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Como aumentar suas vendas no Instagram

O Instagram é uma ótima vitrine para o seu negócio. Você sabe como usar o app para fechar vendas e fazer cobranças? A gente mostra o passo a passo completo!

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Tempo de leitura: 6 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉
Sabia que tem como fazer vendas pelo Instagram sem precisar mandar o cliente sozinho para o seu e-commerce, com risco de perder a venda? De 2017 pra cá, o aplicativo mais queridinho para a postagem de fotos anunciou a criação do recurso de compras, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários a produtos e serviços das empresas.

Essa estratégia comercial deu tão certo que, em 2018, o Instagram ultrapassou o Facebook nas vendas por redes sociais, com quase 70% do total das vendas online.

É possível enviar cobranças direto pelo Instagram, aceitando pagamentos em boleto ou cartão de crédito. Aprenda como usar os recursos do dessa rede social para comunicar o valor do seu negócio e conseguir mais vendas!

Particularidades das vendas pelo Instagram

O Instagram foi uma das redes com maior crescimento de usuários ativos em 2018, batendo a marca de 1 bilhão de pessoas no aplicativo.

O apelo é extremamente visual e a plataforma é feita para que o usuário não queira sair dali. O desafio para as marcas e fazer a venda dentro do aplicativo, em meio a fotografias de praia, selfies e fotos de pets.

Como não tem a opção de adicionar links nas imagens do feed e o famoso link do “arrasta pra cima” nos stories só é liberado para contas com mais de 10 mil seguidores, as marcas precisam ser ainda mais persuasivas para não perder nenhuma venda.

A caixa de mensagens diretas, originalmente chamada de “Direct”, já é usado por muita gente como ponto de contato com as empresas. É por ali que você também consegue fechar vendas e enviar um link de pagamento para que seu cliente só precise inserir as informações de cobrança. 

Além de fazer vendas pela caixa de mensagens do aplicativo, também é possível criar uma loja dentro do Instagram, recurso chamado de Instagram Shopping.

Como habilitar o recurso de vendas no Instagram

O primeiro passo para ter a sua loja no Instagram envolve criar uma conta e também uma página comercial do seu negócio no Facebook ou uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Se você já tem essa conta, maravilha! Mas se ainda não tem, é fácil criar uma, basta seguir o passo a passo do próprio site 😉

Com esse recurso, os produtos da sua loja ficam disponíveis em uma espécie de catálogo do Facebook e é possível marcá-los em posts no Instagram, gerando vendas pelo aplicativo. A desvantagem aqui é seu cliente acaba sendo redirecionado para o seu e-commerce e as vendas pela caixa de entrada acabam sendo mais efetivas nesse sentido. Mas, vale tudo para chamar a atenção do consumidor para sua loja e seus produtos, certo?

A ideia desse recurso é oferecer uma vitrine imersiva para que seus seguidores conheçam e explorem seus produtos, mas um tipo de venda não exclui o outro.

Como montar a sua loja no Instagram

Para ter a sua loja pronta para vender na rede social mais engajada do momento, basta seguir alguns passos:

  1. Converta seu perfil pessoal em um perfil de negócios;
  2. Vincule seu perfil com sua página do Facebook;
  3. Tire boas fotos dos seus produtos;
  4. Conecte o Instagram ao seu catálogo de produtos do Facebook;
  5. Se preferir, crie um catálogo por meio de parceiros como Shopfy ou NuvemShop e depois cadastre estes catálogos parceiros ao seu perfil de negócios do Instagram;
  6. Agora que já está tudo fotografado e precificado, comece a marcar seus produtos no Instagram.

Agora é com você! Boas fotos, legendas criativas, preços atrativos e um bom pitch de vendas vão fazer com que sua loja cresça muito no Instagram!

Como fazer o marketing do seu negócio no Instagram

Vender pelo Instagram começa muito antes de passar o preço para seu cliente e fechar a cobrança. Sua marca precisa conquistar as pessoas por meio do conteúdo, engajamento e comunicação de valor.

Leia também: Datas comemorativas de 2019 para te ajudar a criar ações para o seu e-commerce

Por isso, use o Instagram para interagir com seu público. Poste sobre o estilo de vida que representa sua marca, conte dicas de uso dos seus produtos, comunique seu diferencial e, por fim, feche a venda.

Como o Instagram é uma plataforma super completa, que aceita imagens, vídeos e texto, tem muito o que explorar para comunicação.

Fatores importantes para investir na hora de usar o Instagram para a sua marca:
  • Imagens: invista em imagens e vídeos de qualidade e de sua autoria, elas passam uma imagem mais autêntica;
  • Feed: funciona quase como uma vitrine, o ideal é que ele tenha um “estilo” único que represente sua marca. Um padrão de cores, filtros e imagens ajuda a criar a identidade do seu negócio;
  • Influenciadores: uma boa estratégia é pensar em uma parceria com influenciadores, que falem da sua marca e produtos em seus Stories e direcionem os clientes  para o checkout da sua loja. Essa ideia, além de trazer visibilidade para sua marca, pode garantir algumas vendas;
  • Anúncios: o alcance orgânico para vendas no Instagram é um pouco melhor que o do Facebook, mas ainda assim é baixo. Não são todos os seus seguidores que visualizam suas publicações, por isso vale separar uma verba para impulsionar seu conteúdo.

Criar anúncios no Instagram

As pessoas já estão acostumadas com as propagandas aparecendo em seus feeds. Por isso não chega a ser uma propaganda invasiva. A criatividade está em conseguir vendas no Instagram criando anúncios que chamem a atenção do seu público em meio a tantas outras fotos e anúncios.

Para criar anúncios no Instagram, é preciso de um perfil Comercial. Apesar de existir o botão “impulsionar publicação”, que aparece ao lado do seu post, a melhor maneira de criar anúncios no app é pelo Gerenciador de anúncios do Facebook .

Aproveite os Stories para anúncios também! Anunciando por eles é possível adicionar o link do seu site, e-commerce ou Landing Page. Dependendo da oferta criada para o anúncio, é possível adicionar diretamente um link de pagamento.

Como fazer cobranças pelo Instagram?

Sabia que o chat do Instagram tem ganhado cada vez mais espaço em relação ao Messenger e ao WhatsApp?

Existe a opção de marcar seus produtos nas fotos e isso vai direcionar seu cliente para o site, mas como mencionamos antes, a experiência do Instagram é criada para que ninguém queira sair de lá, especialmente se o usuário está usando um smartphone.

Uma maneira de não perder vendas no Instagram, é usar o próprio Direct para tirar dúvidas dos seus clientes sobre o que você está vendendo e mandar a cobrança por meio de um link de pagamento.

Com apenas um clique seu cliente vai para o carrinho de compras (checkout), termina de inserir a informações de pagamento e pronto! Venda concluída! 

Faça com que o cliente perceba a agilidade e facilidade em concluir a compra do seu produto e não perca vendas deixando que seus eles se distraiam na navegação do seu site.

Você consegue emitir cobranças por links de pagamento com a Juno, enviando cobranças por boleto ou cartão de crédito.

Como criar um link de pagamento?

No link de pagamento você define as principais informações da cobrança, envia para o seu cliente e ele mesmo escolhe alguns detalhes e finaliza o pagamento, tanto pelo celular quanto pelo computador.

Para gerar esse link, você acessa sua Conta Juno, vai na aba Link de Pagamento e clica em Criar Link de Pagamento

gerar links de pagamento

Configure alguns detalhes da cobrança: o que está vendendo, se seu cliente vai poder pagar por boleto ou cartão de crédito, qual o valor da cobrança, se aceita pagamento parcelado, qual o prazo para pagamento e, se quiser, pode dar um código para o produto vendido.

Além disso, você pode escolher a quantidade de itens no carrinho, escolher se o preenchimento do endereço deve ser obrigatório e colocar o valor do frete.

É só confirmar e o seu link de pagamento vai ser gerado na hora! Você pode compartilhar ele onde quiser, especialmente nas conversas por Direct do app.

carrinho de compras online

Quando o cliente abre o link, ele já vai direto para o carrinho e é só completar as informações de pagamento! Isso faz com que ele tenha uma experiência mais rápida e personalizada de compra.

vender pelo whatsapp

Quando um pagamento for feito pelas suas vendas no Instagram, a gente  avisa para que você possa dar início ao processo de envio e entrega do seu produto.

Gerencie todos os links que já criou sempre que quiser direto na aba de Link de Pagamento e também na aba de Cobranças.

cobranças por link de pagamento

Você também pode até personalizar o checkout escolhendo a cor e adicionando sua logo! Clique em Configurações no menu lateral, depois em personalização!

checkout personalizado

Agora é só preparar a sua loja para vender muito mais também pelo Instagram! 😉


Já conseguiu imaginar o potencial de vendas no Instagram para o seu negócio? Tem mais alguma dúvida? Conta aí que a gente responde!