Tecnologia

O que é Business Intelligence?

O B.I. é um dos assuntos mais discutidos no mercado na atualidade. Tomar decisões nas empresas com base em dados, métricas e informações precisas é a forma mais segura e inovadora de estruturar um planejamento estratégico. Quer saber mais sobre B.I. e como adotar um processo de Inteligência de Mercado para o seu negócio? Vem com a gente nesse post! 😉

B.I.
Tempo de leitura: 4 minutos

O Business Intelligence (B.I) é um dos assuntos mais explorados no mercado atualmente. Por muito tempo, as tomadas de decisão das empresas ficavam por conta da intuição, conhecimento e experiência dos líderes. Embora a expansão dos negócios tenha funcionado por muito tempo dessa forma, o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas ferramentas e funcionalidades  tornaram o mercado altamente competitivo, exigindo um novo posicionamento dos gestores em relação aos negócios.

Nesse cenário, encontrar uma forma de tomar decisões mais precisas, baseadas em números, dados e métricas foi essencial para criar o modelo que conhecemos hoje como Business Intelligence (no português, Inteligente de Mercado). 

Embora seja constantemente confundido com uma ferramenta, o B.I. não é um software ou nada parecido – embora dependa de sistemas robustos para processar informações e entregar resultados quantitativos –, mas sim um conjunto de processos baseados em coleta, análise, organização e acompanhamento de dados, utilizados para medir a saúde financeira e o crescimento de uma empresa, além de ser peça chave na tomada de decisões.

Como o B.I. pode contribuir para o crescimento da minha empresa?

Para uma expansão saudável, um planejamento estratégico elaborado de forma inteligente e baseado em dados é fundamental. Antes de investir dinheiro em um produto sem ter certeza que seus clientes utilizar ou adotar processos falhos, é indispensável pensar em dados. É importante ter em mente que, embora o B.I. não tome decisões por você ou indique qual caminho deverá ser seguido para o sucesso, você terá números e métricas valiosos para serem analisados. Pensando nisso, você pode empregar o B.I. para:

  • Encontrar falhas em processos: se você nunca encontrou nenhuma falha nos processos da sua empresa, certamente está procurando errado. Sempre existe algo que acaba impedindo que as coisas fluam da melhor maneira possível e o papel do B.I. é justamente ajudar você a localizar essa falha e eliminá-la de forma eficiente. 
  • Identificar oportunidades: inovar é um dos principais combustíveis para destacar sua empresa no mercado. Para isso, é preciso identificar oportunidades e atacá-las antes que seus concorrentes tomem essa iniciativa. Um Business Intelligence eficiente gera insights ricos em informação e que permitem que os gestores tenham ideias baseadas em necessidades e oportunidades;
  • Monitoramento de mercado: ficar de olho na concorrência ou fazer o bom e velho benchmark é indispensável – e o B.I. será seu melhor amigo nesse processo. Cruzando os dados e relatórios obtidos, você terá uma visão ampla de tendências, ameaças e oportunidades de negócio, além de mapear o que os players andam fazendo;
  • Trabalhar com dados precisos: antes de supor o que faz com que seus clientes deixem de consumir seu produto ou serviço ou definir uma meta longe da realidade, analise dados. Sua métrica mais poderosa está nas suas mãos e utilizar o B.I. fará com que você reduza drasticamente a probabilidade de tomar decisões erradas;
  • Mapear o comportamento dos seus clientes: entendendo o jeito que seu cliente se comporta em relação à sua empresa, você terá a faca e o queijo na mão. Entender a periodicidade de compra, os produtos consumidos, em que momento seu cliente vira um churn e outros fatores pertinentes ao seu negócio irá facilitar a gestão, a distribuição e criação de novos produtos e o investimento da empresa no geral.

Leia também: O que é churn e como reduzir esse indicador na sua empresa

Como aplicar o B.I. na minha empresa?

Embora contratar uma ferramenta específica para gerar relatórios e métricas e contar com a ajuda de um profissional da área seja a melhor forma de introduzir a Inteligência de Mercado na sua empresa, é legal que todos os colaboradores estejam voltados à cultura de dados para tomadas de decisão de todos os níveis. Criar dashboards com informações necessárias para cada time, incentivar que todos tenham curiosidade de ir a fundo e buscar respostas a partir de métricas e aplicar o B.I. como uma forma de tracionar seu negócio são ações interessantes para que o gestor pense na aplicabilidade delas. 

Fora isso, existem algumas outras questões que devem ser levadas em consideração:

  • Dados de qualidade e confiáveis: para que o B.I. seja eficiente na extração de dados, é necessário que a informação da base seja de qualidade. Se você precisa metrificar a quantidade de clientes que consomem um determinado produto da sua empresa, por exemplo, as informações cadastradas precisam estar corretas e atualizadas. Por isso, tenha um local de armazenamento de dados seguro e invista em uma infraestrutura robusta, que entregue os dados com rapidez e precisão. Também é fundamental criar regras para acesso desses dados, que preze pela segurança dos seus clientes e do seu negócio.
  • Definir objetivos precisos: estabelecer metas, pontos de atenção, pontos que precisam ser desenvolvidos e pontos de sucesso são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração ao implantar o B.I.. 

Quais ferramentas de B.I. posso utilizar?

Como falamos acima, o Business Intelligence . não é uma ferramenta, mas alguns softwares ajudam na implementação da Inteligência de Mercado na sua empresa. Como o B.I. já é utilizado por boa parte das empresas, existem ferramentas que se adequam para cada tipo de empresa.

Microsoft Power BI

Consolidada e líder de mercado, a Microsoft oferece uma ferramente de Power BI que pode ser utilizada até mesmo por profissionais com pouco conhecimento de B.I., já que possui relatórios e dashboards fáceis de interpretar. 

Tableau

Disponibilizando múltiplos recursos de análise e previsão de tendências, o Tableau pode ser usado com facilidade e é bem intuitivo, entregando informações com alta velocidade de processamento.

QlikView

O QlikView é a versão mais simples e eficiente de análise de dados da Qlik. Com ele, é possível ter acesso a dashboards e relatórios de forma rápida, facilitando a compreensão e execução do B.I.

Para expandir os negócios com mais segurança e praticidade, focando em resolução de problemas reais, investir em Business Intelligence é essencial. Você irá perceber as diferenças no crescimento a médio e longo prazo, além de modernizar sua empresa e focar em um planejamento estratégico voltado a  resultados.

Leia também: O que é Open Banking e como ele vai mudar os bancos brasileiros

Curtiu nossas dicas? Já utiliza o B.I. na sua empresa ou usa alguma ferramenta que não citamos no texto? Deixa aí nos comentários!