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Como aumentar suas vendas no Instagram

O Instagram é uma ótima vitrine para o seu negócio! Mas você sabe como usar para fechar vendas e fazer cobranças? Vem aqui que a gente te conta! Sabia que tem como fazer vendas no Instagram sem precisar mandar seu cliente sozinho para o seu e-commerce, com risco de perder a venda? Sabia que até […]

Como_vender_mais_pelo_Instagram
Tempo de leitura: 6 minutos

O Instagram é uma ótima vitrine para o seu negócio! Mas você sabe como usar para fechar vendas e fazer cobranças? Vem aqui que a gente te conta!

Sabia que tem como fazer vendas no Instagram sem precisar mandar seu cliente sozinho para o seu e-commerce, com risco de perder a venda? Sabia que até mesmo sem ter um site próprio tem como enviar cobranças pelo Instagram? Aceitando pagamentos em boleto ou cartão de crédito?
Parece muito maravilhoso para ser verdade né? Mas é possível sim!
Aprenda como usar os recursos do Instagram para comunicar o valor do seu negócio e como conseguir mais vendas!

Algumas particularidades das vendas no Instagram

O Instagram foi uma das redes com maior crescimento de usuários em 2018, batendo a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.
Uma imagem vale mais que mil palavras, no caso do Instagram… muitas imagens! O apelo é extremamente visual e a plataforma é feita para que o usuário não queira sair dali. O desafio para as marcas e fazer a venda ali mesmo dentro da plataforma.
Como não tem opção de adicionar links nas imagens do feed e o famoso link do “arrasta pra cima” só é liberado para contas com mais de 10 mil seguidores, as marcas precisam ser ainda mais persuasivas para não perder nenhuma venda.
A caixa de mensagens diretas, o famoso “Direct”, já é usado por muita gente como ponto de contato com as empresas. É por ali que você também consegue fechar vendas e enviar um link de pagamento para que seu cliente só precise inserir as informações de cobrança. Já já te contamos passo a passo como fazer isso!
 

Fazendo o marketing do seu negócio no Instagram

Vender pelo Instagram começa muito antes de passar o preço para seu cliente e fechar a cobrança. Sua marca precisa conquistar as pessoas através do conteúdo, engajamento e comunicação de valor.
Leia também: Datas comemorativas de 2019 para te ajudar a criar ações para o seu e-commerce
Por isso use seu Instagram para interagir com seu público. Poste sobre o estilo de vida que representa sua marca, conte dicas de uso dos seus produtos, comunique seu diferencial e por fim… venda.
Como o Instagram é uma plataforma super completa, que aceita imagens, vídeos e texto. Tem muito o que explorar para comunicação.

Fatores importantes para investir na hora de usar o Instagram para a sua marca:
  • Imagens: Invista em imagens e vídeos de qualidade e de sua autoria. Elas passam uma imagem mais autêntica
  • Feed: O feed é quase como uma vitrine, o ideal é que ele tenha um “estilo” único que represente sua marca. Um padrão de cores, filtros e imagens.
  • Influenciadores: Sua marca não tem mais de 10k  seguidores mas consegue fazer parceria com algum influenciador que tenha? Que tal fazer uma campanha com esse influenciador, saindo do Stories dele e direcionando os clientes diretamente para o checkout do produto?
  • Anúncios: O alcance orgânico para vendas no Instagram é um pouco melhor que o do Facebook mas ainda assim é baixo. Não são todos os seus seguidores que vêm suas publicações, por isso vale separar uma verba para impulsionar seu conteúdo.

Criar anúncios no Instagram

As pessoas já estão acostumadas com as propagandas aparecendo no seu feed. Por isso não é uma propaganda invasiva.
A criatividade está em conseguir vendas no Instagram criando anúncios que chamam a atenção do seu público no meio de tantas outras fotos e anúncios.
Para criar anúncios no Instagram precisa de um perfil Comercial.
Apesar de existir o botão “impulsionar publicação”  que aparece do lado do seu post, a melhor maneira de criar anúncios no Instagram é pelo Gerenciador de anúncios do Facebook .
Aproveite os Stories para anúncios também! Anunciando pelo Stories é possível adicionar o link do seu site, e-commerce ou landing page. Dependendo da oferta criada para o anúncio é possível adicionar direto um link de pagamento.

Como fazer cobranças pelo Instagram?

Sabia que o chat do Instagram tem ganho espaço em relação ao Messenger e ao WhatsApp?
Existe a opção de marcar seus produtos nas fotos e isso vai direcionar seu cliente para o site, mas como mencionamos antes, a experiência do Instagram é criada para que ninguém queira sair de lá, especialmente se está usando o celular.
Uma maneira de não perder vendas no Instagram, é usar o próprio Direct para tirar dúvidas dos seus clientes sobre o que você está oferecendo, e mandar a cobrança por um link de pagamento.
Com apenas um clique seu cliente vai para o carrinho de compras (checkout), termina de inserir a informações de pagamento e pronto! Venda concluída! \o/
Faça com que o cliente perceba a agilidade e facilidade em concluir a compra do seu produto e não perca vendas deixando que seus eles se distraiam na navegação do seu site.
Você consegue emitir cobranças por links de pagamentos com a Juno! Enviando cobranças por boleto ou cartão de crédito.
Veja como funciona:

Como criar um link de pagamento?

A cobrança pelo Instagram pode ser feita através de um link de pagamento.
No link de pagamento você define as principais informações da cobrança, envia para o seu cliente e ele mesmo escolhe alguns detalhes e finaliza o pagamento, tanto no celular como no computador.
Para gerar esse link, você acessa sua conta da Juno, vai na aba “Link de Pagamento” e clica em “Criar Link de Pagamento”
gerar links de pagamento
Configure alguns detalhes da cobrança: O que está vendendo, se seu cliente vai poder pagar por boleto e/ou cartão de crédito, qual o valor da cobrança, se aceita pagamento parcelado, qual o prazo para pagamento e se quiser, pode dar um código para o produto vendido.
Além disso, você pode escolher a quantidade de itens no carrinho, escolher se o preenchimento do endereço deve ser obrigatório e colocar o valor do frete.
É só confirmar! O seu link de pagamento vai ser gerado na hora! Compartilhe ele onde quiser! Tanto nas conversas por Direct, nos anúncios criados para Instagram ou até mesmo no link da sua bio.
carrinho de compras online
 
Quando o cliente abre o link, ele já vai direto para o carrinho e é só completar as informações de pagamento! Isso faz com que ele tenha uma experiência mais rápida de compra, personalizada com a sua marca.
vender pelo whatsapp
Quando um pagamento for feito pelas suas vendas no Instagram , a gente te avisa para você entregar seu produto.
Gerencie todos os links que já criou sempre que quiser direto na aba de “Link de Pagamento” e na aba de Cobranças.
cobranças por link de pagamento
Agora é planejar bem e usar seus links de pagamento como um mestre das vendas!

Como usar links de pagamento para aumentar sua conversão de vendas?

Vamos criar um cenário para que você possa entender melhor como os links de pagamento funcionam na prática.
Imagina que você é uma revendedora de cosméticos. Seu Instagram cheio de vídeos tutoriais de maquiagem, fotos dos produtos e as melhores dicas para seus clientes.
Então sua cliente vai lá fuçar no seu feed, e decide comprar algumas coisinhas.
Ela então te manda um direct perguntando quanto vai custar o frete e em quanto tempo chega.
Você responde e ela quer fechar o pedido, mas não tem conta para te fazer transferência. E agora? Perde a venda?
Claro que não, né?! Porque você é muito esperta e já tem sua conta na JUNO!
Entra lá, coloca os itens que ela pediu , inclui o frete e manda pra ela! Só adicionar os detalhes finais e pronto! Só esperar a confirmação de pagamento para enviar seus produtos \o/
Ou então você cria um anúncio, fazendo propaganda de um kit de maquiagem com desconto. A pessoa pode só clicar no botão “compre já” que vai estar com o link de pagamento e já vai direto para o checkout! Essa agilidade na cobrança não deixa que perca o foco ou desista por achar que vai demorar muito para concluir a compra.
Você pode até personalizar o checkout escolhendo a cor e adicionando sua logo! Clique em “Configurações” no menu lateral, depois em “personalização”!
checkout personalizado
 
Já conseguiu imaginar o potencial de vendas no Instagram para o seu negócio? Tem mais alguma dúvida? Conta aí que a gente responde!