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Calendário de datas comemorativas para o seu e-commerce em 2021

Vender mais é o objetivo de todo e-commerce durante o ano inteiro, mas datas comemorativas ajudam a impulsionar as vendas. Confira o calendário que preparamos!

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Tempo de leitura: 5 minutos

Vender bem durante o ano todo não é apenas o objetivo principal de todo e-commerce, como também é a chave para se manter em um mercado tão competitivo como é o do comércio eletrônico. E o final do ano reserva datas comemorativas muito significativas para dar aquele empurrão nas vendas, a exemplo da já consolidada Black Friday e claro, o Natal.

Mas ainda que muito lucrativas para as lojas online, essas não são as únicas datas que o lojista deve prestar atenção para aumentar a conversão de vendas do seu negócio

Segundo um estudo realizado pela empresa de transporte e logística DHL, o e-commerce deve crescer 22% na América Latina em 2021. No Brasil, esse percentual chega a 17%, deixando o nosso país atrás apenas do México no ranking, que tem uma estimativa de crescimento de 25%.

Essa prática, no universo das vendas, também é conhecida como marketing sazonal, e consiste justamente em um conjunto de estratégias que une os setores Comercial e de marketing da sua empresa com o objetivo de alavancar as vendas nas datas em que o consumidor está ainda mais disposto a gastar mais.

O cenário, que já se mostra promissor para quem vende online, pode ser muito melhor aproveitado ao ser pensado estrategicamente em datas comemorativas ao longo do ano todo. Para facilitar a sua vida, preparamos um calendário completo com as principais datas que vão ajudar a aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce. Vem com a gente!

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Principais datas comemorativas para o e-commerce em 2021

15 de março: Dia do Consumidor

Data que no Brasil é comemorada desde 1985, já se consolidou como parte do calendário oficial de promoções para negócios de variadas áreas de atuação. Alguns donos de lojas online criam ações promocionais que duram uma semana para comemorar o Dia do Consumidor.

09 de maio: Dia das Mães

O Dia das Mães é umas das datas comemorativas mais importantes do comércio brasileiro e no e-commerce isso não poderia ser diferente. Com origem no seu formato comercial nos Estados Unidos no início do século XX, a data sozinha gera um enorme faturamento para os negócios.

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12 de Junho: Dia dos Namorados

No Brasil, a data mais romântica do comércio é comemorada em junho, mas na maioria dos países, o dia que ganha os casais apaixonados é em 14 de fevereiro, em homenagem ao São Valentim. 

Em terras tupiniquins, ainda que não seja um feriado nacional, é uma data muito esperada pelo comércio, especialmente pelas lojas online, em que existe uma grande possibilidade no aumento da conversão de venda por meio de ações promocionais voltadas para produtos e serviços vendidos como presentes na data.

08 de agosto: Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, a data passou a ter repercussão mundial no começo do século XX. Nos EUA, foi comemorado pela primeira vez em 1910 e aqui no Brasil em 1953. 

A data tem ganhado cada vez mais força no comércio eletrônico, que aposta em estratégias comerciais para alavancar suas vendas no mês de agosto.

12 de outubro: Dia das Crianças

O Dia das Crianças existe no Brasil oficialmente desde 1924 e, desde então, se tornou uma data comemorativa muito visada no comércio. Se antes era uma exclusividade do varejo físico, recentemente os pais, avós e outros parentes das crianças têm cada vez mais comprado online para esta data. 

Essa mudança no comportamento destes consumidores abre um leque de possibilidades para o lojista neste período.

31 de outubro: Halloween

Ainda que não seja uma data tradicionalmente comemorada no Brasil, ela tem conquistado cada vez mais o coração e o bolso do consumidor brasileiro, e o comércio eletrônico domina as vendas durante esse período. 

A data serve tanto para a venda de produtos especializados em Halloween, como fantasias, por exemplo, quanto para itens menos óbvios, como literatura e filmes.

26 de novembro: Black Friday

A data importada dos Estados Unidos, já se consolidou no Brasil e hoje movimenta a economia, sendo considerada uma das maiores oportunidades comerciais do ano.

No seu país de origem, é responsável por abrir as vendas natalinas com preços muito agressivos, e tem seu início marcado um dia após o tradicional Dia de Ação de Graças. E quando falamos em agressividade nos preços, não estamos sendo levianos, as promoções são realmente muito grandes. 

No Brasil, a data ganhou fama e seu principal foco são as vendas online, ainda que o comércio físico acompanhe a onda. É uma excelente oportunidade para aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce.

29 de novembro: Cyber Monday

Essa data comemorativa é relativamente nova e acompanha é Black Friday, pois é a segunda-feira logo após a própria. A ideia é levar o consumidor aos sites das lojas para zerar os estoques da Black Friday, principalmente em eletrônicos.

As promoções não são tão agressivas quanto na fatídica sexta-feira mais esperada do ano, mas ainda assim é uma boa oportunidade para fechar vendas com aquele consumidor arrependido.

25 de dezembro: Natal

Talvez a data mais tradicional do comércio mundial, o Natal tem surpreendido no que diz respeito a compras online. O consumidor passou a ver muito mais vantagem nesse tipo de compra, o que torna essa data tão importante para os negócios, uma ótima forma de fechar o ano com a conversão de vendas da sua loja online acima da média.

Como aumentar a conversão de vendas em datas comemorativas

Com esse leque de possibilidades em mãos, fica mais fácil visualizar boas estratégias comerciais para 2021. Mas como garantir vendas nestas datas em um meio tão competitivo como é o do comércio eletrônico?

Trabalhe com descontos estratégicos

Quando pensamos em preços promocionais, nem sempre é o mais baixo que vai ajudar a aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce. É importante olhar para o calendário como um todo e entender de que forma você pode oferecer promoções sem que isso afete o seu lucro. 

Leia também: Como calcular preço promocional sem perder o lucro

Aqui é fundamental avaliar como o mercado e os consumidores estão se comportando ao longo do ano e preparar descontos estratégicos que conversem com o seu público-alvo de forma assertiva. Como a ideia é aumentar as vendas online, sua estratégia de marketing e anúncios precisa estar alinhada e pronta para trabalhar com anúncios direcionados em datas sazonais para otimizar os resultados da sua campanha.

Ofereça um bom suporte ao consumidor

Em datas sazonais, a tendência e também o objetivo é de que as vendas aumentem consideravelmente. E além de preparar o seu e-commerce logisticamente para atender a demanda que sua estratégia comercial e marketing traçaram, é essencial que você trabalhe com uma equipe excelente de suporte ao consumidor. 

É justamente nesses períodos em que essa equipe terá uma demanda maior com dúvidas, reclamações e atendimentos que fazem parte do dia a dia de um e-commerce, mas que em grande escala como datas comemorativas costumam proporcionar, é fundamental que seus clientes sejam muito bem atendidos.

Tenha uma estratégia mobile

Para alavancar suas vendas online, não basta apenas contar com um site bem estruturado. Boa parte do consumidor faz suas compras diretamente por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Justamente por isso, é fundamental que seu e-commerce esteja adaptado para a versão mobile e a sua estratégia de marketing deve acompanhar essa movimentação, pensando em anúncios estratégicos para mobile.

Ofereça mais meios de pagamento

Essa é a estratégia mais clássica para negócios em todas as áreas de atuação e não apenas em datas comemorativas. 

Oferecer um leque de meios de pagamento para o consumidor aumenta as chances de fechar uma venda. Por isso é importante oferecer meios e formas de pagamento que caibam no bolso do seu cliente, pois na hora de fechar uma compra, ele sempre vai optar por praticidade e segurança.

Na Juno, você tem a opção de emitir cobranças no seu e-commerce por boleto bancário, cartão de crédito, QR Code e pelo Pix do Banco Central, de forma prática e tudo em um só lugar!

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