Materiais gratuitos

Cobrar um devedor : Estão me devendo, e agora?!

Estão me devendo. E agora, como faço pra cobrar um devedor?! Essa é uma dúvida bem recorrente. Todo mundo já teve que lidar com esse problema em algum momento da vida. Ficar na ansiedade de não saber com certeza a data de recebimento do dinheiro é muito desconfortável. Porém, para algumas pessoas, ter que fazer a […]

Capa-Estao_me_devendo_e_agora,_como_faco_pra_cobrar
Tempo de leitura: 2 minutos

Estão me devendo. E agora, como faço pra cobrar um devedor?! Essa é uma dúvida bem recorrente. Todo mundo já teve que lidar com esse problema em algum momento da vida.
Ficar na ansiedade de não saber com certeza a data de recebimento do dinheiro é muito desconfortável. Porém, para algumas pessoas, ter que fazer a cobrança dessa dívida é ainda pior do que sair no prejuízo!
Você se identifica com essa situação? Fica se sentindo mal por precisar e não saber como cobrar um devedor?
Então confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar nesse processo, independente se a cobrança for de um cliente ou amigo.

Não tenha vergonha de cobrar um devedor

Muitas pessoas acabam saindo no prejuízo por terem vergonha de fazer uma cobrança. Precisar pedir para que paguem uma dívida é extremamente desconfortável, mas não tem nada de errado nisso!
Pode ser que a pessoa tenha simplesmente esquecido de fazer o pagamento e só vai se lembrar quando você falar. Portanto, não se sinta culpado nem por um minuto por cobrar algo que é seu.

Tenha a abordagem correta

O segredo para cobrar alguém que está te devendo é ter uma abordagem correta. Deixar o outro desconfortável não é a melhor alternativa, pois dessa maneira você pode até perder o seu amigo/ cliente.  
Durante o papo, tente entender o motivo do atraso e coloque-se no lugar da pessoa. Como todo mundo sabe, a situação financeira do país não está perfeita e por conta disso algumas pessoas estão atrasando as suas contas. Mostrar empatia pela situação faz com que a outra pessoa sinta-se até mais empenhada para pagar a dívida com rapidez!

Combine um prazo que funcione para ambas as partes

Durante a conversa, é importante entender qual data de pagamento funciona para ambas as partes. Se por acaso você tiver algum pagamento urgente que depende desse dinheiro, compartilhe essa informação com a pessoa. Também procure descobrir em que dia do mês essa pessoa terá a grana. Dessa maneira, vocês conseguem encontrar um meio-termo que não pese para ninguém.

Facilite a forma de pagamento

Dependendo da dívida, fica difícil cobrar um devedor à vista. Então a nossa dica é que você parcele a quantia em faturas que funcionem tanto para você quanto para o devedor. Vamos combinar que receber em parcelas é melhor do que não receber de forma alguma, né? 🙂
Veja como oferecer pagamento em cartão de crédito ajuda a diminuir a inadimplência, nesse outro post.
Para esse procedimento, use a JUNO! Essa ferramenta permite que você emita boletos bancários com facilidade e com as menores taxas do mercado!
E você, leitor, que outra dica daria para quem está precisando cobrar alguém que deve? Compartilhe com a gente nos comentários!