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Como cobrar juros de um cliente?

Cobrar juros vai me ajudar a diminuir a inadimplência? Um problema que muitos fornecedores e prestadores de serviço enfrentam é a falta de pagamento dos seus clientes. Mesmo após o serviço ser finalizado, algumas pessoas acabam atrasando a data ou, em casos mais extremos, não pagando pelo trabalho. Só quem já passou por essa situação […]

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Tempo de leitura: 4 minutos

Cobrar juros vai me ajudar a diminuir a inadimplência? Um problema que muitos fornecedores e prestadores de serviço enfrentam é a falta de pagamento dos seus clientes.
Mesmo após o serviço ser finalizado, algumas pessoas acabam atrasando a data ou, em casos mais extremos, não pagando pelo trabalho.
Só quem já passou por essa situação sabe como isso pode ser frustrante! É muito chato contar com um dinheiro e não saber exatamente a data que ele vai chegar.
Uma estratégia para fazer com que o consumidor pague a fatura na data é colocar juros no seu boleto, para o caso de ele ser pago com atraso. 

Como cobrar juros por atraso de um cliente?

Avise o consumidor

O seu objetivo com essa estratégia é garantir que o boleto seja pago na data correta. Porém, a tática só vai funcionar se o consumidor souber que você cobra juros pelo pagamento atrasado. Então, na hora de encaminhar o boleto para o seu cliente, deixe essa informação clara.

Dê descontos para o pagamento antecipado

Uma outra técnica que funciona muito bem é oferecer um desconto para os clientes que pagam o boleto com antecedência. Novamente: essa estratégia só vai funcionar se o consumidor souber que você oferece esse benefício. Portanto, avise no momento que encaminhar o e-mail!

Mande mensagens quando for necessário

Se mesmo mandando o boleto com juros o cliente não te pagar, adote a estratégia de mandar mensagens fazendo a cobrança. Não sabe exatamente o que escrever nas mensagens? Então confira alguns modelos que preparamos:

Exemplo de mensagem para boleto com 10 dias de atraso

Olá, (colocar o nome do cliente aqui), tudo bem?
Percebi que você ainda não efetuou o pagamento do seu boleto, que venceu há 10 dias. Aconteceu alguma coisa por aí? Estou encaminhando a fatura novamente anexa, para o caso de você ter esquecido do pagamento.
Lembre-se que essa fatura tem juros, que aumentam conforme o atraso do pagamento, ok?!
Atenciosamente,
(colocar o seu nome aqui)

Exemplo de mensagem para boleto com 20 dias de atraso

Olá, (colocar o nome do cliente aqui), tudo bem?
Faz 20 dias que o seu boleto venceu. Estou encaminhando a fatura novamente anexa, para o caso de você ter perdido o boleto. Quite a sua fatura o quanto antes e evite o pagamento de ainda mais juros!
No que eu puder te ajudar, estou por aqui.
Atenciosamente,
(colocar o seu nome aqui)

Qual é a taxa máxima de juros permitida por lei?

Qual o máximo permitido para cobrar juros? De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a multa máxima por atraso de pagamento é de 2%. Por exemplo: se o valor do seu boleto é de R$200 e tem como data de vencimento o dia 05/07, o consumidor pagará uma multa de R$4 se deixar para pagar a fatura do dia 06/07 em diante.
o juro máximo permitido por lei é de 1% ao mês. Portanto, se o seu consumidor pagar a fatura com alguns dias de atraso, ele pagará R$4 da multa, mais R$1 do juro referente ao mês.
Aprenda também:  Como definir a melhor data de vencimento do seu boleto

Como cobrar juros de um cliente usando a JUNO?

Adicionar e cobrar juros no seu boleto por meio da nossa ferramenta é muito fácil! Para isso, você precisa entrar na nossa plataforma, como de costume.
No menu da esquerda, clicar no botão “emitir cobrança” ou também pela aba de clientes, selecione o cliente que você quer cobrar e clique em “emitir cobrança”
Se você estiver fazendo a cobrança de um novo consumidor, deve entrar na aba “clientes”e cadastrar seu cliente seguindo os passos apresentados ali. 
Na tela que abrir, escolha o tipo de cobrança. A seguir crescente uma breve descrição de qual é o serviço cobrado. Escolha opção de pagamento, valor da cobrança (sem os juros), parcelas, e data de vencimento.
Nas opções de vencimento é onde você pode escolher receber ou não após o vencimento, se selecionar SIM, escolha o número máximo de dias para recebimento e os juros e multa para pagamento com atraso.
Pode selecionar qual é a multa para pagamento após o prazo (lembrando que 2% é o máximo permitido por lei) e qual será o juro de atraso (o máximo por lei é de 1% ao mês).
Tem até como adicionar desconto para pagamento antecipado, incentivando seus clientes a pagarem antes.
Clique em “próximo passo”, confirme os dados e então clique em emitir cobrança! Sucesso!

Dica extra: Você pode saber se o seu cliente leu o e-mail ou não, acompanhando suas cobranças pela plataforma da JUNO!

Na aba “cobranças” é possível acompanhar se seu cliente recebeu e visualizou o email. Essa ferramenta te mostra cada vez que a sua mensagem é aberta, indicando com dois checks,  quando o e-mail de cobrança é aberto. Quem nem no WhatsApp!
Você pode acompanhar o status do seu e-mail de cobrança para saber se foi enviado, se aconteceu alguma falha no envio e se foi visualizado. Caso você perceba que a pessoa não abre os seus e-mails nunca, vale fazer uma ligação de cobrança!

O relacionamento com o cliente é muito importante para seu negócio. Tente ao máximo ser simpático com o seu consumidor no momento de fazer as cobranças, ok?!