Materiais gratuitos

O que é uma estratégia de API first?

API first significa que a Application Programming Interface é a primeira interface da sua aplicação. Com a estratégia API first você cria uma solução que funciona bem em todos os dispositivos. Veja como traçar essa estratégia!

Por lais
O_que_e_uma_estrategia_API_first
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar no conceito de API first? Atualmente, é impossível pensar em criar um software ou solução digital sem usar as APIs. As Application Programming Interfaces funcionam como um conector, permitindo que as empresas troquem informações de maneira rápida e segura.

Com o auxílio de uma API, o seu negócio torna-se muito mais competitivo. Isso porque, em vez de desenvolver uma solução dentro de casa, você pode simplesmente adotar uma aplicação de terceiros no seu software. Essa ação traz uma redução de custo e de tempo de trabalho significativos.
Desenvolver uma API que será oferecida no mercado também traz competitividade para o seu negócio. A partir do momento que a sua solução é disponibilizada para o público em diretórios específicos, mais gente entrará em contato com o seu software.

A Ca Technologies realizou uma pesquisa para entender melhor a economia das APIs. Durante esse estudo, 75% dos entrevistados afirmaram que ao adotar uma aplicação de terceiros, conseguiram aumentar significativamente a experiência dos seus consumidores. 74% deles também afirmam estar dispostos a pagar mais para ter uma experiência melhor com os softwares adotados.

Esses dados apenas confirmam um fato: a sua empresa deve focar em APIs. Adote as aplicações para oferecer soluções mais positivas para os seus clientes. Porém, também desenvolva as suas próprias APIs e as coloque no mercado. Dessa maneira, você estará não apenas criando uma outra forma de garantir novos clientes para o seu software. Mas também ajudando outras empresas a levar soluções efetivas para os consumidores delas.

Mas como de fato encarar a criação de novas aplicações como parte estratégica do seu negócio? A resposta é adotando uma estratégia de API first.

O que é uma estratégia API first?

API first significa que a Application Programming Interface é a primeira interface da sua aplicação. Em geral, muitas empresas desenvolvem a aplicação web primeiro, e apenas depois, como um projeto paralelo, a API que será integrada por terceiros.
Ao adotar uma estratégia API first você já tem em mente o seu consumidor e cria uma solução que funciona bem independente do dispositivo escolhido.
Com essa abordagem, a sua API torna-se o meio mais importante dos usuários entrarem em contato com o seu produto. Porém, para isso, você precisa adotar um mindset de focar no design da sua API. Assim como seu time foca tempo em projetar a interface gráfica, eles devem se dedicar à criação da API.

Quais são os benefícios de focar numa estratégia API first?

Ao adotar uma estratégia API first, o seu consumidor sai ganhando. Afinal, a sua Application Programming Interface terá muito mais qualidade.
Ao pensar em API first, você garante que a solução seja bem desenhada, desenvolvida e documentada. Isso traz um efeito muito positivo para o usuário final da API, que costuma ser o desenvolvedor.
Porém, ter essa abordagem também traz uma série de benefícios para o seu time.
estrategia API first

Desenvolver apps torna-se mais barato

Quando você começa a desenhar a API primeiro, consegue prever possíveis problemas antes da criação dos códigos. Isso traz uma economia de tempo e dinheiro, pois evita retrabalho.

Permite que os times de desenvolvedores trabalhem ao mesmo tempo

Imagina a cena: alguém do seu time está desenvolvendo uma aplicação cloud-native. Depois de todos os testes serem devidamente realizados, ela é lançada. Paralelamente a isso, outros times começam a criar soluções que interagem com os seus códigos.
Os times estão desenvolvendo serviços com dependências horizontais, que são lançados em momentos diferentes. Se isso não for organizado corretamente, vocês terão problemas na hora de realizar as integrações. Ao adotar a estratégia de API first, todo mundo pode trabalhar paralelamente, sem que possíveis interferências ocorram.

Acelera o lançamento da solução

Gastar tempo demais desenvolvendo significa gastar mais dinheiro. O seu grande objetivo deve ser lançar uma API o mais rápido possível para o consumidor. Ao adotar a estratégia de API first, você consegue adicionar novas tecnologias para as suas aplicações sem necessariamente precisar refazer o sistema como um todo. Isso garante agilidade e lançamentos mais rápidos para o mercado.

Quais são as características de uma solução que é criada a partir da estratégia de API first?

A partir do momento que você encara as APIs como uma prioridade na sua instituição, consegue oferecer os seguintes benefícios para o cliente:

a) Fácil de ler e usar

Com uma estratégia API first, seu time vai se dedicar mais a criar uma API compreensível e bem documentada. Isso permite que a sua solução seja usada adequadamente. O ideal é que ela tenha feedbacks e seja flexível para as necessidades do desenvolvedor.

b) Serve como base para novas soluções

Uma solução bem feita permite que desenvolvedores construam a partir da API oferecida, sem problemas de comunicação.

Como criar uma estratégia API first na sua empresa

Para adotar uma cultura de API first na sua empresa, você deve ter atenção em principalmente nos seguintes tópicos:

Desenvolva um guia de estilo

Para que todos os integrantes do seu time estejam na mesma página na hora de desenvolver APIs, é fundamental que existam padrões. Para isso, crie um guia de estilo, que deve ser seguido por todos os integrantes do time.

Gerencie as APIs do seu portfólio

A tendência de adotar uma cultura que valoriza esse tipo de produção é que a sua empresa terá uma série de APIs. É fundamental se organizar para evitar que soluções parecidas sejam desenvolvidas. Crie um sistema que acompanha todo o portfólio.

Criar portal para desenvolvedores internos

Crie um inventário com todas as APIs desenvolvidas, bem como a documentação e as especificações. Isso garante que os seus próprios desenvolvedores utilizem as APIs que já existem como base para novas soluções.

A sua empresa já conta com uma estratégia API first? Compartilhe com a gente os principais benefícios de adotar essa filosofia.