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Como atrair clientes para o seu escritório de contabilidade

O setor contábil está cada vez mais competitivo e ainda que a figura do contador seja essencial para todo tipo de empresa, atrair novos clientes é sempre um desafio. Confira nossas dicas para conquistar ainda mais clientes para o seu escritório contábil!

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Os escritórios de contabilidade desempenham uma função essencial para empresas de todos os segmentos no Brasil, pois o contador é a figura responsável por manter as contas em dia, cuidar das finanças, impostos, encargos fiscais, alvarás, licenças, entre muitas outras atribuições contábeis. Mesmo com essa representatividade toda, ampliar a carteira clientes é grande desafio para o setor contábil

Grande parte desse contratempo pode ser explicada pelo alto nível de competitividade do setor, que atualmente conta com 69.778 escritórios de contabilidade no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e mais de 519 mil profissionais da área com o registro ativo. 

Em meio a um cenário tão concorrido, atrair clientes para um escritório de contabilidade pode ser tão complexo quanto uma verdadeira partida de xadrez, mas não é impossível. Confira nossas dicas para aumentar a carteira de clientes do seu escritório contábil!

atrair clientes para seu escritório de contabilidade

Dicas para atrair clientes para o seu escritório

Entenda o perfil dos seus clientes

Antes de começar a efetivamente atrair clientes para o seu escritório de contabilidade, é fundamental entender o perfil dos seu público-alvo.

Uma estratégia que funciona muito bem para definir quem é o cliente ideal da sua empresa é criar personas, que vão ajudar a construir o perfil do consumidor do seu escritório.

As personas não precisam ser alguém específico, seu intuito principal é delinear, de maneira objetiva os traços comportamentais das pessoas que consomem seus serviços contábeis. Para construir esse perfil do seu consumidor ideal, é importante seguir algumas etapas:

  • Observar dados internos, disponíveis no seu CRM e também no Google Analytics; 
  • Conduzir entrevistas com pessoas que representam bem o seu público.

Após essa análise mais aprofundada, o perfil do seu cliente ideal fica mais claro, o que possibilita entender seus hábitos de consumo e, consequentemente, traçar uma boa estratégia de atração. Dependendo do tamanho do seu escritório e da quantidade de serviço contábeis que ofereça, é possível criar mais de uma persona, mas atenção: não ideal criar um número muito grande de personas, pois isso pode acabar prejudicando sua estratégia. 

Determine o diferencial do seu escritório contábil 

Em um mercado cujo nível de concorrência é tão acirrado como é o de contabilidade, é fundamental buscar formas de se destacar e mostrar aos clientes em potencial que o seu escritório tem diferencial. Algumas dicas de como se diferenciar:

  • Atendimento personalizado
  • Excelência técnica
  • Uso de softwares especializados
  • A agilidade no envio de informações e documentos
  • Especialização em um nicho, como atender prioritariamente escritórios de advocacia, grandes empresas de produtos de consumo ou PMEs, etc.

Tenha presença digital

É importante contar com uma página oficial do seu escritório contábil no Facebook, Instagram e, principalmente, no Linkedin. O conteúdo destas páginas eles deve ser extremamente profissional e tratar somente de assuntos relacionados a sua empresa. Não significa ficar falando apenas de seus produtos e serviços, mas também de assuntos que possam interessar à suas personas.

Marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia que tem se mostrado cada vez mais efetiva na captação de clientes para escritórios de contabilidade. Uma das melhoras formas de fazer isso é criar um blog com assuntos relevantes e de interesse de seus clientes.

Para que isso funcione da melhor maneira, é preciso que utilizar ferramentas para mapear quais as palavras-chave relacionadas ao seu negócio seus consumidores mais usam em buscas no Google e investir em técnicas de SEO para produzir os artigos.

Também vale a pena investir em materiais mais densos como e-books e infográficos, que permitem a captação leads que podem se tornar novos clientes para o seu escritório contábil.

Participe de eventos e palestras

Estar presente em eventos de contabilidade é uma ótima maneira de otimizar o networking do seu escritório contábil. Outra estratégia importante é fazer com que seus profissionais sejam palestrantes nesse tipo de evento, pois isso cria autoridade na área e traz visibilidade ao seu negócio.

Leia também: 5 Maneiras de se destacar no mercado de contabilidade

Quanto mais clientes o seu negócio tiver, mais importante é contar com uma plataforma para manter essa carteira organizada! Conte com a Juno para fazer a gestão da sua carteira de clientes de forma descomplicada e sem burocracia!

Gostou de saber como atrair mais clientes para o seu escritório contábil? Conta pra gente nos comentários! 😉