura não são necessariamente uma novidade no mercado, o que faz com que o consumidor tenha várias opções na hora de assinar. Isso torna esse tipo de serviço cada vez mais competitivo, o que não precisa ser algo negativo para o seu negócio. 

A principal estratégia para sair na frente nesse segmento é selecionar muito bem os produtos e também os benefícios oferecidos em cada plano, pois eles vão ser o carro-chefe do seu negócio.

Facilite a aquisição do plano

Outra estratégia que precisa estar muito bem alinhada é a aquisição de planos do seu negócio, pois é necessário que ela seja o mais facilitada possível. Isso significa que o seu cliente precisa encontrar todas as principais informações sobre os planos na página de aquisição, deixando assim a conversão como uma certeza. 

Se ele não conhecer os benefícios de cada plano ou tiver muitas dúvidas, é muito possível que ele abandone o processo de aquisição. Portanto, desenvolva uma boa página, que contenha também a precificação dos seus planos de forma clara e bem objetiva. 

Outro ponto importante nessa etapa é ter um canal de comunicação aberto com o cliente já nessa página, para garantir que mesmo que todas as informações estejam disponíveis, se ele tiver alguma dúvida, terá um equipe à disposição para ajudá-lo.

Como viabilizar planos de assinatura no seu negócio?

Uma das grandes vantagens que os planos de assinatura oferecem, tanto para quem compra quanto para quem oferece esse tipo de serviço, é que os pagamentos são recorrentes, ou seja, eles podem ser mensais, semestrais, anuais ou da forma como estiver previsto no contrato. 

É muito prático, pois o cliente apenas insere seus dados do cartão de crédito, que ficam salvos de forma segura na plataforma por meio da tokenização do cartão, e pronto: o valor acordado vai ser descontado sempre na data de vencimento combinada entre o vendedor e o cliente. Dessa forma, não existem esquecimentos e, consequentemente, a inadimplência é evitada. 

A Juno possibilita a emissão de cobranças recorrentes no boleto bancário e no cartão de crédito (via API), sem que você precise lidar com a burocracia de bancos. Outra boa opção para cobranças recorrentes é utilizar o nosso plugin Juno para WooCommerce, por meio do WooCommerce Subscriptions

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