Como atualizar boleto vencido?

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
5 min de leitura
30/07/2021

O boleto bancário, um dos meios de pagamento favoritos do consumidor brasileiro, passou a ser registrado e essa mudança significa mais segurança para as cobranças, além de eliminar a necessidade de atualização de boletos com pagamento após a data de vencimento. Saiba mais!

Para escutar este conteúdo sobre como atualizar boleto vencido, você só precisa dar o play! 😉

Atualizar boleto vencido não é mais necessário. Em 2018, entrou em vigor a Nova Plataforma de Cobranças, que registra todos os boletos emitidos no Brasil. Com o processo do registro, muda também a forma de atualização dos boletos vencidos

Quando o assunto é fechar uma venda, o Brasil conta com uma grande variedade de meios de pagamento. Essa realidade se torna uma grande estratégia de vendas, pois existe uma máxima no marketing que afirma que a melhor forma de pagamento é aquela que cabe no bolso do seu cliente.

Nesse cenário, existem diversas formas de pagar por produtos e serviços como, por exemplo, cartão de crédito, link de pagamento, Pix, QR Code, mas ainda assim, o boleto bancário continua sendo um dos meios de pagamento favoritos do consumidor brasileiro.

Um dos principais motivos por essa preferência pelo boleto é que esse meio de pagamento é muito presente entre a parcela da população que é desbancarizada, ou seja, aqueles que não possuem conta em um banco.

Simples e prático, o pagamento de um boleto vencido pode ser feito em bancos, caixas eletrônicos, farmácias, lotéricas, por meio de Internet Banking e até mesmo por um smartphone ou tablet. Além da sua versão tradicional impressa, existe ainda o boleto online, que pode ser pago por meio do código de barras ou da linha digitável.

Um estudo realizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apontou que são emitidos 3,6 bilhões de boletos no Brasil anualmente. O mesmo levantamento mostrou que cerca de 75% dos consumidores online do país preferem pagar suas contas e realizar compras por boleto bancário.

Ao vender por boleto, é possível configurar o valor da cobrança, a data de vencimento, o desconto para fazer o pagamento adiantado e até mesmo os juros e multa no caso de vencimento da cobrança. Mas o que acontece quando o boleto vence?

Neste artigo, você vai entender como funciona o processo de atualização de boletos. Vem com a gente!

O que é a plataforma de registro?

boleto vencido imagem descritiva

Em 2018, entrou em vigor a Novo Plataforma de Cobrança (NPC), que é o sistema de compensação e liquidação de boletos bancários desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com a rede bancária nacional. 

A partir desse novo modelo, os boletos de cobrança passam a ter obrigatoriamente CNPJ/CPF do emissor e do pagador, bem como o nome do pagador, a data de vencimento, o valor do pagamento e a autorização do cliente.

Esse processo de registro muda também a forma de atualização de boletos vencidos. Assim, os boletos registrados podem ser pagos em qualquer banco depois do vencimento, até a data limite de pagamento, sem serem atualizados antes. A atualização com cálculo de multa e juros é feita no momento do pagamento, no banco, na lotérica ou no internet banking de sua preferência.

Esse processo facilita o pagamento das cobranças para o consumidor, que pode pagar um boleto vencido na instituição financeira de sua preferência, e também para quem vende, pois não existe mais a etapa de atualizar o boleto manualmente. 

Vale lembrar que isso vale apenas para os boletos que podem ser pagos depois do vencimento. As cobranças que não podem ser pagas depois da data limite de pagamento ainda precisam ser atualizadas.

Na sua Conta Digital Juno, você pode definir todas as etapas do seu boleto, além de contar com um processo automatizado de cobranças. O passo a passo é bem simples:

  • Acesse sua Conta Juno;
  • Clique em Emitir cobrança
  • Preencha os todos os dados do boleto e determine uma data de vencimento;
  • Determine se essa cobrança pode ou não ser paga após o vencimento.

Além disso, você pode configurar juros e multa em caso de atraso e também descontos para oferecer ao cliente, caso ele efetue o pagamento adiantado.

Pagamentos mais seguros

A implementação da NPC tem como objetivo principal, além de facilitar os pagamentos, tornar as cobranças mais seguras, pois dificulta fraudes e possibilita contestações mais descomplicadas a partir dos boletos registrados.

Esse tipo de cobrança fica registrada na CIP (Comissão Interbancária de Pagamentos), que concentra todas as informações sobre o boleto e as repassa para a instituição financeira responsável.

Pode ficar tranquilo, as suas transações com a Juno estão seguras! Temos mais de 20 anos de mercado e é uma instituição autorizada pelo Banco Central. Além disso, seguimos à risca todas as orientações de segurança para que você possa se preocupar apenas com a estratégia do seu negócio.

Quer aumentar as vendas do seu negócio?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟