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Como calcular preço promocional sem perder o lucro

Cliente adora um desconto! Mas ele é bom para sua empresa? Depende de como você usa! Conheça quais são as estratégias mais usadas para promoções e como aplicá-las sem perder lucro ou prejudicar a imagem da sua marca.

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Tempo de leitura: 6 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉
Muitos donos de negócios contam com os preços promocionais para aumentar suas vendas, mas ainda existem muitas dúvidas sobre como calcular essas ofertas, para que haja lucro mesmo com os descontos.

Além do principal objetivo que é o aumento da conversão de vendas do seu negócio, a prática de disponibilizar preços promocionais pode proporcionar uma troca positiva de experiências entre o consumidor e o fornecedor.

Outra vantagem importante nessa estratégia é a diminuição no estoque que esteja há muito tempo parado, com produtos que ainda não foram vendidos. Além de possibilitar uma fidelização e retenção objetiva de clientes.

Conheça as estratégias mais usadas para promoções e como aplicá-las sem perder lucro ou prejudicar a imagem da sua marca!

Qual a diferença entre preço de custo e preço de venda?

Para saber como calcular preço promocional dos seus produtos, primeiro tenha certeza de que seus custos estão em ordem e que sabe bem a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, pois essa é a área em que o desconto será deduzido.

Preço de custo: deve incluir os custos fixos por produto, custo de produção, além de custo com envio, embalagem, taxas para emissão de cobranças e outras coisas necessárias para completar a venda daquele produto único. Despesas administrativas que existem na sua empresa todo mês, independente de quantos produtos você venda, não entram aqui.

Preço de venda: precisa cobrir o custo direto do produto ou serviço, despesas variáveis (como impostos e comissões), despesas fixas proporcionais (como aluguel, água, luz, telefone, salários e pró-labore), além de permitir a obtenção de um lucro líquido adequado.

Como saber se o seu negócio tem lucro na hora de calcular preço promocional?

Uma conta simplificada para garantir se o seu negócio está obtendo lucro a partir das vendas é subtrair o preço normal, do preço de custo, das despesas operacionais (embalagens, transporte e impostos). 

como calcular preço promocional

Seu lucro é igual ao valor máximo de desconto que você pode conceder para igualar as contas, ou seja, não vai sobrar nada de lucro, mas vai cobrir todos os custos do produto.

Qualquer valor menor do que esse valor máximo de desconto ainda vai  garantir uma margem de lucro para o seu negócio. No entanto, se o desconto for maior do que esse valor, você vai pagar para vender seu produto ou serviço.

Vale lembrar que o lucro sobre produto não é o lucro final do mês da sua empresa, esse valor é calculado em cima de um único produto ou serviço. O lucro mensal vai depender de outras despesas fixas do seu negócio.

O que vai garantir o sucesso da sua promoção e o aumento dos lucros mesmo aplicando descontos é a maneira que sua empresa aplica essas estratégias.

Quais tipos de desconto você pode usar para promover sua loja virtual?

Desconto por antecipação

Será que vale a pena dar desconto por pagamento antecipado? Desconto por pagamento antecipado é uma maneira de reduzir a inadimplência e garantir que o caixa da sua empresa terá o dinheiro até a data combinada.

Na hora de emitir uma cobrança pela plataforma da Juno, você tem essa opção! Pode escolher oferecer um desconto por pagamento antecipado e até mesmo adicionar juros e multas para pagamentos atrasados.

Promoção “leve um, pague dois”

Se sua margem de lucro permite um desconto do tipo “2 produtos pelo preço de 1”, é um jeito de vender mais rápido produtos que têm data de validade próxima ou que já não valem mais a pena serem mantidos no estoque.

Promoções sazonais

São as datas promocionais como a famosa Black Friday. Os brasileiros não têm uma ideia muito boa desse tipo de promoção, tanto que até chamam de Black Fraude. Então, se sua empresa for entrar nessa, selecione produtos para a promoção que podem ser vendidos com um bom desconto.

Aproveite a oportunidade para diminuir estoque parado ou incentivar a compra de um produto novo que as pessoas possam ter receio de testar.

Deixe as regras claras em relação a trocas para que sua empresa não tenha que arcar com custos extras de frete e embalagem para um produto que já está sendo vendido com um grande desconto.

Desconto para incentivar a primeira compra na sua loja virtual ou recuperar um carrinho abandonado

Para incentivar a primeira compra é possível usar um sistema de cadastros de e-mail na sua loja virtual, oferecendo um cupom de desconto para cada novo usuário.

No caso de carrinhos abandonados, se a pessoa já fez cadastro no seu site no começo da compra, mas desistiu no meio, mande um e-mail com um desconto, para que ela volte e termine a compra.

Cuide para que seja uma oferta única. Alguns sites são conhecidos por uma estratégia agressiva de descontos progressivos, em que para recuperar uma venda eles sempre enviam e-mails com cada vez mais descontos, o que acaba viciando os clientes que sacam qual é a estratégia da empresa. Assim, eles abandonam os carrinhos de propósito e esperam alguns dias para que o desconto fique maior para encerrar a compra.

Frete grátis

70% das pessoas desistem de uma compra por causa do frete e taxas. Por isso, oferecer frete grátis já pode impulsionar muitas vendas.

Sua loja virtual pode optar por sempre oferecer frete gratuito e incluir no preço do produto um valor médio dos lugares para os quais costuma enviar, mas pode correr o risco de pedidos em cidades e estados distantes do seu estoque, o que pode acarretar prejuízos.

O frete grátis acima de um certo valor é outra opção que pode ser vantajosa para aumentar o ticket médio de compra e reduzir custos para transporte, pois se você tem contrato com transportadoras ou com o próprio Correio é possível otimizar seus envios e pagar menos nos envios.

Cuidados que você deve ter para garantir o sucesso das promoções na sua loja virtual

Planejamento

Tenha um plano com antecedência para poder se preparar, organizar e divulgar as promoções. Defina quais são seus objetivos com os valores promocionais, faça uma análise financeira, prepare sua equipe para aumento de vendas e volume de atendimento.

Tenha controle do seu estoque

Garanta que você consegue disponibilizar o produto que vendeu, tenha ideia de capacidade de produção caso seu produto seja feito internamente.

Comprar e ter seu pedido cancelado pela falta do produto pode ser uma experiência negativa, que vai fazer com que o cliente evite novas compras em sua loja, já que ele perde a confiança na entrega.

Mantenha controle de tudo que vendeu, preços promocionais e estoque para contabilizar seus lucros. Uma planilha simples com os preços de desconto (valor mínimo e máximo que pode ser concedido sem perder lucro) pode te ajudar nesse controle. 😉

controle de estoque promocional

Deixe as regras claras sobre o preço promocional  

Certifique-se de que sua promoção está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Sempre que for divulgar, deixe claras as condições de desconto: se não for acumulativo, qual a duração e se não será efetuada a troca dos produtos.

Saiba valorizar seu produto

Não deixe que as pessoas fiquem acostumadas com os preços promocionais ou elas vão usar isso com valor base, vão esperar sempre pelas promoções e nunca comprar com o valor cheio, além de associar sua marca a uma imagem de “lugar de desconto”. Se não é esse o posicionamento que você procura para seu negócio, use preços promocionais com moderação!

Decida quais meios de pagamento serão aceitos na hora de calcular preço promocional

O meio de pagamento faz diferença no seu lucro, pois interfere em quanto tempo você vai demorar para receber e quais serão as taxas cobradas em cima do valor a receber. Cartão de crédito e boleto normalmente possuem taxas e prazos diferenciados.

Leia também: Como escolher a melhor plataforma de pagamento para o seu e-commerce

Descubra as vantagens de integrar sua loja virtual com a plataforma da Juno! Receba seus pagamentos de maneira fácil e com as menores taxas do mercado! 😉
                                                              
                                                                                                 
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