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Como calcular preço promocional sem perder o lucro

Cliente adora um desconto! Mas ele é bom para sua empresa? Depende de como você usa! Conheça quais são as estratégias mais usadas para promoções e como aplicá-las sem perder lucro ou prejudicar a imagem da sua marca. Para saber como calcular preço promocional dos seus produtos, primeiro tenha certeza de que seus custos estão […]

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Tempo de leitura: 5 minutos

Cliente adora um desconto! Mas ele é bom para sua empresa? Depende de como você usa!

Conheça quais são as estratégias mais usadas para promoções e como aplicá-las sem perder lucro ou prejudicar a imagem da sua marca.

Para saber como calcular preço promocional dos seus produtos, primeiro tenha certeza de que seus custos estão em ordem e que sabe bem a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, pois essa é a área em que o desconto será deduzido.
Preço de custo: deve incluir os custos fixos por produto, custo de produção, além de custo com envio, embalagem, taxas para emissão de cobranças e outras coisas necessárias para completar a venda daquele produto único. Despesas administrativas que existem na sua empresa todo mês, independente de quantos produtos você venda, não entram aqui.

Como saber se ainda tenho lucro na hora de calcular preço promocional?

Uma conta simplificada é essa:
como calcular preço promocional
Seu lucro é igual o valor máximo de desconto que você pode conceder para igualar as contas, ou seja, não vai sobrar nada de lucro, mas vai cobrir todos os custos do produto.
Qualquer valor menor do que esse máximo de desconto ainda vai te garantir uma margem de lucro, se o desconto for maior que esse valor, você estará pagando para vender.
Lembrete: O lucro sobre produto não é o lucro final do mês da sua empresa, esse valor é calculado em cima de um único produto, o lucro mensal vai depender das outras despesas fixas da sua empresa.
O que vai garantir o sucesso da sua promoção e o aumento dos lucros mesmo aplicando descontos é a maneira que sua empresa aplica essas estratégias.
Continue lendo para saber as vantagens de cada tipo de promoção e os cuidados com cada uma delas para que o tiro não saia pela culatra.

Quais tipos de desconto posso usar para promover minha loja virtual?

Desconto por antecipação:

Será que vale a pena dar desconto por pagamento antecipado?

Desconto por pagamento antecipado é uma maneira de reduzir a inadimplência e garantir que o caixa da sua empresa terá o dinheiro até a data combinada.
Na hora de emitir uma cobrança pela plataforma da JUNO, você tem essa opção! Pode escolher oferecer um desconto por pagamento antecipado e até mesmo adicionar juros e multas para pagamentos atrasados.

Promoção leve um, pague dois.

Se sua margem de lucro permite um desconto do tipo “2 produtos pelo preço de 1”, é um jeito de vender mais rápido produtos que tem data de validade próxima ou que já não vale a pena mais manter no estoque.
Promoções extremas (Black Friday)
Os brasileiros não têm uma ideia muito boa desse tipo de promoção, tanto que até já chamam de Black fraude. Então, se sua empresa for entrar nessa, selecione produtos para a promoção que podem ser vendidos com um bom desconto.
Aproveite a oportunidade para diminuir estoque antigo ou incentivar a compra de um produto novo que as pessoas tem receio de testar.
Deixe as regras claras em relação a trocas para que sua empresa não tenha que arcar com custos extras de frete e embalagem para um produto que já está sendo vendido com um grande desconto.

Descontos sazonais e “queima de estoque”.

Decisões erradas de compra de estoque acontecem, ou produtos que ficam “fora de moda”. Para isso existem as “queimas de estoque”!
Quando você quer realmente se livrar no produto e transformá-lo logo em dinheiro para o caixa, pode valer a pena vender por preço de custo, usando seu desconto máximo. Para recuperar pelo menos o investimento inicial.

Desconto para incentivar a primeira compra na sua loja virtual ou recuperar um carrinho abandonado

Para incentivar a primeira compra é possível usar um sistema de cadastros na sua loja virtual, oferecendo um cupom de desconto para cada novo cadastro de email.
No caso de carrinhos abandonados, se a pessoa já fez cadastro no seu site no começo da compra mas desistiu no meio, mande um e-mail com um descontinho, para que ela volte e termine a compra.
Cuide para que seja uma oferta única. Alguns sites são conhecidos por uma estratégia agressiva de descontos progressivos, em que para recuperar uma venda eles sempre enviam e-mails com cada vez mais descontos, o que acaba viciando os clientes que sacam qual é a estratégia da empresa. Assim, eles abandonam os carrinhos de propósito e esperam alguns dias para que o desconto fique maior para encerrar a compra.

Frete grátis

70% das pessoas desistem de uma compra por causa do frete e taxas. Por isso, ter o frete grátis já pode impulsionar muitas vendas.
Sua loja virtual pode optar por oferecer sempre o frete grátis e incluir no preço do produto um valor médio dos lugares para os quais costuma enviar, mas pode correr o risco de que alguém peça de um lugar muito longe e ficar no prejuízo.
O frete grátis acima de um certo valor é outra opção, que pode ser vantajosa para aumentar o ticket médio de compra e reduzir custos para transporte, pois se você tem contrato com transportadoras ou com o próprio correio é possível otimizar seus envios e pagar menos.

Cuidados que você deve ter para garantir o sucesso das promoções na sua loja virtual

Planejamento

Tenha um plano com antecedência para poder se preparar, organizar e divulgar as promoções. Defina quais são seus objetivos com a promoção, faça a análise financeira, prepare sua equipe para aumento de vendas e volume de atendimento.

Tenha controle do seu estoque

Garanta que você consegue disponibilizar o produto vendeu, tenha ideia de capacidade de produção caso seu produto seja feito internamente.
Comprar e ter seu pedido cancelado pela falta do produto pode ser uma frustração que vai fazer o cliente evitar fazer novas compras na sua loja, já que ele perde a confiança na entrega.
Mantenha controle de tudo que vendeu, preços de promoção e estoque para contabilizar seus lucros. Uma planilha simples com os preços de desconto (valor mínimo e máximo que pode ser concedido sem perder lucro) pode te ajudar nesse controle, não precisa de muito para se manter organizado. 😉
controle de estoque promocional

Deixe claro as regras em cima do preço promocional  

Certifique-se que sua promoção está de acordo com o código de defesa do consumidor. Sempre que for divulgar, deixe claro condições de desconto, se não for acumulativo, qual a duração e se não será efetuada a troca dos produtos.

Saiba valorizar seu produto

Não deixe que as pessoas fiquem acostumadas com os preços promocionais, ou elas vão usar isso com valor base, vão esperar sempre pelas promoções e nunca comprar com o valor cheio – Além de associar sua marca a uma imagem de “lugar de desconto”. Se não é esse o posicionamento que você procura para seu negócio, use preços promocionais com moderação!

Decida quais meios de pagamento serão aceitos na hora de calcular preço promocional

O meio de pagamento faz diferença no seu lucro pois interfere em quanto tempo você vai demorar para receber e quais serão as taxas cobradas em cima do valor a receber. Cartão de crédito e boleto normalmente possuem taxas e prazos diferenciados.
Descubra as vantagens de integrar sua loja virtual com a plataforma da JUNO! Receba seus pagamentos de maneira fácil e com as menores taxas do mercado! 😉
                                                              
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