Fala, Juno!

Aplicando Lightning Decision Jam de forma remota

Santiago Bittencourt, Designer de Produto Senior aqui na Juno, compartilhou a experiência dele ao aplicar o Lightning Decision Jam de forma remota no dia a dia do time de Produto. Vem conferir! ?

Lightning Decision Jam
Tempo de leitura: 4 minutos

Por Santiago Bittencourt, Designer de Produto Sênior na Juno

Todos estamos nesse processo de reinvenção e adaptação com essa mudança brusca de contexto que tivemos nesses últimos tempos. Isso exigiu do time de design da Juno reavaliar algumas abordagens e metodologias, objetivando aumentar a performance das já cansativas calls ou Hangouts, que vamos lá, não tem jeito e se tornam indispensáveis nesse momento.

Nós rodamos nossa primeira Lightning Decision Jam por Hangouts e o objetivo aqui é passar algumas dicas que podem te ajudar a facilitar uma aí na sua empresa ?

O que é Lightning Decision Jam?

TLDR: Tomar decisões, resolver problemas ou discutir desafios de maneira estruturada

É um exercício criado pela AJ&Smart, uma design office Canadense, uma maneira mais fácil e dinâmica de ajudar a sua equipe a tomar decisões mais ágeis e encontrar uma direção rápida, e é inspirado nos princípios e fundamentos do Design Sprint da Google.

  • Trabalhar juntos, individualmente;
  • Questões tangíveis são melhores que discussões abstratas;
  • Começar é mais importante que estar certo;
  • Todo são criativos na hora de resolver problemas.

Esse método é muito útil sempre que sua equipe precisar tomar decisões, resolver problemas ou discutir desafios rapidamente + encontrar orientações rápidas. Isso impedirá que seu grupo perca o foco e substitua sua discussão aberta e não estruturada por um processo claro.

São basicamente 8 passos, alternados entre produção individual (escrever os post-its) e votação coletiva, e pode durar de 40 a 80 minutos a depender da quantidade de pessoas envolvidas.

Os passos são:

  • Conhecendo os problemas;
  • Organizar e votar;
  • “Como poderíamos” resolver este problema?;
  • Organizar e votar; 
  • Possíveis soluções; 
  • Organizar e votar; 
  • Matriz de esforço e impacto;
  • Rascunho estruturado de ações.

Pronto!

Em tese, ao final dessa dinâmica, você terá mapeado várias hipóteses de problemas e soluções, alguns caminhos possíveis e um brainstorm que multiplicou em muito os caminhos que vocês podem tomar como time. A matriz de esforço é a cereja do bolo, onde o time em conjunto dará a dimensão de importância da solução, definindo assim um roadmap de execução compartilhada.

Os detalhes de como conduzir uma LDJ você pode encontrar em inglês no canal da própria AJ&Smart, mas quem sabe não escrevemos sobre ela no próximo post.

Design Sprint WORKSHOP – AJ&Smart

Entendi! Como faço pra rodar isso online?

Separei aqui alguns pontos mais importantes pra te ajudar a transportar a LDJ para um Hangout. Lembrando que essas metodologias não são escritas em pedra e você tem que usar elas de maneira que respeite o seu contexto. Aqui na Juno temos um ambiente extremamente colaborativo e engajado nessas iniciativas, então vou direto para as dicas mais técnicas e de preparação, ok? ?

Ela é baseada no presencial

A primeira pedra no sapato que devemos nos livrar é essa. 

Claro, toda facilitação de workshop encontra mais suporte para engajamento dos envolvidos, em elementos que podemos adicionar mais facilmente de maneira presencial. Minha dica: olhe para as ferramentas que você tem a disposição. Você pode adaptar elas criando templates ou reorganizando os passos, para que tudo ocorra de maneira estruturada. 

Deixe tudo pronto

Crie seu próprio template de dinâmica

Use o roteiro da LDJ para pensar em seu contexto e ao seu favor. Você pode adaptar qualquer ferramenta (no nosso caso usamos o Whimsical e se quiser nosso template, nos avise) desde que leve em consideração o que tem em mãos. Por Hangout, deixamos o time focado em criar post-its, logo todo passo-a-passo já deixamos pronto para dinamizar. Isso corta um pouco a mágica e surpresa do processo, mas facilita na curva de aprendizado dos usuários que não estão tão familiarizados com a ferramenta.

Reserve um pouco mais de tempo

Se coloque na situação do outro

Numa dinâmica normal você se desloca da sua mesa, pega um café no caminho, se encontra com as pessoas envolvidas em alguma sala de vidro e todos ali sabem que: fechou a porta, começa o jogo. Presencialmente você tem mais controle sobre as coisas. Materiais dispostos, contador de tempo, relógio, dão a sensação de urgência de produção de ideias que essa dinâmica precisa. Por Hangout, ao contrário, as pessoas, podem demorar pra “esquentar” um pouco, então reserve um pouco mais de tempo do que o habitual.

Lightning Decision Jam

Mais contexto, mais eficiência

Gaste um pouco mais de tempo no contexto. 

No design sprint isso é chamado de “Enlightenment talk”, que é iluminar os envolvidos onde estamos, o que temos até agora e onde queremos chegar. Contexto do especialista é fundamental para “iluminar” os envolvidos e o ideal é envolver uma ou mais pessoas para estimular a discussão, somente nessa etapa. 

Quando a discussão estiver lá em cima, é hora de começar.

Utilize algum controle de tempo

Que não seja a sua voz

O controle de tempo é fundamental. Pra não ficar chato e parecendo cobrança, sons que deem a dimensão de tempo principalmente quando ele está acabando. Sugestão é utilizar temporizadores que vão reduzindo a frequência ao passo em que o tempo está acabando. É claro, com parcimônia. 

Fique a vontade

Aproveite que ninguém está olhando

Estar à vontade para produzir focado nisso é importante aqui. Se no começo tivemos um momento em que todos puderam falar, mesmo que rapidamente, quando começar a dinâmica, peça para que todos foquem nos seus canvas.

No final, recapitule

É muito legal ver o quão foi produzido em tão pouco tempo. Aproveite pra enaltecer isso com o time, afinal, vocês deram duro por uma hora e produziram muito em tão pouco tempo. Então recapitule, dando a dimensão direta da produção de todos e é isso.

Prontos pra rodar uma LDJ? ?

Leia também: Fala, Juno! Criando a Juno