Meu negócio

Como aumentar a taxa de conversão de pagamentos em boleto?

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelo consumidor brasileiro. Conheça nossas dicas de como aumentar a conversão por esse meio!

boleto imagem descritiva
Tempo de leitura: 3 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

Quando o assunto é converter vendas, não chega a ser segredo para ninguém que uma das principais estratégias é oferecer mais meios de pagamento para os clientes, para que na hora de fechar uma compra, ele encontre exatamente aquela que cabe no seu bolso naquele momento.

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais seguros do mercado. Desde 2018, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determinou o fim do boleto sem registro. Dessa forma, ficou mais fácil proteger clientes de possíveis fraudes. 

O boleto é a opção mais popular entre o consumidor brasileiro, principalmente para a parcela da população que é desbancarizada, ou seja, aqueles que não possuem conta em um banco. 

Simples e prático, esse meio de pagamento pode ser pago em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, por meio de Internet Banking e até mesmo por meio de um smartphone ou tablet. Além da versão tradicional impressa, existe ainda o boleto online, que pode ser pago por meio da linha digitável.

Uma das vantagens que o boleto oferece para quem emite é a possibilidade de acrescentar juros e multa no caso de vencimento da cobrança. No entanto, o lado desvantajoso dessa modalidade de pagamento é o risco de inadimplência ou desistência da compra.

Um levantamento feito também pela Febraban apontou que, no Brasil, são emitidos 3,6 bilhões de boletos todos os anos. No mesmo estudo, a Federação Brasileira de Bancos aponta que cerca de 75% dos consumidores online do país preferem pagar suas contas e realizar compras por boleto bancário.

Neste artigo, você conhece as principais dicas de como aumentar a conversão de pagamentos por boleto no seu negócio. Vem com a gente!

boleto imagem descritiva

Dicas para aumentar a taxa de conversão de pagamentos em boleto

O e-commerce é um dos tipos de negócios em que o boleto bancário é mais utilizado, além de pagamento de contas de consumo, como a conta de luz, por exemplo. Confira nossas dicas para aumentar a taxa de pagamentos em boleto no seu e-commerce:

Incluir o botão de imprimir boleto

Por mais que uma compra por boleto bancário seja intuitiva para  uma grande parte dos consumidores, é importante sempre facilitar ao máximo o processo de pagamento. Por isso, incluir o botão para a impressão do boleto na página de checkout do site é fundamental.

Disponibilizar a opção de copiar e colar

Facilitar o pagamento para o consumidor é a principal estratégia para aumentar a conversão de vendas de um negócio. No caso de pagamentos por boleto bancário, uma opção que ajuda a otimizar e muito a experiência de compra é disponibilizar a opção de copiar e colar a combinação numérica do código de barras do boleto para que o cliente possa efetuar o pagamento na mesma hora. 

Essa ação ajuda a reduzir o índice de abandono de carrinho do seu e-commerce e aumentar a conversão.

Envie o boleto por e-mail

O processo da compra por boleto bancário possibilita que o cliente efetue o pagamento até a data de vencimento, o que muitas vezes pode causar o esquecimento do pagamento. Por esse motivo, é importante também enviar a cobrança via e-mail.

Conte com lembretes  automáticos

Assim como o envio do boleto por e-mail, os lembretes automáticos enviados para o cliente em datas estratégicas ajudam a não deixar que as cobranças fiquem sem pagamento. Na Juno, você pode configurar o envio desse tipo de lembrete no momento da emissão do boleto, antes da fatura vencer e no dia do vencimento.

Vantagens de vender por boleto

Ainda que existam vários outros meios de pagamento disponíveis no mercado, o boleto bancário é amplamente utilizado pelos brasileiros justamente por ser uma forma prática e segura de efetuar pagamentos. Além da segurança e praticidade, esse meio de pagamento oferece diversas vantagens para quem vende:

  • Controle de recebimento de cada cobrança; 
  • Cobranças realizadas de forma impessoal e à distância, considerando que o boleto pode ser enviado fisicamente ou até mesmo por e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo, o que ajuda a garantir o pagamento, pois facilita a vida do cliente;
  • Efetuar a cobrança mesmo de clientes que não têm uma conta bancária ou cartão;
  • Custos mais baixos em tarifas, quando comparadas às taxas de cartão de crédito;
  • Cálculos mais simples de multa e juros, em caso de atraso no pagamento;
  • Possibilidade de protesto em caso de não pagamento de mercadorias entregues ou serviços realizados.

Como funciona na Juno?

  • Emita seus boletos como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
  • Coloque suas cobranças no piloto automático com a recorrência de emissões;
  • Envio automático do boleto por e-mail e/ou WhatsApp;
  • Lembretes de cobranças em aberto;
  • Relatórios dos pagamentos recebidos.

Quanto custa?

  • R$3,90 por boleto pago;
  • Sem taxas de emissão ou cancelamento;
  • Boletos registrados;
  • Parcelamento em até 24x.

Receba em até um dia útil na sua Conta Juno

Leia também: Como gerar boletos de cobrança?

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟