Bloqueio cautelar do Pix: o que é e como funciona

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Por Time Juno
3 min de leitura
20/04/2022

O bloqueio cautelar do Pix foi criado pelo Banco Central para reforçar a segurança dos clientes, permitindo que valores sejam retidos por até 72 horas para que análises mais cuidadosas referentes à transferência aconteçam.

O bloqueio cautelar do Pix é um mecanismo criado pelo Banco Central para reforçar ainda mais a segurança das pessoas que usam o método de pagamentos instantâneos. Isso porque, esse mecanismo consegue, por meio de análises automáticas, evitar que transações fora do comum sejam concluídas.

Esse sistema gera uma camada extra de segurança para as transações Pix que, por padrão, já são extremamente seguras. Contudo, com o bloqueio cautelar, transações que precisam de uma avaliação mais cuidadosa passam a ter os valores retidos por até 72 horas para que a instituição financeira ou de pagamento possa analisar a transferência.

Como funciona o bloqueio cautelar do Pix?

a foto mostra um celular, cuja tela mostra a logo do pix. existem notas e moedas de reais ao redor do aparelho
Foto: Shutterstock

Com o objetivo de trazer mais segurança para os usuários, essa camada adicional de análise foi criada pelo Banco Central.

Caso uma transferência entre no bloqueio cautelar de até 72 horas para análise, o usuário é notificado diretamente na tela do aplicativo da instituição financeira ou de pagamentos. Aqui na Juno, além do aviso na tela do app, o cliente também recebe um e-mail, sinalizando que o bloqueio ocorreu. Esse e-mail traz todos os canais oficiais de atendimento da Juno, caso a pessoa tenha dúvidas.

Se após o tempo de análise de segurança for constatado que está tudo certo com a transação, o dinheiro é liberado para conta de destino. 

Porém, se o mecanismo de segurança do bloqueio cautelar do Pix constatar algum padrão incomum, o dinheiro retorna para a conta de origem.

Tive um valor travado pelo bloqueio cautelar do Pix. E agora?

O bloqueio cautelar do Pix é uma camada extra de segurança. Contudo, algumas pessoas podem ficar preocupadas e serem impactadas com a trava de até 72 horas de um valor a ser transferido. Se isso ocorreu com você, fique tranquilo!

É importante você saber que apenas esse valor ficou congelado e encontra-se em análise. Você poderá continuar movimentando seu saldo e usando todos os recursos disponíveis na sua conta digital sem nenhum problema durante esse período.

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