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Como cobrar juros de um cliente?

Para fazer com que o consumidor pague a fatura na data, você pode cobrar juros. Vem com a gente saber como!

Por Time Juno
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Tempo de leitura: 4 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉
Cobrar juros vai ajudar a diminuir o índice de inadimplência do seu negócio? Um problema que muitas empresas enfrentam é o atraso ou a falta de pagamento de seus clientes.

Mesmo após o serviço ser finalizado ou o produto ser entregue, algumas pessoas acabam atrasando a data ou, em casos mais extremos, não pagando pelo trabalho ou mercadoria.

Apenas quem já passou por essa situação sabe como isso pode ser prejudicial para o negócio, pois afeta diretamente o fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa.

Uma boa estratégia para fazer com que o consumidor pague a fatura na data combinada é incluir juros no boleto, para pagamentos em atraso.

Como cobrar juros por atraso de um cliente?

Avise o consumidor

O objetivo do gestor empresarial com essa estratégia é garantir que o boleto seja pago na data correta. Porém, a tática só vai funcionar se o consumidor souber que sua empresa cobra juros pelo pagamento atrasado. Então, na hora de encaminhar o boleto para o seu cliente, deixe essa informação clara.

Ofereça descontos para pagamentos antecipados

Uma outra técnica que funciona muito bem é oferecer um desconto para os clientes que pagam o boleto com antecedência. Assim como a cobrança de juros, essa estratégia só vai funcionar se o consumidor souber que você oferece esse benefício, então é importante investir em materiais que possam comunicar isso de forma clara para seus clientes como e-mails marketing, por exemplo. 

Envie mensagens quando for necessário

Se mesmo mandando o boleto com juros o cliente não efetuar o pagamento, adote a estratégia de enviar mensagens fazendo a cobrança. Não sabe exatamente o que escrever nas mensagens? Então confira alguns modelos que preparamos:

Exemplo de mensagem para boleto com 10 dias de atraso

Olá, (colocar o nome do cliente aqui), tudo bem?
Percebi que você ainda não efetuou o pagamento do seu boleto, que venceu há 10 dias. Aconteceu alguma coisa por aí? Estou encaminhando a fatura novamente anexa, para o caso de você ter esquecido do pagamento.
Lembre-se que essa fatura tem juros, que aumentam conforme o atraso do pagamento, ok?!

Atenciosamente,
(colocar o seu nome aqui)

Exemplo de mensagem para boleto com 20 dias de atraso

Olá, (colocar o nome do cliente aqui), tudo bem?
Faz 20 dias que o seu boleto venceu. Estou encaminhando a fatura novamente anexa, para o caso de você ter perdido o boleto. Quite a sua fatura o quanto antes e evite o pagamento de ainda mais juros!
No que eu puder te ajudar, estou por aqui.
Atenciosamente,
(colocar o seu nome aqui)

Qual é a taxa máxima de juros permitida por lei?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a multa máxima por atraso de pagamento é de 2%. Por exemplo: se o valor do seu boleto é de R$200 e tem como data de vencimento o dia 05/07, o consumidor vai pagar uma multa de R$4 se deixar para pagar a fatura do dia 06/07 em diante.

o juro máximo permitido por lei é de 1% ao mês. Portanto, se o seu consumidor pagar a fatura com alguns dias de atraso, ele pagará R$4 da multa, mais R$1 do juro referente ao mês.

Aprenda também:  Como definir a melhor data de vencimento do seu boleto

Como cobrar juros de um cliente usando a Juno?

Adicionar e cobrar juros no seu boleto por meio da nossa ferramenta é muito fácil! Para isso, você precisa acessar a sua Conta Juno.

No menu da esquerda, clique no botão Emitir Cobrança ou também pela aba Clientes, selecione o cliente que você quer cobrar e clique também em Emitir Cobrança.

Se você estiver fazendo a cobrança de um novo consumidor, deve entrar na aba Clientes e então cadastrar seu cliente seguindo os passos apresentados ali. 

Na próxima tela, escolha o tipo de cobrança e a seguir acrescente uma breve descrição de qual é o serviço cobrado. Escolha opção de pagamento, valor da cobrança (sem os juros), parcelas, e data de vencimento.

Nas opções de vencimento é onde você pode escolher receber ou não após a data vencimento: se selecionar SIM, escolha o número máximo de dias para recebimento e os juros e multa para pagamento com atraso.

Você também pode selecionar qual é a multa para pagamento após o prazo (lembrando que 2% é o máximo permitido por lei) e qual será o juro de atraso (o máximo por lei é de 1% ao mês).

Tem até como adicionar desconto para pagamento antecipado, incentivando seus clientes a pagarem antes. Clique em Próximo passo, confirme os dados e então clique em Emitir cobrança. Sucesso!

Dica extra: você pode saber se o seu cliente leu o e-mail ou não, acompanhando suas cobranças pela plataforma da Juno

Na aba Cobranças é possível acompanhar se seu cliente recebeu e visualizou o e-mail. Essa ferramenta te mostra cada vez que a sua mensagem é aberta, indicando com dois checks quando o e-mail de cobrança é aberto. Funciona da mesma forma que as mensagens de WhatsApp!

Você pode acompanhar o status do seu e-mail de cobrança para saber se foi enviado, se aconteceu alguma falha no envio e se foi visualizado. Caso você perceba que a pessoa não abre os seus e-mails nunca, vale fazer uma ligação de cobrança.
O relacionamento com o cliente é muito importante para seu negócio. Tente ao máximo ser simpático com o seu consumidor no momento de fazer as cobranças.

Com a Juno, é possível enviar lembretes automáticos, via e-mail ou WhatsApp, antes da data do vencimento da cobrança. Você também pode fazer a gestão de clientes e cobranças direto na plataforma, o que ajuda a diminuir o índice de inadimplência e manter a saúde financeira do seu negócio sempre em dia!

Facilitou um pouco saber como cobrar juros dos seus clientes? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários 😉